fbpx
Qualidade & Desempenho

Barbara & Purchio treina seu time para melhor atender a Norma de Desempenho

Projeto

Desde sua publicação em 2013, a ABNT NBR 15.575 Edificações habitacionais – Desempenho vem impondo mudanças na cadeia da construção civil. Dividida em seis partes, o texto estabelece requisitos mínimos de segurança, conforto e resistência para casas e edifícios residenciais, visando garantir a qualidade das obras. 

Todos os agentes envolvidos no processo de produção de uma moradia — incorporadores, projetistas, construtores, fornecedores e usuários — são impactados por essa norma. Nesse rol estão, também, os designers de interiores, responsáveis por uma série de decisões que têm interface com durabilidade, conforto e acessibilidade.

Com a entrada em vigor da Norma de Desempenho, toda especificação de material passou a envolver uma responsabilidade que ultrapassa a esfera do que é esteticamente bonito ou de preço. É preciso considerar, também, como cada solução se comporta com relação à vida útil, qualidade acústica, reação ao fogo e segurança do usuário, por exemplo. 

 

Norma de Desempenho em projetos de interiores

Foi justamente a percepção sobre a importância de projetar em alinhamento com as exigências da ABNT NBR 15.575 que motivou o escritório Barbara & Purchio, de forma pioneira, a buscar uma consultoria específica sobre a Norma de Desempenho.

 Atuante no mercado há 28 anos, o escritório se dedica à arquitetura e ao design de interiores para empreendimentos de alto padrão contando, atualmente, com uma carteira robusta de aproximadamente 50 construtoras.

A sócia-diretora Cristina Barbara explica que ela e sua sócia, Milena Purchio, perceberam uma transformação no mercado e uma preocupação crescente de seus clientes quanto ao atendimento às normas técnicas.

“Se no início da trajetória do nosso escritório, as decisões podiam ser tomadas com base na nossa experiência e no feeling, hoje elas devem ser acompanhadas de rigor técnico, até por uma questão de segurança jurídica”, comenta Barbara. 

A Norma de Desempenho é muito clara ao delegar responsabilidades para todos os agentes envolvidos em uma obra. Aos projetistas recai o dever de desenvolver seus projetos especificando produtos que cumpram os requisitos pré-estabelecidos. É preciso, ainda, exigir, dos fornecedores, laudos e documentos que comprovem tal atendimento. 

 

Treinamento interno e processos melhorados

A consultoria personalizada desenvolvida pelo CTE para o Barbara & Purchio se prolongou por cerca de um ano. Ao longo desse período, foram promovidos diversos treinamentos com a equipe do escritório, que conta, atualmente, com 18 arquitetos e 24 profissionais.

Desenvolvido e ministrado pela consultora Cristiana Mariotto, o programa contemplou desde conceitos gerais de desempenho, a aspectos de projeto e seleção de materiais. Também houve um treinamento mais prático, a partir da análise de um projeto real realizado pelo escritório.

Além de contribuir para a atualização dos profissionais, a consultoria também auxiliou o Barbara & Purchio na formatação de uma tabela própria de especificações para acompanhar seus desenhos e plantas. “Esse foi um ponto importante porque, além da capacitação da equipe, era importante desenvolvermos um jeito próprio de apresentar essas informações em nossos memoriais descritivos”, revela Cristina Barbara. 

Ainda que seja obrigação de todos os envolvidos em projetos residenciais, na prática, o atendimento rigoroso às normas ainda funciona como um diferencial de mercado. “No nosso caso, o fato de estarmos mais preparados para atender melhor os clientes, nos coloca à frente dos concorrentes”, diz Barbara, lamentando que, hoje, especialmente quando se fala em projetos de interiores, poucos são os escritórios realmente atentos à necessidade de obedecer todos os requisitos da Norma de Desempenho.

Por meio de consultoria técnica, o CTE Qualidade & Desempenho vem apoiando as empresas da construção civil na implementação de soluções de melhoria em produtos e processos, levando em conta as dimensões de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e produtividade. Entre em contato para falarmos mais a respeito!

keyboard_arrow_up