fbpx
Sustentabilidade

Urman São Paulo recebe pré-certificação LEED

Projeto

Com potencial para transformar uma área importante na zona leste da capital paulista, o Urman São Paulo é um complexo multiúso que ocupará um terreno de mais de 14.500 m². 

O projeto de desenvolvimento humano e urbano reúne torre corporativa, residencial, centro de convenções e eventos, polo de entretenimento com o maior teatro da cidade, um complexo de cinemas, mall e torre gastronômica, além de um hotel e um centro de saúde. A expectativa é a de que o Urman gere um significativo impacto econômico na região, além de ajudar a suprir parte da demanda por usos não residenciais. Segundo cronograma da Porte Engenharia e Urbanismo, responsável pelo empreendimento, as obras terão início ainda em 2023, com conclusão prevista para o final de 2027.

Com arquitetura assinada pelo escritório Aflalo/Gasperini, o Urman foi concebido visando a melhor integração possível com a cidade e com a infraestrutura de lazer já existente, com destaque para o SESC Belenzinho. 

Entre as ações que comprovam essa permeabilidade, está a construção de uma praça com mais de 3 mil m², aberta para a população. Nela, todos os usos e acessos convergem em uma passagem que conecta as pessoas ao edifício e à cidade, além de ligar a Radial Leste ao SESC.

 

Sustentabilidade certificada

Com 17 pavimentos, a torre corporativa do Urman recebeu, recentemente, a pré-certificação LEED Core & Shell, com consultoria do CTE.

“Os nossos empreendimentos sempre empregam soluções para reduzir o consumo de recursos naturais e diminuir a geração de resíduos tanto na operação, quanto na construção. Mas em função da magnitude deste projeto, vimos a necessidade de obter uma certificação ambiental que reconhecesse os atributos de sustentabilidade e inovação incorporados”, conta Marina Marchi, da área de  Projetos Executivos da Porte.

Nesse contexto, a certificação LEED (sigla para Leadership in Energy and Environmental Design) foi uma escolha natural. Isso porque o selo já se tornou pré-requisito de grande parte das empresas que se instalam em lajes corporativas de alto padrão, como as do Urman.

 

Integração com a cidade

Camila Orlando, consultora de Sustentabilidade no CTE, revela algumas estratégias que contribuem para a conquista da certificação LEED pelo Urman. Uma delas é o cuidado com a questão urbana e em gerar um empreendimento com interface amigável com a cidade, com calçadas confortáveis, sem muros ou gradis no térreo.

Outros destaques são a adoção de um projeto de paisagismo composto por espécies nativas adaptadas e a construção de bicicletários e vestiários para ciclistas, incentivando o uso de modais de transporte ativos e não poluentes.

Para somar pontos na categoria água, a torre corporativa incorpora equipamentos eficientes e a instalação de um sistema para aproveitamento e tratamento de água da chuva e cinzas para uso em descargas de vasos sanitários e em irrigação. 

Com relação à eficiência energética, além da instalação de equipamentos de iluminação de baixo consumo, o Urman terá placas fotovoltaicas para geração de energia limpa. A torre também receberá um sistema de automação e supervisão predial (BMS, ou Building Management System) para monitorar e gerenciar os sistemas prediais e mecânicos de forma integrada, contribuindo para a economia de energia e água, bem como para a garantia da qualidade do ar interno nos ambientes. 

A arquitetura foi cuidadosamente estudada visando as melhores soluções de envoltória, combinando estética sofisticada, conforto para os usuários e eficiência.  “A especificação dos materiais, por sua vez, buscou privilegiar aqueles que apresentassem análises de ciclo de vida (ACVs)”, conta Marina Marchi.

 

Canteiro de obras sustentável

Estratégias de sustentabilidade também serão adotadas no canteiro de obras para assegurar qualidade, segurança aos trabalhadores, diminuição de transtornos à vizinhança e redução de desperdícios de materiais. 

Práticas já comuns a outras obras da Porte serão adotadas no Urman. Como por exemplo, a instalação de sistema de reciclagem e/ou aproveitamento dos resíduos de construção, a implantação de lava-pincéis e lava-rodas, assim como a realização de ensaios específicos para evitar a saída indevida de sedimentos e de contaminantes do canteiro. Outra ação bem-vinda é a medição periódica do nível de ruído na obra, ação que beneficia a vizinhança e os trabalhadores.

Sobre o Eixo Platina

   O Urman São Paulo faz parte do Eixo Platina, que vem se consolidando como um polo de desenvolvimento socioeconômico na região Leste de São Paulo. 

Desenvolvido pela Porte Engenharia e Urbanismo, o Eixo Platina conta com seis grandes projetos em sua primeira fase, integrando emprego, moradia, lazer, cultura, entretenimento, saúde e educação em um trecho de aproximadamente 3,5 quilômetros, paralelo à avenida Alcântara Machado. 

 

Leia também:

Alinhada com a Norma de Desempenho, Porte Engenharia e Urbanismo aperfeiçoa controles sobre seus projetos e obras

keyboard_arrow_up