fbpx

WELL e Fitwel: certificações em saúde e bem-estar crescem cada vez mais

23 de março de 2022

Certificações ambientais são instrumentos para mensuração e reconhecimento de que as empresas oferecem as melhores condições de trabalho para o bem-estar dos funcionários. Os selos WELL e Fitwel são duas das principais certificações hoje disponíveis no mercado.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e entender por que elas são tão valiosas para o mercado.

Certificação WELL

A certificação WELL é a primeira no mundo a se concentrar exclusivamente na saúde e bem-estar dos ocupantes das edificações. Trata-se de uma ferramenta pioneira para fornecer indicadores e métricas claras para verificar a qualidade dos ambientes em relação aos impactos que provocam nas pessoas em relação à saúde e ao bem-estar.

Semelhante a certificação LEED, o WELL possui 102 características descritivas e de desempenho classificadas entre pré-condições (obrigatórias) e otimizações (opcionais), que somadas devem satisfazer uma quantidade mínima e determinar o nível da certificação que varia entre prata, ouro ou platina.

O selo é administrado em parceria com o órgão certificador Green Building Certification Institute (GBCI), e complementar ao selo LEED. Seu principal diferencial é que as construções com padrão WELL têm como principal objetivo melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho dos ocupantes das edificações.

Abaixo, alguns pontos que o destacam dos outros selos:

  • Trata-se da certificação mais completa do mundo para promover o bem-estar dos ocupantes de edifícios
  • Possui pontos referentes ao uso do edifício em períodos de pandemia e cuidados em relação ao Covid-19
  • Profissionais indicados pelo IWBI (International WELL Building Institute) fazem análises para comprovar o desempenho da edificação quantos aos requisitos de qualidade do ar, água e conforto ambiental
  • Seus pontos possuem embasamento em pesquisas médicas e científicas, contribuindo para sua alta credibilidade
  • Contribui para a valorização do edifício e espaços certificados, para a produtividade e bem-estar de seus ocupantes

Certificação Fitwel

A Certificação Fitwel foi criada visando um futuro mais saudável para todos por meio de edifícios e comunidades projetados e operados com o objetivo de fortalecer a saúde e o bem-estar de seus usuários. O selo é composto por sete valores:

  • Impactar positivamente a sociedade

Ao considerar a saúde da comunidade, a Certificação Fitwel avalia se o empreendimento cria espaços que permitam a convivência social e a integração dos ocupantes, tais como em coworkings, lounges, salões de entretenimento, entre outros. 

  • Reduzir a morbidade e o absenteísmo 

Ao adotar práticas que visam impacto positivo na saúde, um dos objetivos do selo está em reduzir o índice de morbidade na população e o absenteísmo no caso de empreendimentos comerciais.

  • Apoiar a equidade social de populações vulneráveis 

Embora o assunto seja extenso e complexo, a equidade social é um dos pontos avaliados na Certificação Fitwel em relação a todos os ocupantes de um empreendimento, desde seus moradores até funcionários e pessoas que transitam pela região. Esse item comprova que um ambiente saudável não se faz apenas em relação ao bem-estar individual, mas no nível social e no respeito à comunidade local em que o empreendimento está inserido. 

  • Instilar sentimentos de bem-estar 

Os sentimentos de bem-estar propostos pelo Fitwel incluem melhorias relacionadas à acústica nos ambientes privados do empreendimento, espaços verdes e itens que oferecem conforto em geral e proporcionam experiências positivas. Além disso, a estimulação em ambientes propícios à criatividade também são um ponto a considerar nesse aspecto. 

  • Fornecer opções de alimentos saudáveis 

Pensando na tendência de condomínios funcionais que oferecem serviços diversificados em sua estrutura, o honest market é um exemplo de como materializar esse objetivo do Fitwel em um empreendimento. 

  • Promover a segurança dos ocupantes 

A Certificação Fitwel só é concedida a empreendimentos que comprovem práticas seguras desde a construção do prédio até a rotina da equipe de segurança que preza pelo local e minimiza o risco de acidentes e contratempos, gerando confiança para os moradores e ocupantes do local. 

  • Contribuir para a prática de atividade física 

Um de seus pilares fundamentais é avaliar se o empreendimento contribui para acabar com o sedentarismo. Isso pode se materializar em espaços para atividade física, escadas planejadas com contagem de calorias e mensagens motivadoras, incentivo ao uso de transportes alternativos como a bicicleta, entre outros. 

Diferenças

O selo Fitwel pode ser a melhor opção para grandes edifícios existentes, empreendimentos com multiusuários e empresas cujo investimento inicial é o fator determinante. Já a certificação WELL pode ser mais pertinente para novos projetos, edifícios monousuários e outras tipologias ainda não abarcadas pelo Fitwel.

Muitos avanços aconteceram nos últimos quinze anos quando falamos em sustentabilidade na construção civil. Prova disso é o fato de o Brasil já possuir mais de mil edifícios com selos verdes. Além disso, em um ranking de 180 nações, o país é o quarto mercado com mais certificados LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) emitidos.

As ações de cuidado e preservação do meio-ambiente, portanto, se tornaram praticamente obrigatórias para uma empresa responsável. 

 

O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta consultoria para as mais diversas certificações ambientais e de sustentabilidade para a construção civil, trabalhando de forma integrada às diversas disciplinas de projeto, durante as etapas de concepção, obra e operação.

Auxiliamos e orientamos todas as partes interessadas em um projeto de modo a assegurar a obtenção da certificação no menor tempo e custo. Saiba mais! 

 

TAGS: ambientais, bem-estar, certificações, WELL e Fitwel

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up