Sustentabilidade Corporativa: garantindo o futuro sustentável das empresas da construção

Em 2009, o CTE – Centro de Tecnologia de Edificações desenvolveu o Programa de Gestão da Sustentabilidade para Empresas Incorporadoras e Construtoras com o objetivo depreparar as empresas para a gestão da sustentabilidade empresarial, difundindo conceitos, metodologias e ferramentas aplicáveis ao setor da construção.  
Acompanhe a entrevista com Márcia Menezes, Diretora da Unidade de Projetos Especiais do CTE, e saiba mais sobre este Programa e as diretrizes que as empresas podem estabelecer rumo à gestão da sustentabilidade corporativa.
 
Qual o foco principal do Programa e seus objetivos?
Hoje um dos grandes desafios para a diferenciação entre as empresas do setor da construção, visando seu desenvolvimento sustentável, é sem dúvida a incorporação dos conceitos de sustentabilidade nas organizações. A ampliação da visão puramente econômica com a inclusão das dimensões ambientais e sociais na estratégia empresarial, aliadas a ferramentas para a gestão e o controle das operações de forma transparente e ética, são, certamente, objetivos a serem alcançados pelas organizações preocupadas com sua atuação no médio e longo prazo.
O CTE desenvolveu o Programa com o objetivo de promover a discussão, a reflexão e a aplicação prática desses conceitos no setor da construção. O objetivo principal do Programa é capacitar um grupo de empresas incorporadoras e construtoras para a gestão da sustentabilidade empresarial, difundindo conceitos, metodologias e ferramentas aplicáveis ao setor da construção.
Esta capacitação permitirá às empresas a incorporação da sustentabilidade como valor estratégico e o redesenho de seus processos corporativos e de seus empreendimentos, projetos e obras, permeando todos os níveis hierárquicos e criando diferenciais competitivos a serem reconhecidos pelos clientes e pela sociedade.
Por isso, o Programa é voltado a grupos de empresas interessadas em iniciar um processo de transformação da cultura empresarial e de gestão consciente e responsável e que querem aprender com a troca de experiências.
 
Quando surgiu o Programa?
Em 2009, o CTE e o Secovi-SP firmaram parceria para desenvolver o Programae quatro empresas de referência no setor formaram o primeiro grupo do Programa: BKO, EZTEC, Porte Construtora e Scopel Desenvolvimento Urbano. Em agosto de 2010, esse primeiro grupo de empresas concluiu com sucesso suas atividades e capacitação no Programa.
 
Quais empresas podem participar do Programa?
Todas as empresas incorporadoras e construtoras que queiram ter a sustentabilidade incorporada em sua gestão e em seus processos, empreendimentos, projetos e obras podem participar do programa, principalmente porque ele foi estruturado para alcançar resultados.
 
Que tipo de resultados?
Dentre os mais significativos, temos:
Estabelecimento da sustentabilidade como valor estratégico da empresa.
  • Difusão dos conceitos de sustentabilidade nos diversos níveis da organização, visando à motivação pessoal e profissional dos diversos agentes.
  • Desdobramento da sustentabilidade para o ambiente corporativo e para os processos empresariais.
  • Detecção de oportunidades de otimização dos processos e redução de custos pela diminuição dos impactos ambientais e sociais e pelo compromisso com o desenvolvimento do capital humano e intelectual de seus colaboradores.
  • Padronização e controle do desempenho econômico, ambiental e social dos empreendimentos, projetos e obras
  • Desenvolvimento e seleção de fornecedores de materiais, serviços e equipamentos que atendam às diretrizes ambientais e critérios sociais.
  • Melhoria nas relações com as partes envolvidas: público interno, consumidores e clientes, fornecedores, meio ambiente, comunidade, governo e sociedade.
  • Estruturação dos indicadores de monitoramento do desempenho e possibilidade de emissão de relatórios socioambientais.
  • Melhoria da imagem corporativa da empresa pelas práticas sociais e ambientais aplicadas e comunicação desse diferencial aos clientes e partes interessadas.
  • Aumento do acesso ao capital por meio de melhores práticas de sustentabilidade e governança corporativa.
 
Como funciona na prática o Programa para as empresas?
O Programa tem duração de aproximadamente 10 meses, período em que as empresas participam de uma série de atividades, distribuídas por oito módulos temáticos:
1. Sustentabilidade corporativa: conceitos básicos
2. Primeiros passos rumo à sustentabilidade
3. Incorporando a sustentabilidade à gestão da empresa
4. Sustentabilidade na seleção do terreno, concepção do produto, desenvolvimento do projeto e lançamento do empreendimento
5. Sustentabilidade na aquisição
6. Sustentabilidade nas obras, entrega e operação
7. Monitoramento, controle e comunicação da sustentabilidade
8. Resultados alcançados e visão de futuro
O Programa inclui ainda a realização das seguintes atividades:
 
Oficinas: atividades realizadas em grupo de empresas para a capacitação dos profissionais designados como multiplicadores internos. Os conceitos de cada módulo são abordados nesses seminários, de forma que a empresa realize as tarefas de implantação. São excelentes oportunidades para a troca de experiências e aprendizado corporativo das empresas participantes.
Consultoria por empresa: atendimento individualizado para cada empresa, quando o consultor do CTE dará as orientações em função das necessidades específicas.
Palestras: em oficinas específicas são incluídas palestras de especialistas ou empresas com a finalidade de complementar os assuntos abordados.
 
São estabelecidas metas para as empresas participantes?
Após a realização de cada oficina, são estabelecidas “tarefas de casa” para que as empresas as executem conforme o plano de ação estabelecido por elas. O resultado alcançado é diferente em cada empresa, uma vez que são as diretrizes estratégicas que determinam as ações, os prazos e as prioridades a serem consideradas. Assim, o ritmo de implantação é compatível com os recursos de cada uma delas.
Após a finalização do programa, a empresa continua a implantação do seu plano de ação com o aprendizado obtido durante sua participação em um ano no programa.
 
Haverá um novo grupo para capacitação pelo Programa em 2011?
Por conta dos excelentes resultados obtidos pelo primeiro grupo capacitado pelo Programa, será formada uma nova turma já no primeiro semestre deste ano na cidade de São Paulo e novamente na sede do Secovi-SP. No momento, estamos divulgando essa formação.
 
 
SERVIÇOS
Para saber mais sobre o Programa de Gestão da Sustentabilidade para Empresas Incorporadoras e Construtoras e sobre a adesão à nova turma, que iniciará as atividades no primeiro semestre de 2011, em São Paulo, entre em contato com Márcia Menezes dos Santos, diretora do CTE responsável por este Programa:
 
E-mail: marciame@cte.com.br | Fone: (11) 2149-0300