fbpx
Gerenciamento

Madeira engenheirada e impressão 3D marcam a construção de loja-conceito

Projeto

Implantada em um local privilegiado, cercado de muita natureza próximo à Avenida Paulista, a primeira loja-conceito da Nescafé Dolce Gusto foi projetada e construída com foco em sustentabilidade.

Para a marca, que desenvolveu a primeira cápsula de café feita de papel biodegradável, o arquiteto Guto Requena elaborou um design sofisticado, inspirado na flor de cinco pétalas do café. A ideia era criar uma arquitetura que, assim como a cápsula, fosse biodegradável.

Conhecido por incorporar novas tecnologias em seus projetos, Requena utilizou dois sistemas construtivos emergentes na loja-conceito paulistana: a madeira engenheirada produzida a partir de pinus de reflorestamento, e a impressão 3D em gesso para o fechamento.

Para a construção da flagship, um aspecto importante foi o planejamento da engenharia reversa da edificação. Isso porque o objetivo da Nestlé é que a loja possa ser inteiramente desmontada em aproximadamente dois anos, e os materiais — madeira e gesso — sejam reciclados. O gesso, em especial, será triturado e utilizado como adubo agrícola.

 

Coordenação de projetos

O caráter inovador do projeto, sobretudo em função das soluções construtivas adotadas, exigiu planejamento e controle da execução rigorosos.

O CTE colaborou realizando a coordenação e a compatibilização de todos os projetos complementares — paisagismo, luminotécnica, instalações, etc. — e o gerenciamento da construção, que envolveu a produção de componentes na indústria (offsite) e a montagem no canteiro.

“O foco do trabalho foi garantir o atendimento ao prazo e custos pré-estabelecidos, bem como alto padrão de qualidade, mantendo as características sustentáveis e principalmente o conceito estético que é a maior marca deste projeto”, revela Patricia Melo, coordenadora de contratos no CTE. Ela explica que a coordenação realizada para a Nescafé Dolce Gusto percorreu diferentes etapas do desenvolvimento do projeto, desde a escolha da equipe técnica através do processo de concorrência, definição das estratégias e planejamento para o desenvolvimento dos projetos, padronização e controle dos documentos, assim como todo o acompanhamento e suporte técnico à equipe de projetos.

“A coordenação garante a gestão e o planejamento estratégico, assim como a qualidade de informações do projeto através da etapa de compatibilização. Ela permite antever possíveis problemas de execução na etapa de obra, garantindo o atendimento aos prazos e a adoção das melhores soluções para o empreendimento”, diz Melo.

Gerenciamento de obra

Obras que utilizam sistemas construtivos industrializados off-site, como a madeira engenheirada e a impressão 3D, exigem um nível de precisão ainda maior de seus projetos e da montagem. Não foi diferente na loja-conceito da Nescafé. Nesse caso, era imperativo garantir a conformidade com as especificações do projeto e as expectativas do cliente. 

Responsável pelo gerenciamento da obra, o CTE acompanhou de perto todos os processos de execução, desde a montagem das peças na fábrica onde foram produzidos as vigas e os pilares de madeira laminada colada (MLC) e as impressões 3D.

“O trabalho foi conduzido em parceria estratégica com a equipe de coordenação de projetos, permitindo assegurar o cumprimento de prazos e custos, o acompanhamento do cronograma das atividades para cada pacote de trabalho, bem como o monitoramento das contratações de materiais e serviços essenciais à entrega do empreendimento”, detalha Julia Straforini, gerente de contratos no CTE.

Além das atividades de gestão, a consultoria de sustentabilidade do CTE também auxiliou o desenvolvimento da loja-conceito em temas de mobilidade e conectividade, conforto e bem-estar, paisagismo sustentável, eficiência energética/ hídrica, gestão de resíduos, materiais e circularidade. Apoiada em simulações computacionais, a consultoria auxiliou na concepção da envoltória e na definição dos sistemas prediais, avaliando o desempenho energético da loja e o conforto térmico, priorizando a operação da edificação de forma eficiente e com alta qualidade ambiental.

keyboard_arrow_up