Cada vez mais iniciativas de sustentabilidade urbana surgem no mercado, com o intuito de reduzir o impacto ambiental do desenvolvimento urbano e da construção civil. Lançada na Cidade de Portland (EUA) em 2009, dentro do Portland Sustainability Institute (PoSI), a certificação Eco Districts busca apoiar comunidades na implementação de estratégias de sustentabilidade na escala local.
Quer entender melhor o impacto da certificação? Continue a leitura e saiba mais!
Integração entre comunidade e mercado
Uma metodologia eficiente para transformar visão em ação, a Eco Districts tem como princípio o diálogo entre comunidades, empresas, gestores públicos e investidores. Por meio de metas para um território pré-definido, visa a redução de impactos ambientais, o fortalecimento da economia local e a melhora da qualidade de vida de seus habitantes.
São estabelecidos metas e indicadores para medir, por exemplo, a redução do consumo de energia, água, geração de resíduos, índice de mobilidade urbana, humanização de ambientes, entre outros objetivos.
A certificação EcoDistricts oferece uma metodologia flexível de planejamento e transformação para qualquer região, bairros novos ou existentes, comunidades planejadas e até empreendimentos Mixed-use de escala urbana.
Tanto o EcoDistricts, como os demais selos de sustentabilidade urbana, vem fomentando oportunidades, sobretudo diante dos novos desafios provocados pela retomada do mercado imobiliário e da construção civil, pelas novas economias e pela sociedade da era digital.
Aproveite e conheca alguns cases de EcoDistricis
Muito além de um espaço verde, o EcoDistricts tem como diferencial buscar o fortalecimento do engajamento comunitário, através de um plano coordenado que envolve diferentes atores do setor privado e público, tendo em mente a urgência dos desafios sociais e ambientais para que nossas cidades se tornem mais sustentáveis, inteligentes, inclusivas e inovadoras.
Quer continuar lendo sobre certificações importantes para promover a sustentabilidade na construção civil? Saiba mais sobre a certificação LEED, criada nos EUA e atualmente adotada por mais de 160 países.