fbpx

4 desafios a serem superados para alcançar a performance acústica adequada em edifícios residenciais

5 de fevereiro de 2024

Por Andrea Destefani, consultora de acústica no CTE*

Ao projetar uma edificação residencial, existem diversos parâmetros e requisitos a serem seguidos para atender as demandas normativas, de rentabilidade e de segurança. Focando apenas na performance acústica, há alguns desafios a serem superados para que o projeto garanta isolamento acústico adequado e conforto aos ocupantes. 

1- Paisagem sonora

O primeiro deles é a paisagem sonora na qual o empreendimento está inserido. Em cidades grandes ou mais adensadas, o ruído de trânsito e de aeronaves é bastante proeminente e afeta diretamente as fachadas e esquadrias das edificações. Outras fontes sonoras podem ser, por exemplo, terminais multimodais, estádios, áreas de eventos e canteiros de obra. 

Para minimizar o efeito da paisagem sonora, a implantação da edificação pode ser pensada, desde o início do processo de projeto. O objetivo deve ser reduzir o efeito das ondas sonoras nas janelas dos ambientes mais sensíveis, como dormitórios e salas. 

Janelas e portas acústicas podem ser aplicadas para barrar, ao máximo, o ruído externo. No entanto, estes elementos apresentam limitações para isolamento acústico devido à sua pouca espessura e densidade superficial, em comparação com vedações cegas e pesadas, como alvenarias. 

2- Áreas comuns e de lazer

Outro desafio diz respeito à localização de áreas comuns de lazer. Em muitos casos, a dimensão do terreno leva os projetistas a posicionarem piscinas, quadras, academias e outros espaços comuns sobre unidades residenciais. 

Para solucionar as transmissões sonoras aéreas e de impacto, é necessário aplicar o desacoplamento dos sistemas de piso, por meio de lajes ou contrapisos flutuantes, por exemplo. Estas são soluções que utilizam o sistema massa-mola-massa, ou seja, sistema​​ composto​​ por uma​​ mola ideal, ​​ de constante elástica k, ​​ fixa​​ a um​​ corpo​​ de​​ massa m​​ efetuando um​​ movimento oscilatório. 

No caso de contrapisos flutuantes, a laje e o contrapiso funcionam como o corpo de massa “m” e a manta acústica funciona como a mola, dificultando a transmissão das ondas sonoras através dos diferentes materiais. A imagem a seguir ilustra um contrapiso flutuante com manta acústica.

Esquema ilustrativo de contrapiso flutuante

Imagem 01: Esquema ilustrativo de contrapiso flutuante. Fonte: Acervo CTE.

 

3- Elevadores e casas de máquinas

Outra questão que pode levar a reclamações dos usuários é o posicionamento de elevadores ou áreas técnicas adjacentes aos apartamentos. Equipamentos mecânicos podem emitir ruídos tonais e/ou intermitentes, além de vibrações que possivelmente serão transmitidas para vedações e pisos, gerando incômodos aos ocupantes. É preciso tomar algum cuidado também com shafts e aberturas de ventilação em casas de máquinas. 

O ideal é distanciar, ao máximo, as áreas técnicas e poços de elevadores das unidades residenciais. Além disso, existem soluções como bases antivibratórias, que desacoplam os motores do restante da edificação, minimizando as transmissões sonoras. 

4- Instalações prediais

Por fim, é preciso atentar para as instalações elétricas e hidráulicas nas paredes de geminação entre unidades residenciais distintas. 

Para evitar as denominadas “pontes acústicas”, é preciso verificar, ainda em fase de projeto, a localização e o dimensionamento das instalações, para não ocorrerem perdas de performance por conta de caixas elétricas, quadros ou tubulações. É importante distanciar e revestir esses elementos para que o desempenho da vedação seja mantido ao máximo.

 

Leia também:

Qual é a importância da acústica para o desempenho de edificações residenciais?

* Consultora de acústica no CTE, Andrea Destefani é arquiteta e urbanista formada pela Unicamp, com mestrado em Tecnologia de Edificações pelo IPT e MBA em gestão de negócios pela USP. Possui mais de dez anos de experiência profissional com foco em conforto ambiental para o ambiente construído.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up