Maior construtech do mundo participa do Construdigital

Startuplike

Foi apresentado nesta quarta (30), a primeira edição do Construdigital, o maior evento de transformação digital no setor da construção da América Latina, em São Paulo. A iniciativa comandada pela construtech Ambar e CTE – Centro de Tecnologia de Edificações reuniu cerca de 1300 participantes, entre empresários e diretores das principais construtoras e incorporadoras da América Latina. Na programação, importantes nomes nacionais e internacionais do setor, como a gigante Katerra, a maior construtech do mundo, que veio ao Brasil especialmente para o evento.

Michael Marks, fundador da Katerra, falou sobre as novas tecnologias e o futuro da construção e mostrou o que sua companhia tem feito no Estados Unidos, Arábia Saudita e Índia com suas fábricas de construção pré moldadas. A companhia mostrou que é capaz de construir casas inteiras em apenas 48 horas, com o uso da tecnologia como a AI, Big Data, Science e robótica. “Nosso propósito é construir habitações mais acessíveis e rápidas. Entregamos kits modulares que constroem ambientes com paredes, janelas, portas, encanamento e instalação elétrica, como banheiro e cozinha, em até 2 horas. Para uma empresa de tecnologia essa é uma grande oportunidade de negócio“, conta Marks.

No evento, Marks ainda falou em aprender mais sobre o mercado nacional e investir no país futuramente. “Damos muita atenção a sustentabilidade e o uso de madeira laminada é algo que tem chamado atenção por diminuir o uso de CO2 no meio ambiente. No Brasil as estatísticas são ótimas para esse tipo de construção e vocês tem madeira em abundância“, finalizou o executivo.

A Ambar também apresentou sua nova plataforma EVA, com foco na integração de todas as etapas da construção, desde o projeto até a entrega da obra. A plataforma disponibiliza um modelo 3D com informações modeladas no projeto e conectadas até a conclusão da obra; acesso ao marketplace Conaz; orçamento e planejamento em tempo real; e gerenciamento e controle da execução da obra de forma digital e em tempo real. Com o EVA é possível que engenheiros, empreiteiros e consumidor final conheçam todas as etapas de execução da obra em um único canal. “Esse é o futuro da construção. Estamos felizes em fazer parte disso“, empolga-se Bruno Balbinot, fundador da construtech.

Gerando uma economia de 15% no custo de gerenciamento de uma obra. Outro benefício é para o consumidor final, que tem maior rastreabilidade das informações e conforto no dia a dia ao acessar de forma rápida os manuais de sua residência. “A Ambar apoia as construtoras e incorporadoras a entregar casas de forma mais rápida e eficiente por meio de soluções tecnológicas inovadoras. Estamos integrando a cadeia, reinventando essa jornada e ajudando as empresas nessa transformação digital que é tão necessária para o setor da construção“, declara Cristina Della Penna, vice presidente da Ambar.

A programação contemplou discussões sobre as inovações e visão atual e futura de empresas como McKinsey, Gerdau, Microsoft, Pacaembu, Andrade Gutierrez, Deloitte, Tecverde, Método Engenharia, Cyrela, Tenda e L.E.K. Consulting, que na ocasião apresentou um estudo sobre as tendências globais e disrupções do setor da construção civil e seus impactos no meio ambiente.

Roberto de Souza, CEO do CTE e idealizador do evento ao lado de Bruno Balbinot, falou sobre a importância do evento para o setor. “Estamos sempre discutindo o futuro da nossa área e a tecnologia é uma grande aliada para essa inovação, seja em segurança, em prazo, em custos, em praticidade do trabalho. O que fizemos aqui foi um encontro do que há de melhor em avanço no mundo, muito rico em conteúdo e com sucesso de público. Estamos muito felizes e já na expectativa com a edição de 2020″, finaliza Souza.

Fonte: https://startuplike.com.br/tecnologia/no-brasil-fundador-da-katerra-fala-sobre-as-transformacoes-do-mercado-e-como-a-tecnologia-tem-ajudado-a-construir-moradias-acessiveis/

Quer receber as
melhores dicas? Assine nossa newsletter

Fique tranquilo, não enviaremos spam.