Quem atua na cadeia da construção sabe que esse setor vem passando por múltiplas transformações. Estão entre os vetores de mudanças as novas tecnologias e a digitalização de processos, a preocupação com o ESG (responsabilidade ambiental, social e governança) e com a descarbonização, além da industrialização.
Nesse contexto, a atualização profissional torna-se ainda mais importante para os profissionais que querem, não apenas desempenhar bem suas funções, mas almejam se destacar no mercado e ajudar as empresas a serem mais competitivas, eficientes e alinhadas com as demandas da sociedade.
Atualização profissional é condição para se manter relevante no mercado
Há vários motivos para os profissionais, independente da área de atuação, buscarem adquirir novos conhecimentos. Entre eles, podemos destacar:
- Mercado de trabalho em constante evolução. No caso da construção civil, há sempre tecnologias e métodos construtivos aparecendo.
Também é frequente a publicação de novas regulamentações e normas técnicas. Quem não sentiu o impacto proporcionado no setor por normas como a ABNT NBR 15.575 (Norma de Desempenho) e a ABNT NBR 17.170 (Norma de Garantias)?
- Ascensão na carreira. Profissionais atualizados tendem a ter acesso a melhores oportunidades de emprego e a promoções. Afinal, as empresas valorizam colaboradores que demonstram iniciativa em seu desenvolvimento.
Para se ter uma ideia, profissionais com pós-graduação lato sensu recebem salários de 10% a 53% mais altos em comparação aos colegas que não possuem essas qualificações. Esse dado vem de pesquisa realizada pela Catho Educação.
- Desenvolvimento pessoal e inovação: a atualização profissional não apenas melhora as competências técnicas, como também contribui para o crescimento pessoal, aumentando a satisfação no trabalho. Sem contar que aprender coisas novas estimula a criatividade e a inovação.
- Networking: cursos, workshops, palestras e seminários são, também, oportunidades de relacionamento, permitindo conhecer outros profissionais da área e ampliar a rede de contatos.
Como os profissionais da construção civil podem se aperfeiçoar?
Os profissionais da construção civil precisam aprimorar suas habilidades constantemente. Estamos falando de conhecimentos técnicos (hard skills) e, também, de aptidões associadas à inteligência emocional, as chamadas soft skills.
Se antigamente bastava um diploma de graduação para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho, hoje fica clara a necessidade de ir além do conhecimento acadêmico.
Veja, por exemplo, o caso dos engenheiros de obras. Houve um tempo em que bastava para esse profissional ser um “tocador de obras”.
Hoje, além da capacidade para trabalhar com prazos e orçamentos muito mais exíguos, os engenheiros e coordenadores de obras precisam atuar como empresários, cuidando da obra como se fosse o seu negócio.
Eles também devem ter excelente comunicação e serem pessoas aglutinadoras, com habilidade para gerenciar equipes com foco em um objetivo comum.
Além de dominar metodologias assertivas de planejamento e controle de obras, esses os engenheiros precisam, ainda, estar antenados às novidades e sempre dispostos a introduzir novas tecnologias e inovações.
Mas como conciliar o aprendizado contínuo com uma rotina profissional intensa?
Felizmente, há múltiplas possibilidades. Há, por exemplo, programas de pós-graduação e especializações, além de cursos livres e rápidos.
Também é possível incorporar novos conhecimentos participando de seminários e palestras com profissionais que são referências em suas áreas.
As ferramentas digitais, em especial os webinars e os podcasts, têm enorme valor para a atualização profissional. A leitura regular de publicações relacionadas à área de atuação é imprescindível, assim como a busca por certificações profissionais.
“Em um contexto no qual as mudanças acontecem em ritmo vertiginoso, a forma de atualizar e ampliar conhecimentos precisa ser diferente”, analisa Daniel Luzzi, diretor de aprendizagem da UniCTE e diretor da Cognita Learning Lab.
Ele salienta que a necessidade de adquirir novos saberes e habilidades está acelerando freneticamente, o que dificulta que os profissionais tenham tempo para consolidar o estudado, facilitando o esquecimento. “Por isso, é importante desenhar ambientes exploratórios, dinâmicos e adaptativos que coloquem o aprendiz no controle da própria aprendizagem”, afirma o educador.
Como escolher um curso de atualização profissional? Confira algumas dicas:
Diante de uma ampla diversidade de opções, é importante escolher com critério o método para adquirir novos conhecimentos e habilidades.
Uma dica, antes de selecionar qualquer curso, é realizar uma autoanálise, buscando identificar quais habilidades precisam ser melhoradas com prioridade. Na sequência, deve-se examinar o programa em detalhes, especialmente para ver se ele está atualizado com as últimas tendências.
Alguns cursos oferecem certificações reconhecidas que podem aumentar a empregabilidade. Se o objetivo for melhorar o currículo, a recomendação é escolher um curso que conceda uma certificação.
Quando falamos em ensino à distância, o smart learning se destaca. A metodologia se baseia na criação de ambientes educacionais para construir conhecimentos e habilidades de forma mais personalizada, autodirigida, eficiente e conveniente.
Resultado de uma parceria entre a Cognita Learning Lab e o CTE, a UniCTE (Universidade Setorial da Construção) foi estruturada com base nesses conceitos mais atuais de educação.
O objetivo é oferecer uma plataforma digital com trilhas de conhecimento sólidas e inovadoras, destinadas a capacitar os profissionais que atuam nas empresas, bem como os autônomos.
Para evitar as altas taxas de evasão que costumam caracterizar as plataformas de educação digital, os cursos da UniCTE são estimulantes, baseando-se na exposição de situações-problema, desafios e perguntas orientadoras. “Em vez de absorver teoria, os alunos são desafiados a aplicar seu conhecimento em cenários realistas e práticos, melhorando sua compreensão”, explica Roberto de Souza, CEO do CTE.
Atualização profissional: o que vimos hoje?
Investir na atualização profissional é fundamental para quem almeja o sucesso em qualquer área. Na construção civil, um setor em franca transformação, a aquisição de novos conhecimentos também é imprescindível.
Por meio das múltiplas trilhas de conhecimento da UniCTE, o CTE apoia os profissionais do setor a estarem mais preparados para atuar em um contexto de transformações. Os cursos podem ser adquiridos tanto por profissionais, quanto por empresas interessadas em capacitar seus talentos de forma ágil e efetiva.
Explore uma nova maneira de capacitar profissionais para a construção do futuro! Conheça o portfólio de cursos já disponíveis na UniCTE. Para informações adicionais, não deixe de nos contatar!