ESG no Nordeste

Grupo composto por empresas do Nordeste conclui Programa de ESG

Desde 2020, o CTE tem formado sucessivas turmas em seu Programa para Implantação do ESG em empresas da construção. Quase 100 empresas de diferentes portes e áreas de atuação já aproveitaram essa iniciativa para avançar em suas agendas ambiental, social e de governança. Entre elas, incorporadoras, construtoras, escritórios de projetos e fornecedores de materiais.

Em abril, foi a vez de uma turma formada por companhias com atuação mais concentrada na região nordeste concluir o Programa. Composto  por 10 oficinas de capacitação intercaladas com reuniões de consultoria, o trabalho teve duração de seis meses e foi desenvolvido para garantir que, ao final, as empresas participantes pudessem estruturar suas jornadas ESG (Environmental, Social and Governance) e se engajarem neste movimento global. 

Esse grupo, em especial, foi mobilizado pelo Sinduscon-BA, que vem fomentando o ESG entre seus associados. Segundo Vicente Mattos, diretor do Sindicato e coordenador do Grupo de Trabalho ESG na entidade, o comprometimento das empresas com o tripé do ESG é cada vez mais demandado por investidores e pela sociedade. “As empresas precisam estar preparadas para atuar em um mundo no qual serão mais exigidas por práticas consistentes de responsabilidade ambiental, social e governança”, diz ele.

Quem fez parte da 9ª turma da Capacitação em ESG?

Ao todo, nove empresas mergulharam em uma jornada de autoanálise e de aquisição de conhecimento que teve início em outubro de  2022. São elas:

  • Concreta — Construção e incorporação imobiliária, execução de obras industriais e de infraestrutura, engenharia consultiva.
  • Elos Engenharia — Construção, montagem e manutenção industrial, eletromecânica, empreendimentos em turn key e saneamento.
  • Hydrostec Engenharia — Montagem industrial em unidades de refino de petróleo, siderúrgicas, indústrias, entre outras.
  • Kubo Engenharia — Incorporação imobiliária, construção civil e industrial.
  • Gráfico Empreendimentos — Construção e incorporação imobiliária, infraestrutura, equipamentos urbanos e condomínios industriais.
  • Alves da Cunha — Obras de infraestrutura de saneamento e facilities.
  • Sertenge — Incorporação imobiliária residencial e comercial, construção industrial, comercial, institucional e infraestrutura.
  • CPL Construtora — Obras de edificações, fundações, pavimentação e recuperação estrutural.
  • Pelir Engenharia — Construção civil, construção industrial, construção imobiliária, elaboração de projetos e gerenciamento.

Implantações em curso

“As empresas que participaram desta turma do Programa de ESG demonstraram, de modo geral, muita maturidade para compreender o estágio em que elas estão e o que pode ser melhorado. Ao longo das oficinas, elas também evoluíram no entendimento das ações que devem ser priorizadas, sempre em alinhamento com a estratégia de cada negócio, visando geração de impactos positivos”, analisa Márcia Menezes, diretora da Unidade Inovação e Tecnologia do CTE.

Como resultado desta imersão, muitas práticas começam a sair do papel. Entre elas, a elaboração de censos demográficos internos, a revisão de procedimentos de contratação visando ampliar a diversidade das equipes e a definição de metas para diminuir as desigualdades. 

Outra estratégia que vem sendo estudada e trabalhada por grande parte das empresas do grupo é a adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como ao Pacto Global, ambas iniciativas da ONU (Organização das Nações Unidas).

“O pioneirismo e o grau de engajamento das nove empresas mostram que esse grupo está saindo na frente de seus competidores, exercendo uma posição de liderança na região”, comenta Menezes. 

“Há um longo caminho a ser percorrido para melhorarmos o nosso setor e deixarmos legado para as próximas gerações por meio da inclusão social e da oferta de empregos e de renda. Mas nos alegra perceber que muitas empresas já compreenderam o potencial transformador de seus negócios e estão engajadas na promoção de impactos positivos”, adiciona Bob de Souza, CEO do CTE.

Novos grupos do Programa de Implantação ESG em Empresas da Construção serão iniciados em breve. Entre em contato conosco para obter mais informações!

Receba nossa newsletter