Práticas ESG da Astra são validadas pela certificação ON!ESG
Com quase 70 anos de existência e mais de dois mil colaboradores, a Astra é uma tradicional fabricante de produtos voltados para a construção civil. A empresa, com sede em Jundiaí, SP, possui um portfólio com mais de três mil itens diversos, de soluções técnicas para construtoras a componentes de acabamento e decoração voltados ao consumidor final.
De gestão familiar, a Astra sempre teve uma forte preocupação social, especialmente com as comunidades em seu entorno. Mas em 2021, diante da expansão do movimento ESG (Environmental, Social and Governance), a companhia decidiu que era hora de organizar e comunicar melhor suas práticas voltadas para os colaboradores e para a comunidade, assim como as ações nas esferas ambiental e de governança.
Desde então, a indústria vem trilhando uma jornada que culminou, em 2024, na conquista da certificação ON!ESG nível Prata. Criado pelo CTE, o selo reconhece o esforço das organizações que desenvolvem ações ambientais, sociais e de governança de forma estruturada. Trata-se de uma metodologia evolutiva que permite às companhias, anualmente, demonstrarem o seu status quanto às questões ESG.
“Para obter o Certificado ON!ESG, a empresa deve se comprometer com o desenvolvimento sustentável, definindo e implementando estratégias, ações e iniciativas concretas em temas que estão conectados ao seu negócio”, explica Márcia Menezes, diretora de inovação, tecnologia e ESG no CTE.
Da capacitação à certificação ESG
No caso da Astra, a jornada ESG é pontuada por uma série de episódios marcantes. O primeiro deles foi a participação no Programa de Capacitação de Empresas em ESG, desenvolvido pelo CTE. “Nessa oportunidade, pudemos adquirir conhecimentos, avançar na realização da nossa matriz de materialidade e buscar alinhamentos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, conta Fabiana Moscoski, gerente de marketing na Astra.
Ainda em 2021, a empresa criou o Comitê ESG com a missão de assessorar o Conselho de Administração e a diretoria. Em 2022, foi a vez de assinar o compromisso com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao fazer isso, a Astra assume, de forma voluntária, metas e compromissos voltados para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania.
Assim como ocorre com outras empresas em processo de estruturação do ESG, a Astra tem em sua matriz de materialidade o principal guia para suas ações. Desenvolvida levando em consideração o que há de mais relevante para os diferentes stakeholders, a matriz apresenta seis macrotemas: relacionamento com stakeholders, ética, governança e gestão, inovação e tecnologia, cultura, organização e gestão de pessoas, investimento social e meio ambiente.
Todos esses temas serviram de base para a definição dos compromissos ESG da Astra. “A partir daí, definimos um plano de metas para 2024 e 2025”, explica Daniela Vieira, supervisora ESG na empresa.
Ela conta que, ao longo de 2024, a Astra dedicou esforços à capacitação das lideranças e à apresentação dos planos de ação, buscando maior engajamento das equipes. Na avaliação de Márcia Menezes, um ponto-forte na jornada da Astra é o genuíno envolvimento de suas lideranças com a temática ESG. Outro ponto de destaque são os projetos voltados à comunidade, como a Escolinha de Triathlon, que busca a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte, e o projeto Renascer que, desde 2019, oferece apoio à parentalidade por meio de acolhimento e suporte de saúde às funcionárias.