Selo de qualidade

Selo de Excelência Abcic atesta qualidade e desempenho de pré-fabricados de concreto com assessoria do CTE

Em 2003, a Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto) criou um programa de qualidade direcionado para as indústrias de pré-fabricados de concreto, o Selo de Excelência Abcic, com o objetivo de fixar a imagem do setor com padrões de tecnologia, qualidade e desempenho adequados às necessidades do mercado. Desde o início, o CTE trabalhou com a Abcic na criação do Selo, conduzindo e operacionalizando o processo de certificação.

“A criação do Selo foi de fundamental importância, pois valida o setor de pré-fabricados, demonstrando a conformidade e o desempenho de seus produtos, e garante a segurança na contratação de um fabricante que segue os padrões de garantia da qualidade e gestão”, diz Márcia Menezes, diretora técnica da Inovação e Tecnologia do CTE.

O Selo de Excelência pode ser obtido pelas empresas associadas da Abcic para cada planta de produção após uma avaliação criteriosa dos controles para gestão e garantia da qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, e é válido também para plantas instaladas em canteiros de obras, desde que atendam aos regimentos e normas aplicáveis.

A obtenção do Selo é uma decisão voluntária da empresa fabricante interessada que, nesse caso, é avaliada em vários critérios objetivos e deve demonstrar competência efetiva no projeto, produção e montagem de obras em conformidade com as normas técnicas pertinentes, utilizando-se das melhores práticas de gestão empresarial relacionadas à qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente. Uma vez aprovado e expedido, é válido por um ano, sendo necessária a realização de pelo menos duas avaliações nesse período para a sua manutenção.

Os regimentos e normas do Selo têm como referência as normas técnicas ABNT aplicáveis ao produto e também normas de qualidade internacionais, como: NBR ISO 9001 Sistema de Gestão de Qualidade, NBR ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental, OHSAS 18001 Sistema de Segurança e Saúde Ocupacional, NBR 9062 Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, além de normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, entre outros.

“As maiores empresas do setor de pré-fabricados já aderiram ao Selo, que agora atinge também os pequenos e médios fabricantes. Esse movimento é importante, pois fortalece o setor e promove a industrialização da construção”, avalia Menezes.

Apontando para o futuro

Com o amadurecimento do Selo de Excelência e algumas demandas do mercado, a Abcic apontou este ano para um futuro ainda mais promissor: vai buscar o reconhecimento do Selo pelo INMETRO, um dos passos para transformá-lo em PSQ (Programa Setorial da Qualidade) junto ao PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat).

Neste sentido, as avaliações do Selo serão realizadas pelo IFBQ – Instituto Falcão Bouer de Qualidade e o CTE fará a Governança Corporativa do Selo, acompanhando o efetivo atendimento dos regimentos (que deverá incluir os requisitos de novas normas publicadas pela ABNT e alguns ajustes considerando a futura acreditação pelo INMETRO), assim como a qualidade do programa.

 “Todos ganham com esta mudança, que é sem dúvida resultado da consolidação do Selo de Excelência ABCIC, que tem sido reconhecido mundialmente pela sua abrangência e poder de indução da qualidade e sustentabilidade setorial e empresarial”, conclui Menezes.

Para saber mais sobre o Selo, acesse o site da Abcic: www.abcic.org.br