fbpx
Sustentabilidade

Edifício é o primeiro corporativo pré-existente a conquistar o Fitwel MTBB Built Certification 2 estrelas no Rio de Janeiro

Projeto

Com uma localização privilegiada na capital fluminense, o Centro Empresarial Botafogo (CEB) é um empreendimento corporativo de alto padrão com amplas lajes, auditório, heliponto e vista panorâmica para um dos mais famosos cartões postais do país.

O edifício de 13 pavimentos e 23.440 m² de área bruta locável passou por modernização recente para estar mais alinhado às necessidades contemporâneas, sobretudo para oferecer mais saúde e bem-estar a seus ocupantes. 

Tal iniciativa culminou na conquista recente da certificação Fitwel Multi Tenant Base Building – Built com 2 estrelas. Trata-se do primeiro projeto no Rio de Janeiro a alcançar tal reconhecimento.

O que é o selo Fitwel?

Lançada em 2017 e operada pelo Center for Active Design, a certificação Fitwel vem se consolidando globalmente como uma ferramenta que comunica a colaboradores, residentes, investidores e sociedade que a empresa prioriza a saúde e o bem-estar do indivíduo que irá usar o espaço.

No caso do CEB, o processo de certificação, conduzido com consultoria do CTE, teve de superar alguns desafios. O principal deles foi garantir pontuação suficiente para obter o Fitwel com 2 estrelas para um edifício existente.

“A conquista da certificação com uma pontuação alta foi facilitada pelo engajamento do proprietário do edifício (São Carlos), assim como da gerenciadora (CBRE) e das empresas terceirizadas envolvidas”, conta Patrícia Yoshiko Missawa, consultora da Unidade Sustentabilidade do CTE.

“Alcançar as 2 estrelas em um prédio que não teve a certificação pensada no momento de sua concepção foi bastante desafiador. Nesse ponto, o know how do time do CTE foi fundamental para nos orientar sobre as alternativas que poderíamos adotar”, afirma Daniel Gutierrez, gestor de portfólio na São Carlos.

Promoção de saúde e bem-estar para os ocupantes

As estratégias wellness incorporadas ao Centro Empresarial Botafogo podem ser divididas em quatro grandes grupos em função de seus objetivos:

  1. Estímulo à atividade física dos usuários — Destacam-se o incentivo ao uso das escadas com pinturas e frases motivacionais em todos os andares e a oferta de desconto exclusivo cedido por uma academia para quem trabalha no CEB. Também ajudaram a somar pontos para a certificação a proximidade de serviços básicos que incentivam a caminhada, da praia e da ciclovia, além da existência de bicicletários seguros que estimulam a atividade física.
  2. Promoção da alimentação saudável — Os funcionários do CEB são incentivados a assinar uma cesta de produtos orgânicos. Também há, no edifício, mini mercado com alimentos e bebidas saudáveis, além de sinalização, incentivando alimentação saudável nas copas. A localização do edifício próximo a feiras livres é um aspecto positivo, assim como a construção de uma horta no terraço.
  3. Cuidados com a saúde dos colaboradores — Nesse grupo, há desde ações como a proibição do fumo em todo o empreendimento, à instalação de filtros de água nos andares. Outra medida interessante é a realização de testes periódicos para controle da qualidade do ar e da água nas áreas comuns ocupáveis. “Para garantir melhores condições para os usuários, o prédio adotou critérios mais rigorosos do que os exigidos pelas normas brasileiras e pela Anvisa”, explica Missawa.
  4. Promoção de bem-estar — A reforma realizada no CEB contemplou a construção de um lactário e a renovação da área externa exclusiva para os colaboradores. O espaço ajardinado originalmente projetado por Burle Marx ganhou novo mobiliário, transformando-se em local de descompressão com vista para o Pão Açúcar. Outra ação de impacto adotada pela gestão do edifício foi a aplicação de pesquisas semestrais para detectar pontos de melhoria e desenvolver planos de ações para garantir a satisfação dos ocupantes.

Para a São Carlos, a certificação Fitwel no Centro Empresarial Botafogo reforça seu compromisso com investidores, clientes e com o meio ambiente de proporcionar ambientes convidativos, que promovem o bem-estar e a saúde dos frequentadores. Segundo Gutierrez, faz parte do DNA da companhia transformar positivamente os empreendimentos. Daí a motivação para certificar os ativos. Para o CEB, já estão no radar da São Carlos a busca por outras certificações, como o LEED O&M (Operação e Manutenção) e o selo Aterro Zero.

Escopo de atuação amplo

A consultoria de sustentabilidade realizada pelo CTE para o Centro Empresarial Botafogo envolveu o acompanhamento de todas as estratégias para a obtenção do Fitwel, incluindo a busca por fornecedores capacitados, equalização de propostas e desenvolvimento de toda a comunicação visual.  

Leia também: São Carlos maximiza eficiência hídrica e energética em todo seu portfólio

keyboard_arrow_up