fbpx

Transformação digital na construção civil: o que é, como iniciar e impactos

19 de março de 2024

Não é novidade que vivemos em um mundo onde a tecnologia assume cada vez mais protagonismo. Essa realidade tem exigido das empresas movimentos mais contundentes em busca de atualização e inovação de processos. Mas, como fazer a transformação digital na construção civil

Como fazer com que a tecnologia esteja presente em todo o ciclo de desenvolvimento dos empreendimentos, do planejamento ao pós-obra?

Ao longo deste artigo, você entenderá mais sobre o processo de digitalização das empresas, suas vantagens, desafios e aplicações. Continue conosco!

O que é transformação digital?

transformação digital

A transformação digital é um processo abrangente que muda a maneira como uma empresa opera. Ela pode ser definida como o processo que uma organização aplica para integrar a tecnologia digital em todos os seus processos. 

É muito comum que a transformação digital seja associada à automação e à digitalização. Mas ela vai muito além, tornando-se parte da cultura da empresa. A transformação digital visa, essencialmente, que as empresas repensem seu negócio para a era digital.

Ela tornou-se importante especialmente no contexto pós-pandêmico, quando ficou clara a necessidade das companhias serem capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e a um mercado volátil.

Diante da mudança do comportamento dos consumidores, aderir ao movimento de transformação digital deixou de ser um diferencial e tornou-se um requisito imperativo para organizações garantirem sua perenidade e relevância.

O objetivo é fazer com que a tecnologia seja uma aliada do desenvolvimento, transformando processos e mudando o modo como as empresas produzem, se organizam, se relacionam e se posicionam no mercado. 

Qual a importância da transformação digital na construção civil?

Existem inúmeras vantagens competitivas que as empresas podem obter quando se aproximam do ecossistema de inovação e investem em transformação digital. Podemos destacar entre elas:

  • Aumento da produtividade e da agilidade dos processos – A McKinsey & Company projeta um aumento de até 14% na produtividade de construtoras que optam por tecnologias inovadoras até 2025. Tudo isso graças à redução de falhas de comunicação e à facilitação do acesso a dados importantes, permitindo um uso mais eficiente de recursos.
  • Redução de custos operacionais e de prazos – Um estudo da FMI Corporation avaliou o uso de tecnologias digitais, como o BIM (Building Information Modeling), e a análise de dados. Ele descobriu que ambas soluções podem representar uma redução de 20% no tempo de duração de um projeto.
  • Diminuição de erros e aumento da previsibilidade.
  • Melhoria da experiência do cliente.
  • Aumento da assertividade de planejamento e orçamento.
  • Mais insumos para a tomada de decisão pelos gestores.
  • Criação de um ambiente propício à melhoria contínua e à inovação.

Quais são os pilares da transformação digital?

A transformação digital se apoia em três pilares, que são até mais importantes que as soluções tecnológicas que o processo pode trazer. São eles: inovação, cultura corporativa e foco no cliente:

  • Inovação — A mentalidade da equipe é um ponto que pode acelerar ou atrasar uma estratégia de transformação. 

Por isso, é importante investir em uma cultura de inovação, aberta a testes, tolerante a erros e que fomente novas ideias e modos de fazer.

  • Cultura corporativa — A transformação digital é sobre a adaptação da cultura do negócio e da maneira como ele opera para trabalhar com as novas tecnologias. 

Nesse contexto, o fator humano é um dos pilares que sustentam a transformação, que começa com a implementação de um mindset inovador.  

Para as construtoras que se deparam com resistências nas equipes internas, a dica é identificar quem são os colaboradores com maior abertura para a mudança.

  • Foco no cliente — Ter o cliente no centro do negócio é o segredo para o sucesso de diversas empresas que têm a transformação digital como foco. 

Além de olhar para a jornada de compra, é necessário entender motivações, expectativas, ideais e objetivos do cliente. Esses dados são essenciais na criação de produtos e serviços.

A aquisição de novos clientes também passa pela transformação digital. O uso de martechs (softwares que otimizam estratégias de marketing), o gerenciamento de dados e automações são meios de otimizar campanhas de marketing e gerar valor para o consumidor final.

Como acelerar a transformação digital na construção civil?

transformação digital

O primeiro passo a ser dado por uma empresa que tem a ambição de avançar na transformação digital é buscar atualização. 

“Os profissionais não podem ficar em seus casulos, dizendo que vão continuar fazendo o que fizeram nos últimos vinte anos. Isso não vai mais funcionar. O mundo está mudando e tem muita coisa acontecendo”, salienta Bob de Souza, CEO do CTE.

Segundo ele, as empresas não precisam fazer uma disrupção total. Elas podem começar racionalizando o que já fazem e desenhando uma evolução gradativa, com um objetivo definido. 

A etapa seguinte é compreender o que o modelo de negócio permite. Só então parte-se para a busca de soluções digitais aderentes. Outras práticas recomendadas para as empresas que estão iniciando uma jornada de transformação digital:

  • Buscar aproximação com startups. Lembre-se que essas empresas estão focadas em solucionar dores do mercado.
  • Revisitar os processos e analisar sua eficácia, antes da digitalização. 
  • Democratizar o digital para toda a operação.
  • Desenvolver um painel de indicadores para medir os resultados da transformação.
  • Testar sem ter medo de errar, mas fazer correções rápidas.
  • Validar a interoperabilidade entre as plataformas.
  • Promover o engajamento do time no digital.
  • Planejar processos de transformação com implantação ágil, para evitar a obsolescência. 

O papel do BIM na transformação digital do setor

Ainda que com atraso, a transformação digital da construção evolui no Brasil, muito em função da adesão ao BIM (Building Information Modeling). 

Além de uma representação 3D, a modelagem da informação da construção é porta de entrada para diversas tecnologias associadas à Construção 4.0, induzindo a construção virtual e a realização de simulações de desempenho.

Em muitas construtoras e incorporadoras o BIM já vem apoiando o planejamento, a extração de quantitativos e, até mesmo, a execução em campo. 

Confira nesta live como a Even e a Tarjab têm conquistado ganhos com a introdução de novas tecnologias digitais. Entre eles, redução de custos e de retrabalhos, agilidade na tomada de decisão, sustentabilidade e segurança jurídica.

Quais os desafios da transformação digital?

Na construção civil, os processos de transformação são muitas vezes lentos, acompanhados de inúmeros desafios. Entre eles, há a necessidade de maior investimento em inovação e a carência por profissionais capacitados, com domínio sobre as novas tecnologias.

Um estudo da consultoria IDC, sob encomenda da Autodesk, mostra que somente 13% das empresas do segmento se consideram maduras em relação à adoção de novas tecnologias, apesar de 72% delas terem colocado a transformação digital como prioridade.

Na mesma pesquisa, 46% dos entrevistados relatam dificuldades em criar um plano único que seja estratégico para priorizar a implementação de investimentos em tecnologia. 

Enquanto isso, 42% dos respondentes sentem falta da construção de uma arquitetura tecnológica que permita trabalhar com escala. 

O CTE apoia diversos agentes do setor da construção na adoção de inovações e em suas jornadas de transformação digital. 

Por meio do Enredes, oferece ao mercado um pacote de soluções para criar redes de relacionamento, compartilhar conhecimentos e promover movimentos para a melhoria do desempenho e da produtividade. 

Entre em contato para falarmos mais a respeito!

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up