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Qualidade & Desempenho

Construtora capixaba mostra que é possível manter alto padrão de qualidade no segmento econômico

Projeto

Há uma ideia equivocada no mercado de que empreendimentos econômicos têm baixo índice de conformidade com as normas técnicas e são mais suscetíveis a apresentar falhas no controle de qualidade. Mas isso é um engano. A qualidade de uma edificação está muito mais atrelada a processos bem consolidados, à cultura organizacional e às boas práticas de gestão do que ao custo de construção. 

A experiência da Morar comprova que alto padrão de qualidade não é exclusividade de construtoras que desenvolvem produtos para alta renda. Com forte atuação nos Estado do Espírito Santo e, também, em algumas cidades do Rio de Janeiro, a construtora e incorporadora soma mais de 10 mil unidades entregues e de 1,3 milhão de m² construídos.

Focada em empreendimentos enquadrados no programa Minha Casa Minha Vida, a Morar é uma empresa familiar, com quatro décadas de existência. Ao longo de sua história, buscou manter um sistema de gestão estruturado. Como consequência, a construtora é certificada ISO 9001 há 26 anos consecutivos. Outra conquista foi o selo NDT (Nível de Desempenho Técnico) pela Caixa Econômica Federal. O reconhecimento do banco garante facilidades para as construtoras e incorporadoras que atingem níveis elevados de expertise e performance técnica.

 

CTE Desempenho

Com a entrada em vigor da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575: Edificações habitacionais – Desempenho) há mais de dez anos, a Morar iniciou um movimento para estar alinhada às exigências. Publicada em 2013 e revisada em 2021, a NBR 15.575 é uma das principais referências técnicas que orientam a construção de residências no Brasil. O texto estabelece requisitos mínimos de segurança, conforto e resistência para casas e edifícios residenciais. Desde que entrou em vigor, o texto cumpre um papel importante ao definir a responsabilidade de cada agente envolvido no processo de produção de uma moradia.

Nessa jornada, um dos passos importantes dados pela Morar foi a contratação da consultoria do CTE e a utilização da plataforma CTE Desempenho. Com esse apoio, a construtora foi se aprimorando e melhorando projetos para atender ao tripé qualidade, custo e facilidade de execução no canteiro.

Um indicador do alto patamar atingido pela Morar foi a marca de 96,04% de conformidade na plataforma CTE Desempenho na obra Vista de Barcelona, condomínio com 480 apartamentos em Serra, ES. 

Plínio Machado, gerente de qualidade e inovação na Morar, conta que o resultado não foi construído do dia para a noite, mas é fruto de um sólido trabalho de amadurecimento e aprendizado que envolveu várias etapas, a começar pela consolidação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e pela elaboração de um PDE (Perfil de Desempenho da Edificação) com diretrizes para apoiar o trabalho dos projetistas.

Para controlar o atendimento à Norma de Desempenho durante a execução da obra, a ferramenta CTE Desempenho também contribuiu. Trata-se de uma consultoria online acompanhada de uma plataforma digital que acompanha a obra do início ao fim. O trabalho inclui o plano de controle de cada serviço a ser executado, bem como a organização de todas as evidências de controle (documentos, relatórios de ensaios, registros de verificação de serviço, etc.). O CTE Desempenho permite, também, a formação de um banco de dados e documentos, que formarão o databook de comprovação do atendimento à Norma. Além disso, a ferramenta centraliza a comunicação entre a equipe da obra e os consultores no próprio sistema.


Melhoria contínua

Machado conta que a necessidade de atender as exigências normativas fez a Morar explorar novas soluções construtivas. Para atender o requisito ruído de impacto em piso, por exemplo, a construtora vem aplicando uma pintura acústica nos quartos para melhorar o desempenho da laje de concreto. Já entre unidades diferentes que dividem a parede do quarto, a solução foi aumentar a espessura dos blocos de alvenaria de 14 para 19 cm, e adicionar reboco em ambos os lados. Todas essas alterações em processos construtivos foram respaldadas por testes e ensaios. 

Também houve mudança no relacionamento com fornecedores.  “Ao longo do tempo, bloqueamos as empresas que se mostravam indiferentes às exigências das normas”, revela o gerente de qualidade e inovação na Morar, lembrando que a norma gera aprimoramentos em toda a cadeia da construção, não somente nas construtoras.

Na Morar, a qualidade também é impulsionada pela inovação promovida por meio de programas de inovação e de intraempreendedorismo que envolvem, inclusive, a mão de obra no canteiro. “O nosso maior interesse é identificar ideias que nos levem a novas formas de construir com mais qualidade, menos custo e mais segurança”, conclui Plínio Machado.

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