Garantir eficácia e agilidade no processo de comunicação na Construção Civil é essencial para minimizar riscos na segurança, perda financeira e, ao mesmo tempo, ganhar em produtividade e eficiência.
E ainda que na construção existam dois locais de atuação, escritório e canteiro de obras, o segundo ambiente exige maiores cuidados na divulgação de informações por envolver mais profissionais e atividades e também porque há uma série de atividades com alto risco de periculosidade.
Se você quer evitar retrabalhos, afastar erros e fugir de prejuízos durante a execução de um projeto, confira as dicas deste conteúdo. Elas foram pensadas especialmente para lidar com os colaboradores que atuam no canteiro de obras e precisam de informações claras para a execução de suas tarefas.
Fatores que interferem na comunicação
As principais falhas existentes na comunicação são:
Urgência em passar a informação;
Falta de atenção ou interesse;
Interpretações pessoais;
Falta de habilidade em se comunicar;
Conflito ou emoção interferindo na forma de passar a mensagem.
Basta apenas um desses fatores para impedir que a mensagem a ser transmitida seja captada de forma correta pelo receptor.
É o que chamamos de “ruído” em comunicação, um dos principais responsáveis por resultados indesejados, podendo prejudicar todo o andamento da obra levando a planejamento e prazos inadequados, baixo envolvimento das partes interessadas, pouca qualidade e produtividade.
Mas é possível superar esse desafio, conforme veremos no próximo tópico.
Melhore a comunicação na Construção Civil
1. Estabeleça sinais visuais
Mesmo sem ser o principal meio de comunicação, é importante estabelecer sinais que facilitem o entendimento de mensagens curtas em meio a barulhos – comuns em canteiro de obras. Ela também ajudar a superar diferenças linguísticas e idiomáticas no caso de haver pessoas de outros países e regiões. Além de agilizar a comunicação na Construção Civil, essa providência gera mais segurança ao ambiente.
2. Crie uma cadeia de comando
Todos integrantes de todos os times precisam saber até onde vai sua autonomia e a quem se reportar quando a situação estiver acima de sua responsabilidade.
Esse protocolo de comunicação deve ser amplamente divulgado entre os times – em treinamento antes do início da obra – e contar com o suporte de tecnologia para acelerar o processo. Nesse aspecto, além da comunicação “face to face”, podem ser usados rádios, celulares e outras possibilidades tecnológicas.
3. Aposte em reuniões positivas
Estabeleça um calendário de reuniões onde os colaboradores fiquem a par do desenvolvimento do projeto, saibam como estão sendo conduzidas eventuais dificuldades, sejam lembrados de regras importantes ou recebam novas instruções. É fundamental que seja um espaço respeitoso onde todos possam expor suas dúvidas e sugestões, sem ser criticado ou ridicularizado.
4. Ofereça uma comunicação de qualidade
A comunicação na Construção Civil exige cuidados básicos, entre eles: linguagem adequada para compreensão da informação, clareza e objetividade no modo de se comunicar e certeza de que a mensagem transmitida foi compreendida corretamente por todas as pessoas envolvidas.
5. Use tecnologia adequada
O mercado oferece tecnologias adequadas às várias necessidades do projeto, entre elas garantir a boa comunicação entre todos os envolvidos no desenvolvimento da obra. Assim, é possível estabelecer a comunicação em tempo real e organizar processos, disponibilizando – a quem precisa – acesso a projetos, orçamentos, cronograma e outros documentos, agilizando a rotina do time e facilitando a tomada de decisões.
Comunicação na Construção Civil: melhores resultados
Na Construção Civil todo resultado é consequência de trabalho coletivo, o que torna imprescindível ter um planejamento de comunicação que integre todas as equipes e leve aos melhores resultados.
Entre os benefícios da correta comunicação nesse segmento, destacam-se:
Melhora na produtividade e no desenvolvimento do trabalho em equipe;
Mais assertividade nas decisões e procedimentos adotados;
Aperfeiçoamento do sistema de estoque e compra de materiais;
Redução de acidentes e de turnover – já que os funcionários sentem-se mais motivados para o trabalho, em função das informações que possuem;
Empresas que valorizam e investem em uma comunicação integrada e eficiente permitem que cada pessoa entenda seu papel e tenha capacidade de desenvolvê-lo da melhor forma possível, conquistando os benefícios que citamos acima.
Se você está em busca de informações que tornem a comunicação na Construção Civil adequada às necessidades de sua empresa ou se busca outras informações voltadas a projetos de edificações, assine nossa newsletter e receba as novidades.
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