Projeto
País
Cidade
Tipologias
Soluções

ON!ESG: Lindenberg recebe certificação que avalia práticas ESG

Reconhecida pelo desenvolvimento de empreendimentos de alto padrão, com arquitetura autoral e excelência de execução, a Lindenberg é uma construtora e incorporadora com 70 anos de história no mercado imobiliário de São Paulo. No decorrer de sua trajetória, a empresa realizou diversas práticas nas esferas social e ambiental. Mas em 2021, a Lindenberg decidiu tratar o ESG (Environmental, Social and Governance) como um assunto estratégico, acompanhando o movimento de valorização dos aspectos sócio-ambientais por parte dos agentes financeiros.

A evolução da construtora e incorporadora nessa agenda culminou na conquista recente da certificação ON!ESG. O processo, criado pelo CTE, reconhece o esforço das organizações que desenvolvem, de forma estruturada, ações ambientais, sociais e de governança. Trata-se de uma metodologia evolutiva que permite às companhias, anualmente, demonstrarem o seu status quanto às questões ESG. 

A certificação avalia as práticas corporativas nos três eixos. Com relação ao ambiente, a ON!ESG analisa, por exemplo, aspectos como gestão de água, energia, resíduo, poluição, circularidade e ações para mitigação das mudanças climáticas. No âmbito social, são observadas as práticas com relação aos colaboradores, à comunidade e aos clientes. A governança também é considerada no processo de certificação. “Verificamos como a empresa se posiciona, suas políticas com relação à ética e compliance, comunicação, transparência, entre outros aspectos”, explica Márcia Menezes, diretora de inovação, tecnologia e ESG no CTE.

A depender do desempenho da empresa, é possível conquistar o selo em quatro níveis: bronze, prata, ouro e platina. O certificado tem validade de um ano.

Após se submeter à avaliação do CTE, a Lindenberg conquistou o selo ON!ESG na categoria prata. Contribuíram para esse resultado a atenção da empresa com o desempenho ambiental de suas obras, refletida no desenvolvimento de um processo de monitoramento integrado ao Sistema de Gestão da Qualidade. Também se destaca o tratamento oferecido pela Lindenberg aos seus colaboradores, incluindo as equipes no canteiro.

Trajetória evolutiva

A abordagem estruturada para tratar os temas ESG também chama a atenção na jornada da Lindenberg. Em 2022, a empresa realizou seu primeiro diagnóstico ESG. Durante o estudo, a construtora percebeu que muitas ações que já vinham sendo realizadas estavam alinhadas com o ESG. Mas era preciso estruturar e conectar essas práticas sob o guarda-chuva ESG.

Em 2023, foi criada a área de sustentabilidade corporativa. Neste mesmo ano, a Lindenberg realizou sua primeira pesquisa de materialidade, o que culminou em um plano de ação e na definição de prioridades.

Em 2024, o ESG assumiu um status ainda mais estratégico na estrutura da Lindenberg. Isso motivou a estruturação de indicadores de desempenho para mensurar, de forma objetiva e transparente, o impacto de cada ação. 

Mais recentemente, além de se submeter à avaliação do CTE para a certificação ON!ESG, a construtora e incorporadora iniciou a elaboração de uma pesquisa de materialidade específica para sua cadeia de fornecedores e redigiu uma política de gestão de riscos corporativos.

“Queremos avançar cada vez mais, pois entendemos que a sustentabilidade precisa ir além da dimensão ambiental. A empresa que não estiver alinhada com o ESG, terá problemas de acesso a recursos e de perenidade”, argumenta Marcelo Guaranha, gerente de sustentabilidade corporativa, qualidade e pós-entrega na Lindenberg. 

Segundo ele, além de oferecer uma verificação de terceira parte sobre as práticas ESG, a certificação ON!ESG agregou muito valor à estratégia da Lindenberg. Isso porque o processo de avaliação resulta em um relatório robusto, com sugestões e caminhos para a empresa evoluir ainda mais em sua jornada. “Com esse material em mãos, temos mais clareza sobre como devem ser os nossos próximos passos para termos ainda mais sucesso em nossa trajetória”, conclui ele.

A Lindenberg conquista a certificação ON!ESG e demonstra seu compromisso com a sustentabilidade