fbpx

AZO surge para desenvolver empreendimentos imobiliários, alinhados aos princípios ESG

22 de fevereiro de 2022

A formação de uma joint venture com a JENSEN Desenvolvimento Imobiliário é uma importante novidade que o CTE trouxe para o mercado no início de 2022. Estamos falando sobre a AZO Empreendimentos ESG, uma nova unidade de negócio dedicada à concepção e estruturação de empreendimentos imobiliários inovadores, alinhados aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance).

A nova empresa tem como principal ativo a experiência de seus líderes, a começar por Roberto de Souza, CEO do CTE. À frente da gestão do novo negócio está Marcelo Jensen, executivo que nos últimos 25 anos atuou em grandes empresas do mercado imobiliário e mais recentemente liderou a área de Real Estate da maior gestora de ativos alternativos da América Latina. O trio é complementado por Giancarlo De Filippi, diretor da Unidade de Gerenciamento no CTE.

Neste bate-papo, Marcelo Jensen revela os planos e objetivos da AZO, que promete levar inovação, consistência e profissionalismo ao desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. Continue conosco:

Conte-nos, como surgiu a Azo? A empresa visa solucionar quais dores do mercado?

No ano passado eu, Roberto e o Giancarlo resolvemos unir esforços com objetivo de associar a mais qualificada rede de parceiros e criar formas de  facilitar ao investidor imobiliário o acesso a produtos realmente diferenciados. Queríamos levar um DNA inovador aos novos desenvolvimentos, agregando valor, identificando os riscos, propondo soluções criativas e facilitando a comunicação entre os diferentes players deste segmento.

Depois de muito debate estruturamos a AZO Empreendimentos ESG, criada para atender ao atual mercado investidor imobiliário que busca empreendimentos de qualidade, rentáveis e que atendam aos melhores critérios de sustentabilidade, equidade social e governança. 

O mercado tem bastante dificuldade na formatação de produtos alinhados os interesses dos investidores, não é mesmo?

Nos últimos anos tive acesso a diversas oportunidades de investimentos imobiliários, mas as informações quase sempre eram apresentadas de forma inconsistente e incompleta. Proposição de implantação não regular, custos incorretos, premissas comerciais incompatíveis com o mercado, e indicadores inconsistentes eram exemplos de situações percebidas. Com isso, não era incomum que um investimento imobiliário promissor fosse descartado por conta de uma apresentação equivocada. O investidor tem o apetite necessário, mas carece de mais oportunidades de qualidade.

“Fazemos a concepção e estruturação de empreendimentos imobiliários diferenciados,  falando uma linguagem usual dos investidores  , com transparência e profissionalismo ”. Marcelo Jensen

O que seriam estas oportunidades de qualidade?

São aqueles produtos imobiliários desenvolvidos em respeito às restrições urbanísticas e ambientais, que atendam à demanda local, com adequada visão de riscos e com a melhor rentabilidade possível, tudo isso em um empreendimento que atenderá as práticas ESG exigidas pelas gestoras de investimento e os seus os investidores. 

Quais são os principais desafios para se estruturar empreendimentos alinhados às práticas ESG?

Os desafios começam na identificação de quais são os requisitos que impactam de forma positiva os aspectos ESG, e passam pela identificação daqueles que são realmente aderentes ao empreendimento em análise. Isto porque estas práticas por mais interessantes que sejam, precisam ser viáveis Na etapa de execução dos projetos é importante , com adequada governança, acompanhar a implementação e monitorar  se os resultados atingirão os objetivos previstos. Em resumo, o empreendimento além de entregar a rentabilidade projetada, deve impactar positivamente o meio ambiente e a comunidade no seu entorno.

Você tem notado ganho de maturidade da cadeia da construção quando o tema é ESG?

O ESG deixou de ser apenas falado por algumas pessoas, para se transformar em uma realidade. Já evoluímos bastante, mas ainda há uma avenida muito grande a percorrer. Vejo algumas  incorporadoras e construtoras engajadas, mas ainda são muito poucas. Em paralelo, os gestores de fundos precisam atender a demanda de seus investidores, que desejam que o seu capital seja alocado em negócios ESG. 

Como isso funciona na prática?

A cada demanda, começamos estruturando uma equipe de parceiros especializados nos produtos pretendidos. Sobre o imóvel em análise, identificamos as restrições urbanísticas e ambientais, analisamos as demandas e oportunidades do mercado e propomos o produto mais adequado. Após a identificação dos indicadores de investimento, as oportunidades são discutidas com os empreendedores e investidores especialistas em cada segmento. Assim, o que começou como um processo de venda de uma propriedade, se transforma em uma análise embasada de um investimento imobiliário. 

Na sua visão, quais são os pontos fortes da Azo?

Além da experiência no desenvolvimento e implementação de empreendimentos diferenciados, nos diferenciamos pela visão prática do ESG e pelo alinhamento com as necessidades do mercado investidor.  Outro ativo bastante importante é a nossa rede de relacionamentos. Ela é composta por profissionais e empresas especialistas em suas diferentes áreas de atuação, construída ao longo de muitos  anos de atuação no mercado. São todos referências de mercado cada especialidade e segmento de atuação.

“Nosso principal objetivo  é sermos reconhecidos como uma referência de qualidade no desenvolvimento de empreendimentos diferenciados”. Marcelo Jensen

Como a Azo se relaciona com as outras áreas de atuação do CTE?

De forma complementar. O CTE é referência em diversas áreas relacionadas à construção civil, e a AZO pretende unir todas estas competências a serviço do desenvolvimento de empreendimentos inovadores e diferenciados, possibilitando que novas oportunidades sejam criadas em todas as áreas do CTE. 

A Azo trabalha em quais projetos no momento?

Não podemos dar muitos detalhes sobre estes empreendimentos pois são desenvolvidos sob obrigações de sigilo, mas em breve, no momento da abertura para captação, começaremos a divulgar. Vão desde comunidades planejadas, empreendimentos logísticos, residenciais e até um grande projeto voltado a esportes e entretenimento. Além desses, outros empreendimentos bem interessantes estão surgindo no pipeline.

Marcelo Jensen, Diretor Executivo da Azo Empreendimentos ESG

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up