Projeto
País
Cidade
Cliente
Soluções

Mitre impulsiona eficiência, produtividade e reduz custos com consultoria lean

Com mais de cinco décadas de atuação no mercado de incorporação e construção, a Mitre iniciou em 2025 um projeto para implantação da metodologia lean que vem transformando profundamente sua forma de trabalhar. 

A primeira etapa desta iniciativa, conduzida em parceria com o CTE, teve duração de dez meses e apresentou resultados expressivos: redução de custos, aumento da produtividade e maior engajamento de equipes e empreiteiros. 

“A experiência tem sido transformadora, promovendo o trabalho colaborativo, reduzindo despesas e aprimorando a eficiência e a comunicação”, afirma Rodrigo Okamura, diretor de obras da Mitre. 

Em uma avaliação inicial sobre o projeto lean, a construtora conseguiu economizar mais de R$ 400 mil. Mas os ganhos foram muito além, alguns deles intangíveis. Segundo Cláudio Ferreira, especialista lean da companhia, os resultados tendem a ser ainda maiores, já que o trabalho envolveu a capacitação de centenas de profissionais, criando uma base sólida para a melhoria contínua. Foram mais de 382 horas de treinamento e visitas, e mais de 130 pessoas impactadas pelo projeto lean.

Lean aplicado às obras

Com adoção crescente entre as construtoras brasileiras, o lean vem se destacando entre as metodologias de gestão por unir simplicidade de aplicação a resultados rápidos. Para empresas que buscam um choque de eficiência, o lean permite alcançar ganhos significativos por meio de mudanças simples. Sua implantação pode ocorrer em diferentes fases da obra, sem necessidade de planejamento complexo, atacando múltiplos problemas simultaneamente. No caso da Mitre, a jornada de transformação foi organizada em três frentes de atuação. A primeira focou na introdução do conceito e das ferramentas lean nos canteiros de obra, por meio de workshops com dinâmicas práticas e visitas técnicas quinzenais. 

Também foram realizados eventos de compartilhamento de resultados e boas práticas, momentos nos quais as equipes discutiam conjuntamente desafios e ações para padronizar processos e maximizar resultados. Ao todo, 14 obras em diferentes estágios de desenvolvimento foram envolvidas.

Em cada uma dessas obras ocorreram reuniões periódicas que, além de ajudar a consolidar a cultura lean, aproximaram a gestão da obra da gestão dos empreiteiros, permitindo que a Mitre encontrasse a melhor forma de planejar e executar as atividades, tornando os processos mais eficientes. 

“O lean tem entre seus objetivos estimular a troca de experiências entre pessoas e departamentos. Por isso, encontros como workshops de treinamento e fóruns de boas práticas são tão relevantes”, explica Juliana Pasotto, head de Consultoria e Planejamento de Obras no CTE. 

O projeto na Mitre também contemplou o mapeamento do fluxo de valor para redesenhar processos administrativos. “Identificamos os principais gargalos enfrentados pela empresa e elaboramos estratégias de melhoria. Foi um trabalho intenso, que envolveu não apenas as equipes de obra, mas também áreas de apoio como projetos, suprimentos, planejamento, financeiro entre outras áreas da Companhia”, acrescenta Pasotto.

O terceiro eixo da iniciativa envolveu a implantação de uma governança voltada a estruturar e fortalecer a cultura de melhoria contínua, para ser consolidada em toda a organização.

Engajamento da liderança e cultura lean

Um dos maiores desafios na implantação de novos sistemas de gestão na construção é realizar mudanças enquanto as obras estão em andamento. Nenhuma empresa pode interromper suas atividades para implantar o lean, o que significa que as transformações precisam ocorrer simultaneamente às demais rotinas. 

Nesse contexto, o apoio da liderança torna-se decisivo para o sucesso. “Na Mitre, a diretoria não apenas abraçou a ideia, como incentivou e ofereceu todo o suporte necessário. A empresa, inclusive, contou com um guardião lean, profissional responsável por acompanhar e consolidar a metodologia internamente”, revela Rodrigo Camote, consultor lean no CTE. 

“Os resultados foram potencializados porque conseguimos envolver desde o diretor de engenharia até mestres e estagiários de diferentes obras. Isso tornou a comunicação mais horizontal e fortaleceu a troca de boas práticas entre canteiros e setores”, destaca Luiza Fonseca, consultora lean no CTE. 

O engajamento da diretoria foi tão significativo que a empresa passou a considerar indicadores de implantação lean como parte da avaliação de desempenho dos colaboradores. “Ao final do ciclo, a Mitre realizou uma premiação para reconhecer as obras com melhor desempenho, estimulando o engajamento e uma competição saudável”, relata Fonseca. 

Outro fator determinante para o sucesso da jornada lean foi a abordagem prática característica da metodologia do CTE. “Somos uma empresa que nasceu na construção civil, com consultores e líderes com histórico de atuação em obras. Diferente de consultorias mais voltadas ao aspecto acadêmico, compreendemos a realidade dos canteiros e acreditamos na importância de trabalhar lado a lado com as equipes”, afirma Pasotto. 

Como o lean envolve transformação cultural e melhoria contínua, o projeto na Mitre não tem fim. Para o próximo ciclo, a construtora se prepara para expandir e aprimorar sua jornada lean, tornando-se cada vez mais autônoma na aplicação da metodologia e alcançando níveis ainda mais elevados de eficiência. “Na Mitre, a engenharia, as obras e os empreiteiros vestiram a camisa do lean e estão unidos em busca de resultados melhores e duradouros”, conclui Cláudio Ferreira, especialista Lean na Mitre.

Mitre impulsiona eficiência, produtividade e reduz custos com consultoria lean