fbpx
Qualidade & Desempenho

MPD otimiza plano de controle tecnológico

Projeto

MPD otimiza plano de controle tecnológico e faz reciclagem dos profissionais na  Norma de Desempenho

Construtora e incorporadora com atuação em diversos segmentos e praças, a MPD Engenharia tem a preocupação com a garantia da qualidade entre seus valores. A empresa, que está no mercado desde 1982, trabalha para desenvolver produtos e serviços com altos padrões de excelência.

Foi nesse contexto que a empresa decidiu, em 2022, reforçar sua área de qualidade, iniciando um conjunto de ações para aprimorar a sua adesão à ABNT NBR 15.575: Edificações habitacionais — Desempenho, a principal referência técnica para edificações residenciais no Brasil.

Ao longo desta jornada, um ponto de aperfeiçoamento identificado pela equipe de qualidade da construtora foi o PCT (Plano de Controle Tecnológico). O documento apresenta todos os ensaios que devem ser realizados no decorrer da obra, necessários para comprovar o atendimento aos requisitos exigidos pela Norma. Mais ainda, ele detalha quando os testes precisam ser feitos, quem é o responsável por cada um deles e como devem ser armazenadas as evidências obtidas.

“No dia a dia dos canteiros, com tantos processos acontecendo simultaneamente, é um desafio garantir a guarda adequada dos documentos, pensando na elaboração do databook”, conta Caroline Abreu, gerente de qualidade, meio ambiente e inovação da MPD. “O PCT é uma ferramenta de apoio aos profissionais para facilitar o entendimento sobre quais ensaios realizar, o momento de realização e a forma adequada de registro e guarda ”, explica a engenheira, que também é embaixadora da Comunidade Técnica Qualidade & Desempenho da Rede Construção Digital, Industrializada e Sustentável (RCDI+S).

Para tornar o PCT mais claro e objetivo, a MPD revisou todos os itens do documento com o suporte dos consultores do CTE. O trabalho foi seguido de um treinamento sobre a Norma de Desempenho promovido com o intuito de ampliar o entendimento das equipes sobre a importância de cada processo que compõe o sistema de gestão da qualidade.

“A revisão do PCT e o treinamento com ênfase prática permitiram aumentar o engajamento de todos com o controle da qualidade”, avalia Abreu, ressaltando que esse envolvimento coletivo é fundamental para evitar problemas de execução e controle que podem levar a custos extras com assistência técnica e à insatisfação dos clientes.

Engajamento em alinhamento com a Norma de Desempenho

Para a MPD, mais do que uma obrigação, atender à Norma de Desempenho é uma ação estratégica que permite atender melhor seus clientes e operar com maior segurança jurídica.

O treinamento sobre a NBR 15.575 foi realizado com 60 profissionais que atuam na construção de empreendimentos habitacionais e de outros segmentos. Divididos em duas turmas, o grupo foi composto por membros das equipes de produtos e projetos, de engenharia de obra e de produção, assim como das áreas de qualidade, assistência técnica, planejamento, instalações e de suprimentos.

O conteúdo abordado, organizado de forma exclusiva para atender as demandas da construtora, incluiu conceitos e aprofundou os requisitos mais críticos da Norma, além de itens de inspeção.

Após o trabalho, um dos resultados já percebidos foi o maior nível de conhecimento das equipes da MPD com relação às exigências da Norma de Desempenho. “O treinamento deu mais propriedade aos profissionais sobre detalhes específicos da Norma e como desempenhar melhor suas atividades, seja no processo de aquisição de materiais e serviços , como na própria execução da obra.”, conta Josiele Maia, analista de qualidade da MPD. Outro benefício esperado pela construtora, mas ainda não mensurado, é a melhora de indicadores relacionados à assistência técnica.

Por meio de consultoria técnica, a Unidade Qualidade & Desempenho do CTE vem apoiando as empresas da construção civil na implementação de soluções de melhoria em produtos e processos, levando em conta as dimensões de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e produtividade. Entre em contato para falarmos mais a respeito!

keyboard_arrow_up