fbpx

ABNT publica primeiras Emendas que revisam o Requisito de Desempenho Térmico da NBR 15575 e coloca em consulta nacional as propostas para Desempenho Acústico

20 de abril de 2021

Em 2018 iniciaram os trabalhos de revisão da NBR 15575. Entre final de 2018 e final de 2020, 3 GTs avançaram em suas propostas de revisão: Desempenho Térmico, Desempenho Lumínico e Desempenho Acústico.

O texto das Emendas à NBR 15575 que revisam o Requisito de Desempenho Térmico, entrou em Consulta Nacional no final de 2020 e, em 14 de janeiro de 2021, concluída a análise da Consulta Nacional, a Comissão de Estudo aprovou o Projeto para publicação como Norma Brasileira.

As Emendas

As Emendas, com data de publicação de 30 de março de 2021, revisaram as partes 1, 4 e 5 da NBR 15575, respectivamente, Requisitos Gerais, Requisitos de Desempenho de Vedações Verticais e Desempenho de Sistemas de Cobertura, quanto ao Desempenho Térmico.

Cada Emenda publicada contempla o texto que aquela parte da NBR 15575:2021 “não se aplica aos projetos de construção que tenham sido protocolados para aprovação no órgão competente pelo licenciamento anteriormente à data de sua publicação como Norma Brasileira, bem como àqueles que venham a ser protocolados no prazo de 180 dias após essa data,…”. O tempo estipulado permitirá às empresas e projetistas se adequarem às novas exigências.

Além da revisão do Requisito de Desempenho Térmico, as emendas atualizaram algumas Referências Normativas e a seção de Termos e Definições, que, somente na parte 1 da NBR 15575, passou de 43 termos e definições para 105.

De modo geral, o método simplificado de análise do desempenho térmico, apresentou mais claramente como considerar as partes não opacas no cálculo. Já para a Simulação computacional, a atual versão considera análise das temperaturas operacionais anuais ao invés de apenas dia típicos de inverno e verão e amplia o escopo de análise em diversas unidades, e não somente a unidade mais exposta. Para esta verificação serão utilizados dois modelos de análise (edifício real e de referência) e deverão ser consideradas as cargas internas dos APP (ambientes de permanência prolongada). Segue abaixo um quadro com alguns pontos comparativos entre as duas versões da NBR 15575 para Desempenho Térmico:

Até o momento, as emendas estão disponíveis no site da ABNT. Clique aqui para fazer o download gratuito.

Revisão do Requisito de Desempenho Acústico

No início de abril, as Emendas à Norma de Desempenho que revisam o Requisito Desempenho Acústico, também entraram em Consulta Nacional.

Assim como as primeiras Emendas, o texto revisa o Requisito específico, mantendo inalterados os demais. Neste caso (Desempenho Acústico), o texto apresenta proposta de revisão nas partes 1, 3, 4, 5 e 6 da NBR 15575.

Os interessados podem participar até dia 6 de maio de 2021. Acesse o site da ABNT para saber mais .

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up