fbpx

Conheça os requisitos de acústica nas principais certificações para green buildings

4 de março de 2024

Nos últimos anos, a busca por construções sustentáveis tem impulsionado o interesse por certificações que atestam o compromisso de edifícios com o meio ambiente e o bem-estar dos usuários. Entre essas certificações, destacam-se o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o WELL Building Standard e o GBC Casa e Condomínio (Green Building Council).

A qualidade acústica dos espaços é um aspecto importante a ser considerado, uma vez que o ruído excessivo impacta negativamente a saúde e a produtividade dos ocupantes. 

Confira a seguir como cada referencial aborda a acústica, essa dimensão tão importante do ambiente construído:

Certificação LEED: sustentabilidade e conforto acústico

Os créditos de acústica são diferenciais na obtenção do LEED v4.1 para os referenciais BD+C (Building Design and Construction) e ID+C (Interior Design and Construction). 

No LEED BD+C (novas construções), o crédito de acústica se aplica a qualquer tipologia de uso, como edifícios comerciais, escolas, data centers, centros de distribuição/ depósitos, hotéis ou hospitais. 

Esse crédito aborda estratégias de projeto que minimizam ruído de sistemas de ar-condicionado. Ele foca, também, o isolamento acústico entre ambientes, a redução do impacto de ruídos externos, assim como recomenda o tempo de reverberação adequado em função do uso de cada espaço. 

Válido para projetos de interiores corporativos, hotéis, edificação hospitalar, entre outros, o LEED ID+C contempla, além das estratégias abordadas no BD+C, as diretrizes para o uso de mascaramento sonoro e ruídos residuais máximos de acordo com o uso do ambiente. 

A confirmação do atendimento aos requisitos deve ser feita por documentação projetual, fichas técnicas dos materiais e equipamentos, memória de cálculo ou medições efetuadas em obra, a depender do que será atendido pelo projeto.

Além de contribuir para os créditos da certificação LEED, um projeto acústico bem executado pode resultar em benefícios tangíveis, como aumento da produtividade, conforto dos ocupantes e satisfação geral. Isso reflete a crescente conscientização sobre a importância da acústica como parte integrante do projeto sustentável e do bem-estar. 

WELL Building Standard: o bem-estar em primeiro lugar

A Certificação WELL Building Standard tem uma abordagem inovadora que visa promover ambientes centrados no bem-estar dos ocupantes. Nessa certificação, a qualidade acústica desempenha um papel importante, influenciando diretamente a saúde auditiva e o conforto dos ocupantes. 

Os créditos relacionados à acústica na certificação WELL abrangem diversos aspectos, desde o mapeamento acústico até o uso de materiais específicos para absorção sonora.

O mapeamento acústico diz respeito ao estudo de layout pensado para segmentar os espaços conforme suas necessidades acústicas, separando áreas mais ruidosas das que requerem mais silêncio. Essa análise serve como base para a implementação de estratégias direcionadas à melhoria da qualidade acústica no projeto.

O programa de proteção à saúde auditiva destaca a importância de implementar medidas que minimizem o risco de danos auditivos nos ocupantes do edifício. Isso inclui a conscientização sobre práticas seguras relacionadas ao som, como uso de EPI e exames regulares de audiometria. 

Para o isolamento acústico e o tempo de reverberação, são apresentados critérios específicos que buscam garantir a usabilidade dos ambientes, reduzindo a transmissão de sons indesejados entre diferentes espaços, assim como a minimização da reverberação, tão importante em locais como salas de reunião e auditórios.

O ruído de impacto também é abordado e os requisitos visam reduzir a transmissão de sons causados por impactos estruturais, como passos e movimentação de móveis, por exemplo. Estratégias de projeto e a seleção de materiais são incentivadas para reduzir esse tipo de transmissão sonora. 

Os sistemas de áudio também entram em foco, com ênfase na escolha e instalação adequada de equipamentos que atendam às necessidades acústicas do espaço, garantindo uma reprodução sonora nítida.

Os créditos de acústica na Certificação WELL Building Standard refletem o compromisso em criar ambientes que não apenas atendam aos padrões de eficiência, mas também promovam a saúde auditiva e o bem-estar dos ocupantes. Além de contribuir para a certificação, a integração dessas práticas também colabora para a construção de espaços mais saudáveis e agradáveis de se habitar.

GBC Casa e Condomínio: Sustentabilidade e acústica em empreendimentos residenciais  

O Green Building Council (GBC) – Casa e Condomínio foca a sustentabilidade de empreendimentos residenciais. Em relação aos requisitos acústicos, o referencial incorpora os critérios da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575), visando atendimento aos níveis intermediário e superior pelo método detalhado – simulação.  

Para obter o crédito, é preciso especificar as soluções de isolamento acústico empregadas em sistemas de pisos, paredes internas e externas (fachadas), coberturas e instalações, assim como apresentar os resultados de ensaios em conformidade com o crédito. 

Enfoques complementares para um ambiente sustentável e acusticamente mais eficiente

As certificações LEED, WELL e GBC Casa e Condomínio apresentam abordagens complementares no que diz respeito aos requisitos acústicos. 

O LEED equilibra a sustentabilidade com o conforto acústico, o WELL destaca o bem-estar humano e a saúde, enquanto o GBC Casa e Condomínio enfatiza o isolamento acústico em empreendimentos residenciais.

A escolha entre essas certificações dependerá dos objetivos específicos de cada projeto. Seja promovendo práticas sustentáveis, priorizando o bem-estar humano em ou integrando a sustentabilidade em empreendimentos residenciais, cada certificação oferece um caminho para a criação de espaços que sejam ambientalmente responsáveis e acusticamente mais confortáveis.

* Consultora de acústica no CTE, Andrea Destefani é arquiteta e urbanista formada pela Unicamp, com mestrado em Tecnologia de Edificações pelo IPT e MBA em gestão de negócios pela USP. Possui mais de dez anos de experiência profissional com foco em conforto ambiental para o ambiente construído.

 

Leia também:

Qual é a importância da acústica para o desempenho de edificações residenciais?

Andrea Destefani

Andrea Destefani

Consultora de acústica no CTE

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up