fbpx

Construção Civil: 5 motivos para estar em compliance

9 de dezembro de 2019

Originada do verbo inglês “to comply”, que significa agir em sintonia com as regras, a palavra compliance entrou definitivamente para o vocabulário das organizações de todos os segmentos.

Na Construção Civil não poderia ser diferente, especialmente quando a preocupação com a ética é cada vez maior no setor. Por sua importância, neste artigo vamos falar sobre compliance e os benefícios que ele oferece aos seus negócios. Confira!

Compliance: mais do que adequação jurídica

O conceito de compliance surgiu na década de 90 com o objetivo de apoiar as empresas a cumprirem as regras jurídicas. Com o tempo passou a visar o cumprimento de procedimentos internos, normas e políticas organizacionais.

No Brasil, de modo especial, o compliance ganhou grande impulso com as investigações sobre corrupção que envolveram diversas instituições nos últimos tempos.

Por conta disso, surgiu a Lei no 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção, estabelecendo a responsabilidade administrativa e civil de pessoas jurídicas – bem como seus administradores e dirigentes – pela prática de atos contra a Administração Pública, nacional ou estrangeira.

A punição envolve multas, que podem chegar a 20% do faturamento da empresa, perda de bens, proibição de obter benefícios, interdição de atividades e, até mesmo, dissolução da organização. Isso sem contar os prejuízos à reputação – muito difíceis de serem calculados.

Compliance na Construção Civil

No segmento, nos últimos anos, vimos crescer a preocupação com a ética e a transparência, através dos cuidados para estar em compliance – que, também, ajudam na busca por inovação.

E é bom que seja assim, uma vez que a reputação de uma organização demora para ser construída, mas pode ser destruída rapidamente, dada a rapidez e o alcance das ferramentas de comunicação moderna.

Claro que cada empresa de construção deve desenvolver seu manual de compliance, mas veja alguns tópicos essenciais a serem considerados:

  • Cuidados com a saúde de todos os colaboradores e ações de prevenção a acidentes de trabalho;
  • Total respeito às leis trabalhistas vigentes e às normativas da Construção Civil – conheça algumas delas;
  • Conduta ética e responsável de todas as pessoas envolvidas no projeto, em todas as fases de seu desenvolvimento;
  • Responsabilidade, qualidade e ética na escolha pelos materiais e outros itens que garantam a excelência no produto final.

Um plano de compliance exige comprometimento de todas as pessoas que estão atuando no projeto, sendo necessário criar uma cultura voltada à ética e ao cumprimento das normas estabelecidas pela empresa – não basta criar um excelente conjunto de regras se os colaboradores não as conhecerem e praticá-las.

5 motivos para estar em compliance

Estar em compliance exige esforço de toda a empresa, mas traz muitos benefícios também – como você pode conferir a seguir.

1. Fortalecimento de marca
Uma empresa de construção ética e transparente fortalece sua reputação, obtendo maior credibilidade no mercado e conquistando respeito de clientes, fornecedores e sociedade – facilita, ainda, a atração de mão de obra qualificada.

2. Educação do mercado
Uma empresa em compliance exigirá de toda sua cadeia de trabalho um comportamento à altura, promovendo uma transformação que, aos poucos, vai contagiando mais e mais organizações – e beneficiando todo o mercado.

3. Preservação da integridade física
A obediência a procedimentos diminui a possibilidade de falhas na segurança, bem como identifica eventuais vulnerabilidades, diminuindo a possibilidade de acidentes.

4. Aumento de produtividade
Estar em compliance significa seguir processos elaborados com precisão e gerar maior qualidade, minimizando falhas, eliminando repetição de tarefas (por erros), impedindo a perda de materiais e garantindo a qualidade das atividades desenvolvidas. Essas e outras vantagens aumentam a produtividade.

5. Redução de custos
Ao evitar gastos como multas por descumprimentos à legislação, interrupção de atividades, gastos extras com advogados, processos trabalhistas, controle inadequado de estoque e cronograma, por exemplo, empresas em compliance conseguem reduzir seus custos.

Estar em compliance é mais do que uma opção: é uma necessidade que gera melhores resultados aos negócios.

Trata-se de um processo complexo e que exige grande conhecimento do mercado, para atender todas as normativas, envolver as equipes e garantir que o plano de conformidade seja vivenciado por todos os colaboradores.

Contar com o apoio de uma empresa especializada – como o CTE, que possui ampla experiência no setor de Construção Civil -, permitirá que sua empresa fique em compliance de modo prático e eficaz. Contate nossos especialistas e veja como eles poderão ajudar a obter os benefícios de estar em conformidade!

E-book-Certificações-WELL-e-Fitwel

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up