fbpx

Canteiros sustentáveis: Como diminuir a geração de resíduos e os impactos ambientais das obras?

27 de novembro de 2023

Os canteiros de obras são locais de produção diretamente relacionados a impactos ambientais diversos. Entre eles, podemos citar o intenso consumo de materiais, a produção de ruídos e poeiras, a geração de resíduos perigosos, o desperdício de insumos, além de danos como contaminação do solo.

A maioria desses aspectos são regulamentados, mas nem todas as empresas se atentam a isso. O resultado são ações remediativas, autuações, consumo de recursos não previstos, embargos legais e uma imagem negativa da empresa quanto à responsabilidade ambiental.

“Quem desperdiça e polui, gasta mais com a gestão do canteiro de obras. Além disso, a falta de controle socioambiental aumenta o grau de exposição ao risco e os danos a investidores, empresas e outras partes interessadas envolvidas na construção”, alerta Thais Silvério, coordenadora da equipe de obra e sistemas prediais na Unidade de Sustentabilidade do CTE. 

 

O que é um canteiro sustentável?

Um canteiro sustentável é aquele que garante condições salubres para todos os que trabalham no local. Ele também incorpora ações visando a garantia da qualidade do ar, a redução de ruídos e emissão de poeira, além de mitigar qualquer desperdício de água e energia. 

Uma característica intrínseca aos canteiros sustentáveis é contar com uma gestão adequada de resíduos. Você sabia que uma gestão com foco em sustentabilidade permite obter índices como somente 5% de resíduos destinados a aterros e 95% de resíduos reciclados? Isso é factível com ações de baixo investimento. 

A seguir listamos algumas práticas que podem ajudar a reduzir o volume de materiais destinados a aterros. Confira:

  1. Planeje a obra com foco na redução de desperdícios. Uma prática salutar é adotar os princípios do Lean Construction.
  2. Projete o layout do canteiro de modo a maximizar a produtividade e evitar perdas na movimentação, transporte e armazenamento dos materiais.
  3. Privilegie o uso de sistemas construtivos industrializados. O volume de resíduos/m² de área construída pode ser reduzido em até 85% quando utilizadas soluções estruturais industrializadas, como o wood frame e o steel frame.
  4. Substitua equipamentos e sistemas descartáveis por equivalente de maior durabilidade. Esse princípio pode se aplicar, por exemplo, a tapumes de obras e escoramentos reaproveitados em mais de uma obra.
  5. Invista no treinamento das equipes para o manejo e a segregação de resíduos por classes e tipos.
  6. Implante baias bem sinalizadas para segregar e acondicionar materiais.
  7. Privilegie produtos com baixo impacto ambiental e com embalagens recicláveis.
  8. Busque constantemente o reúso e a reciclagem de recursos.
  9. Aproveite ao máximo a logística reversa de materiais.
  10. Selecione transportadores e destinatários devidamente licenciados para realizar o descarte dos resíduos que não puderem ser recuperados.
  11. Aproveite resíduos de escavação/demolição para estabilização dos acessos à obra, nivelamento de terreno, valas, etc.
  12. Faça a britagem dos resíduos no próprio canteiro para comercializá-los ou incorporá-los, sempre que houver espaço disponível. 
  13. Mantenha relacionamento próximo com as cooperativas de reciclagem visando melhorias nos processos.

Por onde começar a implantação de um canteiro de obras sustentável?

Buscar conhecimento e atualização de conceitos é o primeiro passo a ser dado pelos profissionais e empresas que querem avançar na incorporação de práticas sustentáveis. 

Uma dica, nesse sentido, é o curso “Gestão de Canteiros Sustentáveis”, disponível na UniCTE – Universidade Setorial da Construção. A iniciativa do CTE, em parceria com a Cognita Learning Lab, consiste em uma plataforma digital com trilhas de conhecimento sólidas e inovadoras destinadas a capacitar os profissionais que projetam e constroem em todo o Brasil.

Ministrado por Thaís Silvério, o curso é indicado para os profissionais/empresas interessados em reduzir os impactos ambientais do canteiro de obras, economizar recursos naturais e fazer uma gestão assertiva dos resíduos do canteiro. Com duração aproximada de quatro horas, o conteúdo é disponibilizado de forma dinâmica, por meio da solução de desafios.  Inscreva-se aqui

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up