fbpx
Operação Sustentável

São Carlos maximiza eficiência hídrica e energética em todo seu portfólio

Projeto

Uma das maiores properties (companhia de investimento no mercado imobiliário) de capital aberto do país, com um portfólio composto por empreendimentos comerciais de alto padrão e por centros de conveniência (strip malls), situados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a São Carlos, mais uma vez, demonstra que leva muito a sério o seu propósito de criar o ambiente ideal para uma vida sustentável.

Proprietária de mais de 400 mil m² de área bruta locável, a São Carlos adota como diretriz estratégica a redução de impactos ambientais relacionados à operação de todos os seus empreendimentos. Isso se deve principalmente pela sua responsabilidade corporativa, mas também por acreditar que essa atitude lhe traz um importante diferencial competitivo. Afinal, empreendimentos com melhor desempenho no consumo de água e energia geram taxas condominiais muito inferiores à média do mercado.

As ações da São Carlos na área ambiental também refletem a preocupação da empresa em se antecipar às demandas de seus locatários por políticas ESG (sigla do inglês, Environmental, Social, and Governance), o que é uma tendência mundial.

EFICIÊNCIA MENSURÁVEL

As práticas da São Carlos no campo da sustentabilidade estão concentradas em soluções capazes de: (i) eliminar desperdícios, (ii) otimizar a performance dos equipamentos e, consequentemente, (iii) reduzir o consumo de água e energia.

Tal estratégia vem sendo apoiada pela equipe da Unidade Operação Sustentável CTE, com o qual a São Carlos mantém uma relação de longo prazo, que começou com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) do Eldorado Business Tower, em 2009.

“A parceria evoluiu para o desenvolvimento de um programa de sustentabilidade voltado a todo o portfólio, visando consolidar práticas que, até então, eram aplicadas individualmente em cada edifício”, conta Wagner Oliveira, diretor da unidade de Operação Sustentável do CTE.

O trabalho contempla um amplo plano de ação, que inclui a instalação de sensores em equipamentos estratégicos, a adoção de um software para gestão energética e hídrica real time, bem como atividades de consultoria permanente e proativa.

“Para criarmos um diferencial para o nosso portfólio, precisamos ir além da obtenção de um selo verde”, afirma André Lessa Mansur, Gerente de Operações na São Carlos. Ele explica que, embora a certificação seja algo desejável, é fundamental monitorar constantemente a performance dos sistemas prediais para maximizar a eficiência dos equipamentos e ter agilidade na tomada de decisões, sempre baseadas em dados, para alcançar o nível esperado de sustentabilidade nos empreendimentos. Trata-se de um trabalho diário de acompanhamento de informações e ajustes no funcionamento dos equipamentos, realizados pelo time de Operações da São Carlos, em parceria com o CTE e com as equipes dos condomínios.

Mansur conta que eficiência operacional do empreendimento é um item cada vez mais valorizado pelos locatários. “O nosso cliente olha para o custo de ocupação de modo amplo, incluindo o valor do aluguel e das taxas condominiais”, diz Mansur. Ele lembra que os gastos com energia elétrica e com água e esgoto respondem, em média, por 26% dos custos condominiais nos edifícios da São Carlos e, que, portanto, a redução dessas despesas é facilmente perceptível e apreciada pelos clientes.

EFICIÊNCIA EM EDIFÍCIOS EXISTENTES

Boa parte do portfólio de edifícios corporativos da São Carlos é composta por empreendimentos que foram retrofitados pela companhia. Nesses edifícios, as boas práticas de sustentabilidade são contempladas desde a concepção do projeto de retrofit até os procedimentos operacionais implantados a partir da conclusão da obra.

E, é principalmente através de investimentos na modernização dos sistemas prediais, que a São Carlos consegue transformar edifícios existentes em empreendimentos sustentáveis e modernos, conforme os mais elevados padrões mundiais.

Foi assim que a São Carlos obteve a certificação LEED O+M Gold para o City Tower, no Centro do Rio de Janeiro, e para o Corporate Plaza, na zona sul da capital paulista.

“Temos grande orgulho de fazer com que edifícios que não foram projetados, nem construídos, visando a sustentabilidade, operem do modo mais eficiente possível, contribuindo para o meio ambiente, para a sociedade e para os nossos clientes”, comenta Mansur.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Além de maximizar a eficiência operacional dos edifícios sob sua gestão, a São Carlos obteve outras vantagens com a implantação do Programa de Sustentabilidade desenvolvido em parceria com o CTE.

Uma das principais vantagens foi a capacidade de adaptar a operação dos empreendimentos às taxas de ocupação variáveis e bem diferentes das comumente observadas antes de março de 2020. Os efeitos da pandemia de Covid-19 levaram à grande oscilação das taxas de ocupação dos empreendimentos e foi preciso descobrir novas maneiras de operar os empreendimentos, garantindo a eficiência, o conforto e a preservação da saúde dos seus ocupantes.

Nessa hora, a estratégia de monitoramento, ação rápida baseada em dados e a proximidade com as equipes dos condomínios foram determinantes para evitar desperdícios e identificar novos padrões de operação. “Com acesso à informação e ajustes constantes, foi possível obter reduções significativas no consumo de água e de energia em todos os nossos empreendimentos desde o início da pandemia em 2020, o que foi convertido em descontos para nossos clientes, no momento em que mais precisavam de ajuda.”, conclui André Mansur.

Sobre a São Carlos

A São Carlos é uma das principais companhias de investimento e administração de imóveis comerciais do Brasil. A companhia é proprietária e operadora de um portfólio de imóveis, composto por edifícios de escritórios de alto padrão e por centros de conveniência, situados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Criada a partir da cisão dos ativos imobiliários da Lojas Americanas, para operar de modo independente no setor de imóveis comerciais, a São Carlos tornou-se referência nos segmentos em que atua.

Projeto: Gestão sustentável de portfólios imobiliários

País: Brasil

Cidades: São Paulo e Rio de Janeiro

Cliente: São Carlos Empreendimentos e Participações S.A.

keyboard_arrow_up