fbpx

Alinhado ao ESG, lean na construção alavanca ganhos de competitividade para empresas

11 de maio de 2022

Em várias indústrias, a aplicação da filosofia lean é uma rota consistente para aumento de produtividade, redução de desperdícios, melhoria da qualidade dos produtos e satisfação dos clientes, impactando diretamente na melhoria dos resultados da empresa.

Todos esses benefícios também podem ser conquistados no setor imobiliário via iniciativas como o Lean na Construção. Algumas construtoras já estão colhendo frutos desse programa, desenvolvido pelo CTE em parceria com o Lean Institute Brasil. Entre elas, estão MBigucci, MRV, RPS, Passarelli, ForCasa, Ekko Construções, Cury, Seed Incorp, F. Bonano, Victa e Diagonal.

Trata-se de uma consultoria em grupo, com duração de sete meses, formatada para a aplicação prática do pensamento enxuto.  Divididas em seis módulos, as atividades auxiliam identificar gargalos, tomar decisões rápidas e eliminar atividades que não agregam valor. 

“Composto por grupos de cinco a oito construtoras, o programa oferece às empresas uma oportunidade para iniciar uma jornada lean e sentir as melhorias proporcionadas em uma obra-piloto. Tudo isso com a vantagem de conhecer a filosofia e obter resultados, com uma demanda menor de investimento de tempo e financeiro”, explica Juliana Pasotto, gerente de contratos da Unidade de Gerenciamento do CTE, lembrando que o modelo de trabalho também favorece a troca de experiências e o networking.

Após constatar que os resultados podem ser escaláveis, algumas empresas fazem um mergulho ainda mais profundo no pensamento enxuto visando estender os benefícios do lean a outros projetos e áreas da empresa. Com o apoio do CTE, a Ekko Group, por exemplo, está implantando a filosofia em duas de suas obras. Movimento semelhante acontece na Seed Incorp e na Cury, que estão introduzindo o lean em oito e em nove canteiros, respectivamente.

RESULTADOS COMPROVADOS

A filosofia lean consiste em um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Ela propõe repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas.

Podendo ser aplicada em todas as áreas e processos de uma construtora, a mentalidade enxuta busca maximizar o fluxo de valor, reduzindo desperdícios e buscando a estabilidade dos processos. “Ela muda a forma de enxergar o canteiro e valoriza aspectos fundamentais para o sucesso de uma obra e que, muitas vezes, são negligenciados, como logística e planejamento”, resume Pasotto. 

A engenheira do CTE conta que o Lean na Construção dá resultados positivos, mesmo quando introduzido com a obra em andamento. “No entanto, benefícios como logística eficiente, redução de prazo de execução e diminuição de custo são alavancados quando o projeto já nasce em sincronia com os princípios lean”, salienta ela. Para se ter uma ideia, entre as empresas que participaram da primeira turma do Lean na Construção, todas obtiveram redução das horas paradas à espera de materiais em torno de 70%.

PENSAMENTO ENXUTO E PRÁTICAS ESG

O lean possui estreita relação com o movimento ESG (Environmental, Social and Governance), que tem sido impulsionado por fundos de investimento e exigido das empresas mais atenção às questões ambientais, sociais e de governança. 

Ao buscar a eliminação de desperdícios, inclusive de materiais e de recursos naturais, a conexão com a sustentabilidade ambiental é imediata. O mesmo ocorre com a governança, que melhora quando são adotados métodos de gestão mais transparentes e racionais. 

Há, ainda, um forte componente social no lean. Isso fica claro, por exemplo, quando se dá voz às pessoas que estão nas frentes de serviço, por reconhecer que elas são detentoras de conhecimentos importantes para identificar problemas e encontrar soluções.

O Lean na Construção está com inscrições abertas para sua terceira turma, com início previsto para julho/22. Se você tem interesse em participar ou em obter mais informações, entre em contato com a nossa Unidade de Gerenciamento pelo e-mail: leannaconstrucao@cte.com.br

Aproveitamos para convidá-lo para assistir ao webinar “Alavancando resultados com o lean na construção”, promovido pelo CTE no ano passado. Clique aqui para aproveitar esse conteúdo na íntegra.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.
    keyboard_arrow_up