fbpx

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aplicados à construção civil

4 de novembro de 2021

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como um apelo à ação global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Lançados em 2O15 para serem implementados por todos os países até 2030, os ODS são direcionadores não só para governantes, mas também para empresas, instituições e para a sociedade civil. A ideia é que as ações pontuais de uma empresa, independentemente do seu tamanho, área de atuação ou volume de negócios, se juntem a milhares de outras iniciativas, formando uma grande rede para reduzir diferenças e contribuir com um mundo melhor. 

A seguir você pode saber mais sobre esses objetivos e ver como eles se relacionam com a cadeia da construção civil. Continue conosco:

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

  • Objetivo 1: Erradicação da pobreza — A meta é que até 2030 os países consigam  reduzir, pelo menos à metade, a proporção de pessoas que vivem na pobreza. 
  • Objetivo 2: Fome zero e agricultura sustentável — Visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • Objetivo 3: Saúde e bem-estar — O plano é reduzir a mortalidade neonatal e a obesidade, erradicar doenças, como tuberculose e malária e Aids, e gerar maior conscientização quanto ao abuso de álcool e a saúde mental. 
  • Objetivo 4: Educação de qualidade — Almeja assegurar a educação inclusiva e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • Objetivo 5: Igualdade de gênero — Busca viabilizar que meninas e mulheres recebam os mesmos incentivos e oportunidades educacionais, profissionais e de participação política que meninos e homens.
  • Objetivo 6: Água potável e saneamento — Visa uma gestão mais responsável dos recursos hídricos, incluindo a implementação de saneamento básico em todas as regiões vulneráveis e a proteção dos ecossistemas relacionados à água, como rios e florestas.
  • Objetivo 7: Energia acessível e limpa — Foca o acesso à energia confiável, sustentável e a preço acessível para todos.
  • Objetivo 8: Trabalho decente e crescimento econômico — Procura promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho decente para todos.
  • Objetivo 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura — Visa construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Para cumprir esse objetivo, os países precisam apoiar o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação nos países em desenvolvimento.
  • Objetivo 10: Redução das desigualdades — Os países devem garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias.
  • Objetivo 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis —  Almeja tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Segundo a ONU, até 2030, haverá em todo mundo 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. 
  • Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis — Almeja padrões de produção e de consumo sustentáveis. Para o Brasil cumprir com esse ODS, é preciso alcançar o manejo ambientalmente adequado dos produtos químicos e de todos os resíduos, ao longo de seus ciclos de vida.
  • Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima — Dedica-se a medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. 
  • Objetivo 14: Vida na água — Busca conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • Objetivo 15: Vida terrestre — Visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, reverter a degradação da terra e deter a perda de ambientes naturais e da biodiversidade.
  • Objetivo 16: Paz, justiça e instituições eficazes — Dedica-se à promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, em proporcionar o acesso à justiça para todos e em construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação — Procura fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Como a construção se relaciona com os ODS?

Há muitas oportunidades para as empresas da construção civil contribuírem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Com relação ao Objetivo 1 (Erradicação de pobreza), por exemplo, o setor  tem papel altamente relevante por ser intenso gerador de emprego e renda, capaz de alavancar transformações sociais e econômicas no entorno de seus empreendimentos. 

Já para atender o Objetivo 4 (Educação de qualidade) são viáveis diversas ações, como patrocinar o desenvolvimento profissional dos colaboradores e investir em educação “além do tapume”, envolvendo também a comunidade do entorno da obra ou da empresa.

Em um segmento que ainda é predominantemente masculino, falar em equidade e em empoderamento das mulheres (Objetivo 5) parece fazer muito sentido. Na prática corporativa, isso se concretiza por meio da oferta de oportunidades de trabalho e cargos segundo a meritocracia, sem distinção por gênero. Em especial para as construtoras, introduzir mais mulheres nas áreas de produção passa, também, por uma transformação construtiva com foco na industrialização dos processos e na mecanização.

Esses são apenas alguns exemplos de interação positiva do setor com os ODS. Mas um olhar mais cuidadoso permite identificar muitas outras oportunidades rumo ao desenvolvimento sustentável em todas as fases do processo de construção. Muitas dessas estratégias foram detalhadas no e-book “Os objetivos do desenvolvimento sustentável e sua aplicação no setor da construção”, desenvolvido pelo CTE a partir de oficina realizada no Programa de Capacitação de Empresas do Setor da Construção em ESG. Clique aqui e faça o download gratuito do nosso e-book.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up