fbpx

Conforto ambiental: a importância da arquitetura aliada ao bem-estar

29 de abril de 2022

Já ouviu falar sobre o conceito de conforto ambiental? Trata-se da forma que podemos descrever o nível de satisfação de um ser humano dentro de um espaço. Um ambiente confortável influencia diretamente a saúde e a qualidade de vida. Estudos e pesquisas científicas sobre as condições térmicas, acústicas, luminosas e energéticas trazem alternativas e transformam os ambientes mais salubres em adequados luminosa, acústica e termicamente.

Neste artigo você vai entender mais sobre o conceito e porque deveria adotá-lo. 

Conceito de conforto ambiental

O conforto ambiental é um conceito que consiste em dar atenção não apenas com a estética de um ambiente, mas com a comodidade e aconchego que cada cômodo oferece. Portanto, está relacionado ao conforto acústico, térmico e visual de uma casa.

É de conhecimento geral que passamos a maior parte da vida dentro de edifícios, realizando atividades diversas, como trabalho, lazer, descanso, estudo. Por isso a importância de ambientes mais salubres.

 A sensação de satisfação em determinado ambiente é proporcionada por boas condições psicológicas, acústicas, visuais, térmicas, ergonômicas, entre outros fatores. 

Principais características de um espaço com conforto ambiental 

Para que o espaço esteja adequado ao conforto ambiental, existem três focos que ajudam a determinar sua efetividade:

  • Acústico

O conforto ambiental acústico de um ambiente atenua a sonoridade do local, trazendo isolamento acústico. Além de deixar o ambiente mais calmo, este tipo de conforto proporciona bem-estar e previne problemas de saúde relacionados à audição.

  • Térmico

O conforto ambiental térmico refere-se à preocupação em tornar um cômodo climatizado, sem estar quente ou frio demais em nenhuma época do ano, mantendo sempre um equilíbrio.

  • Visual

Por fim, o conforto ambiental visual está relacionado ao impacto que a poluição visual causa em nosso dia a dia. Pichações, outdoors em quantidades exorbitantes e outros tipos de acúmulo visual são exemplos simples do que o conforto ambiental visual trata.

Cases CTE

Uma de nossas atuações é a avaliação e proposição de estratégias para melhoria do conforto ambiental das edificações. Utilizamos simulações computacionais para definição das melhores soluções de arquitetura bioclimática e sistemas prediais. Os benefícios obtidos são:

  • Aumento de produtividade da equipe
  • Melhores condições de trabalho
  • Aumento da atração e retenção de talentos
  • Redução de custos operacionais

Um de nossos cases de sucesso é do escritório de Osasco do iFood, que passou por um profundo retrofit. Por meio do nosso trabalho, o local obteve a certificação Fitwell, selo que visa apoiar a criação de ambientes mais saudáveis ​​no local de trabalho e em residências, melhorando a saúde e a produtividade dos ocupantes.

Agora que você sabe mais sobre conforto ambiental e sua importância, que tal incluir algumas dessas estratégias em seu empreendimento?

O CTE – Centro de Tecnologia de Edificações presta consultoria para as mais diversas certificações ambientais e de sustentabilidade para a construção civil, trabalhando de forma integrada às diversas disciplinas de projeto, durante as etapas de concepção, obra e operação.

Auxiliamos e orientamos todas as partes interessadas em um projeto de modo a assegurar a obtenção da certificação no menor tempo e custo. Saiba mais!

TAGS: Acústico, conforto ambiental, satisfação, sustentabilidade, térmico, visual

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up