fbpx
Sustentabilidade

Solví certifica sede administrativa com selo Fitwel

Projeto

Prover ambientes de trabalho saudáveis é uma ação que gera uma série de benefícios tangíveis para as empresas e para seus ocupantes. É possível citar a melhora na saúde e na produtividade dos usuários, o aumento da taxa de atração e retenção dos talentos, a redução do absenteísmo e impactos positivos à imagem da empresa. Além disso, a adoção de estratégias wellness está alinhada aos princípios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) cada vez mais presentes nos negócios.

A Solví, holding de soluções ambientais para resíduos, tem abordado o bem-estar de seus colaboradores como ação estratégica. Recentemente, o grupo obteve o selo Fitwel para o seu edifício administrativo na zona oeste de São Paulo, local de trabalho de mais de 300 pessoas. A certificação foi obtida na categoria Build Certification, aplicável a edificações em operação.

Selo Fitwel

“A Solví tem em seu DNA a preocupação com a sustentabilidade e, no pilar social, desenvolve alguns projetos voltados para o público interno e externo”, conta Marina Schiave Rodrigues, consultora de sustentabilidade na empresa. Ela explica que, internamente, há uma cultura muito forte de buscar certificações de órgãos independentes para validar boas práticas. Foi nesse contexto, e também diante do retorno dos colaboradores para o escritório após a pandemia de Covid-19, que a companhia buscou o selo Fitwel. 

“O processo de certificação se mostrou muito aderente ao que a Solví procurava”, conta Patrícia Missawa, consultora na Unidade Sustentabilidade do CTE. 

Espaço Bem-viver

Renovável a cada três anos, o Fitwel se baseia na avaliação de estratégias que proporcionem impacto positivo na saúde dos usuários e que somam pontos quando implementadas, não havendo pré-requisitos obrigatórios. Essa abordagem facilita a certificação de edifícios existentes, como era o caso da Solví.

 “Havia, também, um desejo por um referencial que pudesse ser implantado rapidamente”, conta Missawa, explicando que todo o processo de certificação ocorreu em menos de três meses.

Certificação em tempo recorde 

Colaboraram para a conquista do selo em um tempo tão breve a objetividade da certificação Fitwel, bem como o engajamento das equipes da Solví. A empresa criou um comitê multidisciplinar com duas funções principais: mapear todas as ações que faziam mais sentido para a companhia e facilitar a implantação das estratégias de saúde e bem-estar.

Também contribuiu o fato de a Solví já ter muitas práticas indicadas pelo Fitwel incorporadas. “Já havia, por exemplo, espaços de descompressão, bem como a oferta de bicicletário com vestiário. Além disso, a empresa já realizava periodicamente medições da qualidade da água e do ar, bem como oferecia ginástica laboral rotineira a seus colaboradores”, conta Missawa.

Ainda assim, a certificação criou oportunidades para incorporar novas ações. Entre elas, a criação de um lactário, que incentiva a amamentação e proporciona mais conforto e privacidade para as trabalhadoras que regressam da licença maternidade. Outra ação foi a instalação de uma quitanda junto à recepção para a comercialização de legumes e frutas, incentivando a alimentação saudável dos colaboradores. 

“Um ponto interessante é a conexão entre as práticas em prol do bem-estar dos colaboradores e a interação com a comunidade do entorno”, analisa a consultora do CTE. Ela revela que a arte que decora a parede do lactário foi realizada por um grafiteiro da região. Já a quitanda foi viabilizada através de uma parceria com o comércio do bairro.

“Todo o processo foi bastante positivo porque nos ajudou a organizar as nossas práticas em uma metodologia mais estruturada. A certificação também nos trouxe muitos insights e ideias de melhoria que podem ser implantadas em outro momento”, avalia Marina Rodrigues.

A certificação do prédio da Solví com o Fitwel mostra que não são necessários investimentos elevados ou soluções complicadas para garantir melhor qualidade de vida para os colaboradores. “O processo é bastante viável, inclusive, para edificações existentes”, acrescentou Missawa.

Presente em mais de 180 países, a certificação Fitwel foi lançada em 2017 pelo Center for Active Design (CfAD), organização não-governamental sediada em Nova York que usa o design para promover comunidades saudáveis e engajadas.

 

Bicicletário

Sobre a Solví

A Solví atua nos mercados de gestão de resíduos, valorização energética e engenharia ambiental. Com 34 marcas presentes em centenas de municípios brasileiros, além de atuação na Argentina, Bolívia e no Peru, o grupo foi pioneiro na transformação do biogás de aterros em energia elétrica, contribuindo para o mercado internacional de créditos de carbono.

keyboard_arrow_up