O processo de due diligence (diligência prévia) tornou-se imprescindível e uma ferramenta-chave para reduzir riscos, apoiar estratégias e contribuir para maior segurança nas transações que envolvem ativos imobiliários.
Esse trabalho, realizado antes da concretização de um negócio, avalia aspectos fundamentais dos ativos — como condições técnicas, regulatórias e ambientais, além do estado de conservação —, oferecendo uma leitura clara dos riscos envolvidos e alternativas para mitigá-los.
“A due diligence técnica tem interface direta com outras frentes de investigação, como a diligência jurídica.
Ela oferece ao cliente uma visão mais completa do negócio, ajudando a definir os próximos passos caso as negociações avancem”, explica Grasiela Petrucelli, Gerente de Contratos na Unidade de Gerenciamento do CTE. “Com essas informações, o interessado entende não só os riscos, mas também as oportunidades envolvidas, podendo tomar decisões mais estratégicas e realistas quanto ao valor do ativo”, complementa.
Mais de 800 ativos analisados pelo CTE
Com mais de 800 Due Diligences realizadas em todo o Brasil, o CTE tem se consolidado como uma das principais referências em consultoria técnica para gestores de fundos imobiliários, investidores, proprietários e ocupantes de grandes ativos.
Essas diligências contemplam desde empreendimentos corporativos e industriais até centros logísticos, shopping centers, hotéis e hospitais.
Em todos os casos, o foco é oferecer uma avaliação técnica profunda, confiável e isenta, orientando decisões estratégicas com base em dados concretos.
Uma abordagem completa e multidisciplinar
A due diligence técnica pode ser aplicada em diferentes momentos da jornada imobiliária, sendo fundamental na identificação de passivos que possam comprometer a viabilidade do negócio.
Esse trabalho envolve:
- Análise documental (alvarás, licenças, projetos, registros, diretrizes urbanísticas e ambientais);
- Projeto Legal: Verificação da aderência entre projeto aprovado e o executado;
- Parecer Ambiental: Identificação de restrições e riscos ambientais ou operacionais;
- Avaliação técnica de campo: com diagnóstico de eventuais manifestações patológicas ou falhas de manutenção em sistemas civis e prediais.
Devido à sua complexidade, o processo exige uma equipe multidisciplinar, com expertise em engenharia civil, instalações prediais, arquitetura, meio ambiente e sustentabilidade.
Além do conhecimento técnico, a agilidade e a confiabilidade nas entregas são cruciais, já que muitas oportunidades de negócio têm prazos curtos e decisões rápidas.
“No CTE, contamos com uma equipe altamente capacitada, multidirecional e focada no resultado para o cliente. Nossa atuação se adapta à natureza de cada ativo, com confidencialidade total e uma abordagem personalizada”, reforça Grasiela.
Apoio técnico em todas as etapas
A Unidade de Gerenciamento do CTE oferece consultoria especializada para avaliação técnica de ativos, desenvolvimento de empreendimentos e suporte à gestão em todas as fases do processo.
Se você ou sua empresa desejam conversar sobre a realização de uma due diligence técnica, ou auditoria predial, fale com a gente! Estamos prontos para apoiar com conhecimento, experiência e confiança.