fbpx
Gerenciamento

Biblioteca Padre Eugène Charbonneau

Projeto

Biblioteca Padre Eugène Charbonneau (Colégio Santa Cruz): gestão de projetos em BIM

Coordenação e compatibilização de projetos em BIM, realizadas pelo CTE, ajudaram na redução dos problemas e desperdícios em obra

Fundado em 1952, o Colégio Santa Cruz, é um dos colégios mais tradicionais de São Paulo. Em 2019, na busca de inovar e proporcionar mais qualidade e conforto para seus alunos, o colégio construiu uma nova biblioteca, demolindo a antiga e a transformando no projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos.

A Unidade de Gerenciamento, ofereceu os serviços de gerenciamento dos projetos, utilizando o conceito BIM, além de ter elaborado o orçamento da obra.

A nova biblioteca, que recebeu o nome de Biblioteca Padre Eugène Charbonneau, mais do que um acervo de livros, se transformou em um local de encontro e de estudos aberto para toda a comunidade da escola. A construção de aproximadamente 1.800 m² focou em volumetria leve e transparente, garantindo a perfeita integração com o campus. O espaço principal da biblioteca fica no andar superior, suspenso do solo, deixando térreo livre para espaço de encontro e convívio, e fazendo a integração com os jardins do colégio.

Um dos grandes desafios desse projeto foi o limite de altura exigido pela legislação do local, que permite a construção de até, no máximo, dez metros. Para isso, foi de suma importância que as instalações fossem perfeitamente compatibilizadas, de tal forma que o entre forro ficasse o menor possível.

Os projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas e hidráulicas, climatização e vedações foram desenvolvidos com a utilização do processo BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção). 

O processo BIM, além de ajudar na visualização em três dimensões, reduziu os problemas de compatibilização e, consequentemente, minimizou os atrasos e desperdícios na obra. As incompatibilidades físicas e funcionais, difíceis de serem visualizadas em duas dimensões, foram antecipadas e comunicadas aos projetistas para a resolução dos problemas antes do início da obra. Os quantitativos de materiais também puderam ser obtidos do modelo com maior precisão, melhorando a qualidade do orçamento da obra.

A equipe de Gerenciamento apoiou o colégio em toda a gestão da etapa de projetos, atuando na contratação dos projetistas complementares e na condução de todo o processo de gestão da elaboração dos projetos, desde discussões técnicas a respeito das melhores soluções construtivas a serem adotadas, até a gestão administrativa (gestão de contratos, condução de reuniões, controle de conteúdo de projetos, etc.).

 

keyboard_arrow_up