fbpx

Em alinhamento com suas metas sustentabilidade, Saint-Gobain realiza treinamento com o CTE

18 de outubro de 2022

Em mercados competitivos, empresas que compreendem as demandas de seus clientes naturalmente se destacam. Afinal, ao deter esse conhecimento, elas são mais capazes de estabelecer uma comunicação assertiva com seus públicos-alvos, bem como de desenvolver produtos na medida certa para atendê-los.

A divisão de produtos para a construção da Saint-Gobain, por exemplo, vem trabalhando para aprimorar a sintonia entre seus produtos e as necessidades do mercado quanto à sustentabilidade. O Grupo reúne seis marcas líderes em seus segmentos — Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover, Sonex e Ecophon.

Como parte dessa estratégia, a companhia realizou, recentemente, um treinamento com quatro horas de duração com os especialistas em sustentabilidade do CTE em São Paulo. “A ideia foi ampliar o conhecimento das equipes visando auxiliar nossos clientes a desenvolver empreendimentos cada vez mais sustentáveis”, disse Rafaela Camargo, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento.

O conteúdo apresentado teve como focos as certificações de sustentabilidade, especialmente os processos LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e Aqua-HQE,  bem como a análise do ciclo de vida dos materiais de construção. Participaram do encontro presencial profissionais das áreas comercial, marketing, especificação de produtos e pesquisa & desenvolvimento da multinacional. 

“Um dos objetivos da ação foi prover às equipes mais clareza e atualização sobre o que o mercado precisa e sobre o que nós podemos oferecer enquanto indústria”, acrescentou a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Amanda Gomes. Ela contou que o Grupo criou, há cerca de dois anos, um comitê de sustentabilidade multidisciplinar e tem uma equipe dedicada ao desenvolvimento de análises de ciclo de vida (ACVs) para as soluções de seu portfólio. Ao oferecer acesso amplo às informações de sustentabilidade de seus produtos, a  expectativa da Saint-Gobain é ampliar a presença de suas marcas em empreendimentos com preocupação sustentável e/ou com selos verdes.

Ação estratégica

O foco em sustentabilidade não é uma novidade na Saint-Gobain. O Grupo é  signatário do Pacto Global da ONU desde 2003 e, desde 2015, está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Globalmente, a Saint-Gobain trabalha com a meta de estimular o surgimento de uma economia de baixo carbono nos países onde atua e com o compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050.

Ao longo dessa trajetória, a companhia tem atuado em múltiplas frentes, entre elas, projetos tornar suas embalagens 100% recicláveis e para garantir a redução de 50% da captação de água para uso industrial até 2030.

“Muitos de nossos produtos voltados para a construção têm um impacto positivo importante para a construção de edificações mais eficientes e sustentáveis. O treinamento com o CTE nos ajudou a identificar esses impactos para comunicá-los com mais precisão ao mercado, além de entender como podemos fazer ainda mais e melhor”, comentou o gerente de produtos, Thiago Kaschny.

Segundo ele, um ensinamento aprendido no encontro promovido no CTE foi o de que a companhia está no caminho certo ao dedicar esforços para o desenvolvimento de declarações ambientais de seus produtos (EPDs). “Saímos mais confiantes e engajados de que o momento é de acelerar o desenvolvimento das declarações, até para impulsionar o mercado a um novo patamar de sustentabilidade”, revelou Kaschny.

Na visão de Douglas Meirelles, gerente de serviços ao cliente, falar em sustentabilidade na Construção Civil passa por repensar muitos modelos que levem a construir com mais inteligência, produtividade, industrialização e melhor aproveitamento dos recursos.

Nesse contexto, a transparência sobre como cada produto impacta o ambiente, a saúde e o bem-estar dos usuários é um ativo valioso. “Isso mostra a importância da análise de ciclo de vida, um instrumento que nos ajuda a levar ao mercado soluções com cada vez melhor desempenho e menos emissões de carbono”, disse Meirelles.  Na visão dele, outra ação imprescindível é estabelecer uma comunicação clara com todos os stakeholders. “Afinal, de pouco adianta desenvolvermos um produto fantástico e sustentável, se o mercado não o conhece”, concluiu.

O treinamento realizado com as equipes da Saint-Gobain foi resultado da colaboração entre a Unidade Sustentabilidade do CTE e a Rede de Negócios, produto do CTE enredes desenvolvido para apoiar fabricantes de produtos ou fornecedores de serviços que desejam melhorar sua conexão com o mercado da construção e impulsionar vendas. Clique aqui para saber mais!

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up