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Por que investir em comunicação na Construção Civil

19 de dezembro de 2019

Garantir eficácia e agilidade no processo de comunicação na Construção Civil é essencial para minimizar riscos na segurança, perda financeira e, ao mesmo tempo, ganhar em produtividade e eficiência.

E ainda que na construção existam dois locais de atuação, escritório e canteiro de obras, o segundo ambiente exige maiores cuidados na divulgação de informações por envolver mais profissionais e atividades e também porque há uma série de atividades com alto risco de periculosidade. 

Se você quer evitar retrabalhos, afastar erros e fugir de prejuízos durante a execução de um projeto, confira as dicas deste conteúdo. Elas foram pensadas especialmente para lidar com os colaboradores que atuam no canteiro de obras e precisam de informações claras para a execução de suas tarefas.

Fatores que interferem na comunicação

As principais falhas existentes na comunicação são:

  • Urgência em passar a informação;
  • Falta de atenção ou interesse;
  • Interpretações pessoais;
  • Falta de habilidade em se comunicar;
  • Conflito ou emoção interferindo na forma de passar a mensagem.

Basta apenas um desses fatores para impedir que a mensagem a ser transmitida seja captada de forma correta pelo receptor.

É o que chamamos de “ruído” em comunicação, um dos principais responsáveis por resultados indesejados, podendo prejudicar todo o andamento da obra levando a planejamento e prazos inadequados, baixo envolvimento das partes interessadas, pouca qualidade e produtividade.

Mas é possível superar esse desafio, conforme veremos no próximo tópico.

Construção Civil

Melhore a comunicação na Construção Civil

1. Estabeleça sinais visuais

Mesmo sem ser o principal meio de comunicação, é importante estabelecer sinais que facilitem o entendimento de mensagens curtas em meio a barulhos – comuns em canteiro de obras. Ela também ajudar a superar diferenças linguísticas e idiomáticas no caso de haver pessoas de outros países e regiões. Além de agilizar a comunicação na Construção Civil, essa providência gera mais segurança ao ambiente.

2. Crie uma cadeia de comando

Todos integrantes de todos os times precisam saber até onde vai sua autonomia e a quem se reportar quando a situação estiver acima de sua responsabilidade.

Esse protocolo de comunicação deve ser amplamente divulgado entre os times – em treinamento antes do início da obra – e contar com o suporte de tecnologia para acelerar o processo. Nesse aspecto, além da comunicação “face to face”, podem ser usados rádios, celulares e outras possibilidades tecnológicas.

3. Aposte em reuniões positivas

Estabeleça um calendário de reuniões onde os colaboradores fiquem a par do desenvolvimento do projeto, saibam como estão sendo conduzidas eventuais dificuldades, sejam lembrados de regras importantes ou recebam novas instruções. É fundamental que seja um espaço respeitoso onde todos possam expor suas dúvidas e sugestões, sem ser criticado ou ridicularizado.

4. Ofereça uma comunicação de qualidade

A comunicação na Construção Civil exige cuidados básicos, entre eles: linguagem adequada para compreensão da informação, clareza e objetividade no modo de se comunicar e certeza de que a mensagem transmitida foi compreendida corretamente por todas as pessoas envolvidas.

5. Use tecnologia adequada

O mercado oferece tecnologias adequadas às várias necessidades do projeto, entre elas garantir a boa comunicação entre todos os envolvidos no desenvolvimento da obra. Assim, é possível estabelecer a comunicação em tempo real e organizar processos, disponibilizando – a quem precisa – acesso a projetos, orçamentos, cronograma e outros documentos, agilizando a rotina do time e facilitando a tomada de decisões.

Comunicação na Construção Civil: melhores resultados

Na Construção Civil todo resultado é consequência de trabalho coletivo, o que torna imprescindível ter um planejamento de comunicação que integre todas as equipes e leve aos melhores resultados.

Entre os benefícios da correta comunicação nesse segmento, destacam-se:

  • Melhora na produtividade e no desenvolvimento do trabalho em equipe;
  • Mais assertividade nas decisões e procedimentos adotados;
  • Aperfeiçoamento do sistema de estoque e compra de materiais;
  • Redução de acidentes e de turnover – já que os funcionários sentem-se mais motivados para o trabalho, em função das informações que possuem;
  • Redução de custos;
  • Melhor capacidade para cumprimento de prazos;
  • Maior qualidade no produto final.

Empresas que valorizam e investem em uma comunicação integrada e eficiente permitem que cada pessoa entenda seu papel e tenha capacidade de desenvolvê-lo da melhor forma possível, conquistando os benefícios que citamos acima.

Se você está em busca de informações que tornem a comunicação na Construção Civil adequada às necessidades de sua empresa ou se busca outras informações voltadas a projetos de edificações, assine nossa newsletter e receba as novidades.

TAGS: comunicação, construção civil

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