fbpx

Certificações conferem melhor desempenho operacional e confiabilidade aos shoppings centers

20 de setembro de 2023

A redução de impactos ambientais, com destaque para a diminuição das emissões de carbono, é mandatória em diferentes setores da economia. No varejo, mais especificamente no segmento de shoppings centers, não é diferente. Prova disso é o crescente interesse por parte dos administradores e operadores desses estabelecimentos em incorporar práticas sustentáveis em suas rotinas. 

Um dado interessante pode ser extraído do último relatório de sustentabilidade publicado pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). Segundo o documento, 56% dos shoppings brasileiros realizam tratamento de água ou reutilizam água no dia a dia, 92% dos centros comerciais fazem coleta seletiva e 35% investem na logística reversa dos resíduos.

Paralelo a esse movimento, grandes marcas, como Gucci, Balenciaga, Chanel, Renner e Riachuelo, têm se engajado globalmente, buscando formas para tornar suas lojas mais sustentáveis. Além de uma preocupação com o meio ambiente, essas empresas estão de olho na mudança do perfil do consumidor que, cada vez mais, orienta sua preferência para os negócios alinhados aos temas do ESG (Environmental, Social and Governance).

Por que os shoppings devem se voltar para a sustentabilidade?

Caracterizados por um fluxo intenso de pessoas e por uma operação que se estende por muitas horas, os shoppings são instalações de alta complexidade. Eles são, também, intensos consumidores de água e de energia. 

Aumentar a eficiência dessas edificações é fundamental, seja por responsabilidade ambiental, seja por uma questão econômica, uma vez que o uso eficiente de recursos induz a redução de custos operacionais.

Também é preciso assegurar a saúde e o bem-estar dos usuários, incluindo lojistas, funcionários e clientes. Hoje, mais do que centros de compras, os shoppings centers consistem em verdadeiros espaços de convivência e conveniência, com oferta diversificada de serviços, entretenimento, lazer e espaços abertos e de áreas verdes. 

Certificações de sustentabilidade para shoppings

Uma estratégia adotada em centros de compras, no Brasil e no exterior, é a busca por certificações de sustentabilidade. O objetivo é endossar as iniciativas adotadas com foco na economia de recursos naturais, na redução de impactos ambientais e na promoção do bem-estar dos usuários. 

Líder no mercado de consultoria para green buildings, o CTE tem trabalhado com três referenciais de sustentabilidade, em especial, em estabelecimentos do varejo. São eles:

  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) — Presente em mais de 180 países, é aplicável a novos empreendimentos e a edifícios construídos. O processo de certificação prevê o atendimento a itens mandatórios (pré-requisitos) e a obtenção de créditos opcionais. À medida que o projeto soma créditos, recebe uma pontuação que definirá o nível de certificação obtido. 
  • Fitwel — Criado pelo Center for Active Design, é um dos principais referenciais dedicados à saúde e ao bem-estar dos usuários de ambientes construídos. O processo se estrutura em sete temas e em estratégias que somam pontos quando implementadas. Renovável a cada três anos, o Fitwel envolve auditoria de documentação via a plataforma online.
  • Well Health Safety — Lançada em resposta à pandemia de Covid-19, a certificação foca em estratégias para garantir uma ocupação segura dos espaços construídos. Funcionando como um indicador visível de confiança e segurança, o selo é centrado em políticas operacionais, protocolos de manutenção e planos de emergência. O Well Health Safety é renovável anualmente e não requer auditoria presencial. 

De modo geral, as certificações estimulam a adoção de melhores práticas e tecnologias para gestão e controle operacional. Elas permitem às empresas se apoiarem em critérios objetivos para evitar o greenwashing (maquiagem verde) e as autoalegações. “Ao mesmo tempo, por envolverem a verificação por uma terceira parte, elas adicionam credibilidade e permitem aos consumidores avaliar e comparar empresas e empreendimentos”, explica Rafael Lazzarini, diretor da Unidade Sustentabilidade do CTE. 

“Ao promoverem eficiência e ambientes mais salubres, os selos ambientais se conectam com os pilares social e ambiental do ESG. A governança também é contemplada, uma vez que o processo de certificação garante transparência e imparcialidade”, adiciona Adriana Hansen, diretora técnica de Sustentabilidade no CTE.

O Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) é uma empresa de consultoria e gerenciamento especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção. Por meio da Unidade Sustentabilidade, oferece consultoria para o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis de alta performance, incluindo edifícios comerciais, residenciais, lojas e shoppings centers. 

No vasto portfólio do CTE destacam-se empreendimentos como o Shopping Parque da Cidade (São Paulo), o Jardim Guadalupe (Rio de Janeiro), o Makro Atacadista (Aracaju) e o RioMar Shopping (Recife). Nosso time está preparado para indicar o melhor processo de certificação de acordo com a necessidade de cada cliente. Entre em contato para mais informações.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up