100 empresas atendidas e capacitadas na Norma de Desempenho

Desde o início do Programa de Capacitação na Norma de Desempenho NBR 15.575, desenvolvido pelo CTE, foram formados 11 grupos com profissionais de empresas incorporadoras, construtoras e projetistas, em 6 cidades brasileiras (São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Uberlândia, Vitória e Recife).

Em um ano, o CTE atendeu a 100 empresas, capacitou 440 profissionais e prestou consultoria a 8 projetos de empreendimentos para o atendimento dos requisitos da norma.

Feito sob medida

O Programa de Capacitação na Norma de Desempenho tem o propósito de orientar os profissionais em conhecimentos técnicos específicos da NBR 15.575 para que possam cumpri-la em seus empreendimentos.

Porém, dependendo da empresa e de sua atuação, a nova Norma pode gerar a necessidade de requalificação das equipes de projetistas, de obra e engenharia, de adequação dos projetos, reavaliação dos custos da construção, investimentos nas áreas de desenvolvimento tecnológico, reestruturação na seleção de sistemas e materiais, ente outras.

É por isso que existem os Programas “in company”, cujo número de oficinas é ajustado às necessidades de cada empresa, com a possibilidade da realização das visitas de consultoria como aprofundamento. Até agora, já participaram dessa modalidade as empresas: Even (São Paulo e Rio de Janeiro), Menick Even, Trisul, Stuhlberger, Kallas, Aflalo & Gasperini Arquitetos e Vivá Arquitetura, que acaba de iniciar o Programa.

Grupos mistos

No caso do Programa de Capacitação em grupo, com duração de 5 meses, são realizadas 5 oficinas de treinamento com profissionais de diversas empresas. Elas abordam conceitos, normalização aplicável, relação dos requisitos com os processos de projeto, suprimentos, execução e com o uso e operação, além do desenvolvimento de ferramentas para controle do atendimento ao requisito.

Veja os Programas de Capacitação em grupo já realizados e os novos grupos que estão sendo formados por região:

 

SÃO PAULO (SP)

Grupo 1 – Programa concluído na sede do CTE em 2013, com a participação das empresas Diálogo Engenharia, JNA Arquitetos, BKO Incorporadora e Construtora, Arco Engenharia, Carvalho & Silveira Arquitetura.

Grupo 2 – Programa concluído na sede do CTE em 2014, com a participação das empresas Tiner Empreendimentos e Participações, Souen & Nahas Construtora e Incorporadora, Construtora Paulo Makoto, Vista Engenharia.

Grupo 3 – Programa concluído na sede do SINDUSCON-SP em 2014, com a participação das empresas Construtora Itajaí, Múltipla Engenharia, Construtora Faleiros, Saned Engenharia, Pentarco, Labutare, Galmon, Ferriani Projetos, Marth Engenharia.

Grupo 4 – Programa em andamento, iniciado na sede do CTE em 31/07/14, com a participação das empresas M. Bigucci, REM, RVE, Huma, Barbara.

Grupo 5 – Programa iniciado na sede do CTE em 09/09/14, com a participação das empresas Rodobéns, Atua, Lógica e Cia City.

Grupo 1 AsBEA – Programa para projetistas, realizado em parceria com a Asbea, iniciado 27/08/14, com a participação das empresas: Vector Ambiental, MCAA Arquitetos, Foccus Gestão de Projetos, Marchi Arquitetura, Agres Projetos e Construções, Studio IJ, Levisk Arquitetos Associados.

 

GOIÂNIA (GO)

Grupo 1 – Programa concluído com apoio da ADEMI-GO, com a participação das empresas: Serca Construtora, Consciente Construtora e Incorporadora, Lourenço Construtora e Incorporadora, Construtora Moreira Ortence, FR Incorporadora, Engel Engenharia e Construções, HSI Incorporadora e Dinâmica Engenharia. 

 

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Goiânia (GO), em 2014

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Goiânia (GO), em 2014

 

Grupo 2 – Novo grupo aguardando adesões. Previsão de início em setembro de 2014 (saiba como participar no final desta matéria).

 

BELO HORIZONTE (MG)

Grupo 1 – Programa em andamento com apoio do SINDUSCON-MG e MGODOI, com a participação das empresas Construtora Castor, Patrimar Engenharia, ARE Construção e Incorporação, Sudeste Engenharia, Construtora V2, Marítima Engenharia e Construções, Privilege Construtora, EBHIG Participações e Empreendimentos, Construtora Agmar, Dávila Arquitetura e Engenharia e Torres Miranda.

 

UBERLÂNDIA (MG)

Grupo 1 – Programa em andamento, iniciado em 07/08/14, com apoio do SINDUSCON-TAP e participação das empresas: R. Freitas, Mor Construtora Brasileira, PDCA Engenharia e Construções, Pizolato Construtora e Incorporadora, Marca Registrada Engenharia, Elglobal Construtora, Britanix Construções, Castroviejo Construtora, Andrade Guerra Arquitetos, Schmidt Arquitetura, Modo e Destra Arquitetura.

 

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Uberlândia (MG), em 2014

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Uberlândia (MG), em 2014

 

VITÓRIA (ES)

Grupo 1 – Programa em andamento com apoio do SINDUSCON-ES, com a participação das empresas: Argo Construtora, CG Engenharia, GS Construtora, Ibeza Incorporações, Lorenge, M. Santos Construtora, Mazzini Gomes Construtora, Metron Engenharia/Inocoopes, Morar Construtora e RS Construtora.

 

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Vitória (ES), em 2014

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Vitória (ES), em 2014

 

RECIFE (PE)

Grupo 1 – Programa em andamento, iniciado em 25/08/14, com apoio do SINDUSCON-PE e adesão das empresas: L. Priori, Romarco, Carrilho, Gabriel Bacelar, Prolar, Pernambuco, Conic, Poupec, Exata e Freitas.

 

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Recife (PE), em 2014

Oficina do Programa de Capacitação realizada para o Grupo 1 de Recife (PE), em 2014

 

Consultoria de apoio

Além dos Programas, o CTE lançou as consultorias para avaliação de empreendimentos quanto ao atendimento à NBR 15.575.

“Nessa consultoria, iniciamos com uma avaliação do projeto antes da sua aprovação na prefeitura, identificando se as soluções para o produto são adequadas e o grau de atendimento aos requisitos da norma em suas 6 partes. São analisadas as evidências disponibilizadas pela empresa, tais como projetos, memoriais descritivos, memoriais de cálculo, relatórios de ensaios, análises de projeto, informações de fornecedores”, explica Marcia Menezes, diretora da área de Inovação & Tecnologia do CTE.

Com base na avaliação inicial, é definido, em conjunto com a equipe da empresa, um plano de ação para o efetivo atendimento aos requisitos da norma relacionados ao projeto, assim como a metodologia de controle e monitoramento necessária. A equipe do CTE orienta a equipe técnica da empresa na implementação do plano durante toda a fase de projeto.

Com o projeto ajustado, é necessário estabelecer os controles a serem implementados na obra para atendimento à norma. A metodologia do CTE contempla também essa fase e inclui orientação e monitoramento até o final da execução do empreendimento.

Atualmente, estão sendo atendidos os seguintes projetos e empresas: Empreendimento Ilha Pura (ORI), Empreendimento Parque da Cidade (ORI), Empreendimento Metropolitan 2 (EBM), Alojamentos ITA (Aflalo & Gasperini Arquitetos), Empreendimento Caiowaa (ORI), Empreendimento Horizontez (Construtora Santa Izabel) e Empreendimento Plaza Fiori (Construtora Belmmen)  e Métodos Construtivos da Construtora Santa Angela.

 

Para saber da Consultoria e do Programa de Capacitação na Norma de Desempenho do CTE, entre em contato com:

Márcia Menezes (diretora da área de Inovação & Tecnologia do CTE): marciame@cte.com.br

Maurício Hino (diretor da área de Qualidade & Processos do CTE): mauricio@cte.com.br