A certificação AQUA-HQE, assim como muitos selos, possui uma característica direcionada a ambientes construtivos, que tenham como objetivo a obtenção de metodologias construtivas sustentáveis. O processo é baseado em uma certificação francesa e, aqui no Brasil, passou a ser aplicado pela Fundação Vanzolini. Para conseguir obtê-lo, deve haver garantia do controle do projeto em todas as fases da obra – programa, concepção, execução da obra e o uso do edifício.
As organizações que optam pela sua adoção e cumprimento de suas exigências acabam obtendo diversos benefícios. Neste artigo você entenderá como funciona o selo, além das vantagens em obter esta certificação.
Como funciona
Já explicamos aqui (https://cte.com.br/blog/sustentabilidade/certificacao-aqua/) como é o processo de obtenção do selo AQUA-HQE.
A certificação é emitida em três etapas obrigatórias: Pré-projeto, Projeto e Execução. Para obter o selo do empreendimento em uso e em plena operação, as rotinas de gestão predial deverão ser monitoradas periodicamente. Vale ressaltar que é de extrema importância o comprometimento do empreendedor desde o início do projeto.
Inicialmente, no Pré-Projeto, deve ser feita uma análise do local, seguida pela hierarquização das 14 categorias citadas anteriormente, justificativa e proposta dentro do perfil QAE, além do planejamento do o SGE e avaliação da QAE.
Na fase Projeto devem ser elaboradas as soluções, gerenciamento do empreendimento dentro da SGE e a avaliação da QAE.
Por fim, na etapa final (Fase Execução), deve ser realizada a execução da obra seguindo a SGE, os registros dos impactos e sua gestão no canteiro de obras, capacitação dos gestores e demais pessoas que trabalharão no processo.
Principais vantagens
Há diversas vantagens na obtenção da certificação AQUA-HQE. As empresas e organizações que optam pela sua adoção recebem benefícios como:
- Comprovação do elevado nível de qualidade construtiva do empreendimento
- Associação da imagem da empresa a edifícios sustentáveis
- Diferenciação do portfólio da empresa no mercado
- Aumento da velocidade de locação ou vendas
- Valor do patrimônio é mantido com uma margem de tempo maior do que os demais empreendimentos que não possuem o selo
- Garantia de reconhecimento internacional e não apenas nacional ao empreendimento
Cases CTE
A história do CTE com a construção sustentável teve início em 2006 com a formação de um time de consultoria e a criação das primeiras metodologias para auxiliar no processo de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) dos empreendimentos da Tishman Speyer no Brasil. Hoje, a unidade de sustentabilidade conta com mais de 50 profissionais com sólida experiência no mercado e com formações multidisciplinares.
Em 2008, o CTE participou do nascimento do GBC Brasil (Green Building Council Brasil) e do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável). No mesmo ano, a unidade Delboni Auriemo, no bairro de Santana, em São Paulo, se tornou o primeiro projeto conduzido pela consultoria a receber o selo LEED.
A diversificação dos serviços prestados pela unidade de sustentabilidade acompanhou a evolução do mercado. Atualmente, a unidade conta com equipes especialistas em projetos, eficiência, conforto ambiental, sistemas prediais, comissionamento, obras, operação e materiais sustentáveis.
O portfólio de certificações oferecidas também foi ampliado acompanhando as tendências de mercado. Ao LEED e ao AQUA-HQE juntaram-se outras metodologias como Selo Azul da Caixa Econômica Federal, Procel Edifica, GBC Casa e Condomínio, além de EDGE, Well e Fitwel.
Os benefícios de obter a certificação AQUA-HQE são diversos, tanto para o empreendedor, como para seus colaboradores, e principalmente para o meio ambiente e para a sociedade.
O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta consultoria para as mais diversas certificações ambientais e de sustentabilidade para a construção civil, trabalhando de forma integrada às diversas disciplinas de projeto, durante as etapas de concepção, obra e operação.
Auxiliamos e orientamos todas as partes interessadas em um projeto de modo a assegurar a obtenção da certificação no menor tempo e custo. Saiba mais!