Em mercados competitivos, empresas que compreendem as demandas de seus clientes naturalmente se destacam. Afinal, ao deter esse conhecimento, elas são mais capazes de estabelecer uma comunicação assertiva com seus públicos-alvos, bem como de desenvolver produtos na medida certa para atendê-los.
A divisão de produtos para a construção da Saint-Gobain, por exemplo, vem trabalhando para aprimorar a sintonia entre seus produtos e as necessidades do mercado quanto à sustentabilidade. O Grupo reúne seis marcas líderes em seus segmentos — Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover, Sonex e Ecophon.
Como parte dessa estratégia, a companhia realizou, recentemente, um treinamento com quatro horas de duração com os especialistas em sustentabilidade do CTE em São Paulo. “A ideia foi ampliar o conhecimento das equipes visando auxiliar nossos clientes a desenvolver empreendimentos cada vez mais sustentáveis”, disse Rafaela Camargo, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento.
O conteúdo apresentado teve como focos as certificações de sustentabilidade, especialmente os processos LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e Aqua-HQE, bem como a análise do ciclo de vida dos materiais de construção. Participaram do encontro presencial profissionais das áreas comercial, marketing, especificação de produtos e pesquisa & desenvolvimento da multinacional.
“Um dos objetivos da ação foi prover às equipes mais clareza e atualização sobre o que o mercado precisa e sobre o que nós podemos oferecer enquanto indústria”, acrescentou a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Amanda Gomes. Ela contou que o Grupo criou, há cerca de dois anos, um comitê de sustentabilidade multidisciplinar e tem uma equipe dedicada ao desenvolvimento de análises de ciclo de vida (ACVs) para as soluções de seu portfólio. Ao oferecer acesso amplo às informações de sustentabilidade de seus produtos, a expectativa da Saint-Gobain é ampliar a presença de suas marcas em empreendimentos com preocupação sustentável e/ou com selos verdes.
Ação estratégica
O foco em sustentabilidade não é uma novidade na Saint-Gobain. O Grupo é signatário do Pacto Global da ONU desde 2003 e, desde 2015, está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Globalmente, a Saint-Gobain trabalha com a meta de estimular o surgimento de uma economia de baixo carbono nos países onde atua e com o compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050.
Ao longo dessa trajetória, a companhia tem atuado em múltiplas frentes, entre elas, projetos tornar suas embalagens 100% recicláveis e para garantir a redução de 50% da captação de água para uso industrial até 2030.
“Muitos de nossos produtos voltados para a construção têm um impacto positivo importante para a construção de edificações mais eficientes e sustentáveis. O treinamento com o CTE nos ajudou a identificar esses impactos para comunicá-los com mais precisão ao mercado, além de entender como podemos fazer ainda mais e melhor”, comentou o gerente de produtos, Thiago Kaschny.
Segundo ele, um ensinamento aprendido no encontro promovido no CTE foi o de que a companhia está no caminho certo ao dedicar esforços para o desenvolvimento de declarações ambientais de seus produtos (EPDs). “Saímos mais confiantes e engajados de que o momento é de acelerar o desenvolvimento das declarações, até para impulsionar o mercado a um novo patamar de sustentabilidade”, revelou Kaschny.
Na visão de Douglas Meirelles, gerente de serviços ao cliente, falar em sustentabilidade na Construção Civil passa por repensar muitos modelos que levem a construir com mais inteligência, produtividade, industrialização e melhor aproveitamento dos recursos.
Nesse contexto, a transparência sobre como cada produto impacta o ambiente, a saúde e o bem-estar dos usuários é um ativo valioso. “Isso mostra a importância da análise de ciclo de vida, um instrumento que nos ajuda a levar ao mercado soluções com cada vez melhor desempenho e menos emissões de carbono”, disse Meirelles. Na visão dele, outra ação imprescindível é estabelecer uma comunicação clara com todos os stakeholders. “Afinal, de pouco adianta desenvolvermos um produto fantástico e sustentável, se o mercado não o conhece”, concluiu.
O treinamento realizado com as equipes da Saint-Gobain foi resultado da colaboração entre a Unidade Sustentabilidade do CTE e a Rede de Negócios, produto do CTE enredes desenvolvido para apoiar fabricantes de produtos ou fornecedores de serviços que desejam melhorar sua conexão com o mercado da construção e impulsionar vendas. Clique aqui para saber mais!