Vitalux-Ecoativa conquista certificação ESG
A Vitalux-Ecoativa é uma empresa EPC (Engineering, Procurement, Construction) sediada em São Paulo, especializada no desenvolvimento de soluções técnicas e financeiras inovadoras, que otimizam a gestão de recursos hídricos e energéticos.
Pela natureza de sua atuação, a empresa fundada no ano 2000, sempre esteve atenta às questões ambientais, sociais e de governança, buscando contribuir diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), sobretudo com aqueles relacionados à água, saneamento, energia, redução de desigualdades e mudanças climáticas.
Recentemente, a Vitalux decidiu relatar para todos os stakeholders, suas práticas e compromissos com total transparência. Foi isso o que a levou a buscar a certificação ON!ESG.
O que é a certificação ON!ESG?
A certificação ON!ESG foi criada pelo CTE para reconhecer o esforço das organizações que desenvolvem, de forma estruturada, ações ambientais, sociais e de governança. Trata-se de uma metodologia evolutiva que permite às companhias, anualmente, demonstrarem o seu status quanto às questões ESG (Environmental, Social and Governance).
Para obter o selo, a empresa precisa se comprometer com o desenvolvimento sustentável, definindo e implementando estratégias, ações e iniciativas em temas conectados ao seu negócio.
Além disso, ela deve se submeter a um diagnóstico robusto composto por mais de 130 perguntas divididas em três pilares: ambiental, social e governança.
Após auditoria e coleta de evidências que comprovem as boas práticas adotadas pela empresa, o selo ON!ESG pode ser obtido em quatro níveis — bronze, prata, ouro e platina — em função da nota obtida na avaliação, com validade de 12 meses. O processo de certificação é aplicável para as empresas de qualquer setor da economia, de diferentes portes, inclusive pequenas e médias.
Atuação consistente nos três pilares ESG
A Vitalux-Ecoativa obteve a certificação ON!ESG no nível Prata. “Um destaque na trajetória da empresa foi a regularidade na abordagem dos três eixos do ESG”, revela Márcia Menezes, diretora de Inovação e ESG no CTE.
Ela conta que as questões ambientais estão no cerne do negócio da Vitalux, por sua atuação na conservação dos recursos hídricos e na gestão de resíduos, preservando recursos e a biodiversidade.
“No âmbito social, priorizamos a cultura de desenvolvimento dos nossos trabalhadores e um ambiente de trabalho seguro e saudável, com diversidade, equidade e inclusão. Ao mesmo tempo, a gestão de clientes e a saúde e segurança dos nossos consumidores são prioridades”, comenta Robson Salmazo Rocha, sócio-gestor na Vitalux. Com mais de 100 projetos implantados e presença em 16 estados brasileiros, a Vitalux-Ecoativa possui uma equipe multidisciplinar composta por trinta profissionais diretos e centenas de colaboradores indiretos.
No eixo governança, a empresa investe na manutenção do comportamento ético, com adoção de compliance, e no acompanhamento de seus impactos em toda a cadeia de fornecimento.
O ESG consiste em uma nova forma de pensar os negócios com transparência e comprometimento. Mais do que uma onda, ele se firmou como tendência irreversível, seja pela pressão gerada pelo agravamento das mudanças climáticas, seja pela ação de investidores, que enxergam mais resiliência e menos riscos nas empresas com boas práticas ESG.