fbpx

A importância da preocupação com a segurança contra incêndio

23 de outubro de 2019

Atualmente percebemos que o tema segurança contra incêndio, está presente na pauta de discussão das soluções construtivas previstas em cada empreendimento desde as primeiras etapas do desenvolvimento do produto. Parte dessa preocupação deve-se às cobranças dos agentes fiscalizadores locais, que aumentam cada vez mais em função dos incêndios ocorridos no Brasil e no mundo.

Cada um dos materiais e sistemas previstos em uma construção podem influenciar na ignição do fogo, sua propagação e na resistência dos elementos construtivos para manter estabilidade da edificação e permitir a fuga em caso de incêndio.

Fogo se apaga no projeto

A relação do edifício com o fogo obedece principalmente à duas condições: a reação ao fogo de seus materiais e a resistência ao fogo de seus elementos. No Brasil, esses dois aspectos são regulamentados através das normas brasileiras (NBR) e das instruções técnicas do Corpo de Bombeiros (IT) que especificam os métodos de classificação, mínimos requisitos, e aplicação de cada exigência.

Com a especificação de novas tecnologias construtivas, é preciso ter cuidado em utilizar produtos que sejam compatíveis com o uso de cada ambiente. Assim, é preciso prever o tempo de fuga em cada caso e determinar os materiais de revestimentos com baixo índice de propagação, assim o fogo irá demorar mais a se alastrar.

Além disso, também é importante atentar para as diretrizes de compartimentação tanto vertical como horizontal, de forma que as chamas do fogo não atinjam o pavimento superior pelas aberturas de fachada como por segmentações nas lajes decorrentes de shafts e tubulações.

Não menos importante, deve-se atentar para o tempo de resistência ao fogo dos elementos estruturais que garantirão a fuga dos ocupantes e o controle do fogo de forma segura.

A Kingspan Isoeste, empresa fabricante de painéis termoisolantes utilizados em fachadas e coberturas, contratou o CTE para desenvolver um documento técnico sobre esse assunto.

Para todos que percebem a urgência de edifícios projetados paralelamente à segurança contra o fogo, vale a pena conferir e estudar o documento que está disponível gratuitamente através do link.

Utilize essas informações para orientar no seu projeto.

 

TAGS: Importância da segurança, Incêndio, Segurança

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up