Tegra maximiza aderência às exigências de qualidade com o CTE Desempenho
A Tegra vem se destacando no mercado por suas práticas voltadas à inovação, em especial à adoção de sistemas construtivos industrializados e ao ESG (Environmental, Social and Governance). Esses pilares estratégicos se relacionam diretamente com a consolidação de uma cultura de qualidade e com a adoção de controles rigorosos para a manutenção do padrão de entregas desejado.
É nesse contexto que a construtora e incorporadora começou, em 2020, a utilizar o CTE Desempenho, serviço que contempla consultoria on-line e o uso de uma ferramenta web para a gestão de evidências de atendimento à Norma de Desempenho.
Uma das principais referências técnicas para o projeto e a construção habitacional no Brasil, a ABNT NBR 15.575 cumpre um papel importante ao estabelecer requisitos mínimos de segurança, habitabilidade e sustentabilidade para casas e apartamentos.
Agilidade e rastreabilidade
Antes da parceria com o CTE, a Tegra trabalhava com controles que demandavam muito tempo e esforço das equipes. “O controle dos ensaios acontecia, mas por meio de planilhas que não garantiam rastreabilidade”, conta Djanio Alves de Souza, gerente de Qualidade e Meio Ambiente na Tegra.
Essa dor levou à implantação do CTE Desempenho, inicialmente em duas obras-piloto e, posteriormente, em todos os canteiros da construtora.
O trabalho contempla um planejamento das ações a serem adotadas, mais especificamente o Plano de Controle Tecnológico, e de todas as evidências a serem coletadas em cada etapa da obra, visando o atendimento pleno à NBR 15.575. Ele inclui o detalhamento dos controles, ensaios e determinação de responsáveis pela comprovação do atendimento.
“A equipe de obra segue o plano de controle, realiza as ações planejadas, e faz o upload das evidências produzidas (documentos, registros, relatórios de ensaio, etc.) na plataforma. A partir daí, os consultores do CTE analisam toda documentação, verificando se os requisitos técnicos estão atendidos e todas as exigências foram cumpridas”, explica Thamires Aires, coordenadora comercial de Qualidade e Desempenho no CTE.
Eventuais necessidades de correção são inseridas na plataforma pelos consultores. Toda discussão e solução de dúvidas ocorre via chat, ficando registrada de maneira rastreável e organizada.
Durante o andamento da obra, a construtora pode acompanhar o índice geral de atendimento à Norma de Desempenho por meio de gráficos. “Além disso, ao final da obra, ela recebe um arquivo digital com todo o histórico e as evidências coletadas. Essa documentação técnica pode ser utilizada para contribuir com as ações de qualidade, pós-obra e comprovações futuras”, afirma Thamires, revelando que todo esse processo permite a análise criteriosa de 600 a 800 documentos por obra.
Na avaliação da Tegra, o CTE Desempenho permitiu modernizar e agilizar o processo de coleta e controle de evidências de atendimento à Norma. “Graças à consultoria e aos treinamentos realizados nos últimos anos, nossa equipe tornou-se expert no atendimento à Norma. Ao mesmo tempo, nossa interação com os fornecedores melhorou e hoje, a obtenção de ensaios comprobatórios de desempenho tornou-se mais simples”, comenta Djanio.
Segundo ele, a plataforma agrega confiança à construtora de que o Plano de Controle Tecnológico está sendo atendido. “Hoje temos rastreabilidade em caso de problema na assistência técnica. Além disso, se um cliente exigir qualquer ensaio, por exemplo, de um guarda-corpo ou de um vidro, somos capazes de responder na hora”, diz o gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Tegra.
Qualidade em todas as frentes
A adoção do CTE Desempenho é apenas uma das medidas adotadas pela Tegra para garantir o atendimento à Norma de Desempenho. A construtora e incorporadora também lança mão de treinamentos constantes para aculturar seus colaboradores, e insere metas de qualidade no cálculo da remuneração variável.
Uma medida criativa que vem ajudando a manter o engajamento dos colaboradores com a busca da melhoria contínua é o Cinturão da Qualidade. O projeto consiste na premiação da obra com a melhor avaliação de qualidade com um cinturão semelhante ao dos campeões de lutas de boxe. “A atenção com a qualidade está inserida em todas as nossas ações. Ela anda em paralelo, por exemplo, com os nossos projetos de inovação, assim como com a nossa agenda Cidades Regenerativas 2030, com metas ESG para o negócio”, conclui Djanio Souza.