fbpx

Qual é a importância da acústica para o desempenho de edificações residenciais?

29 de janeiro de 2024

O isolamento acústico tem papel fundamental para a performance de um imóvel residencial. Os ruídos indesejados, sejam eles internos ou externos à edificação, compõem um dos principais motivos de reclamações e conflitos entre moradores. Para atender aos requisitos de desempenho acústico, é importante que o projeto possua soluções que isolem o ruído indesejado, como o tráfego de veículos, equipamentos mecânicos, conversas e músicas alheias.

Durante a pandemia de COVID-19, muitos profissionais aderiram ao home office e perceberam o quanto a acústica deficitária afeta a produtividade e a concentração, além de causar diversos problemas de saúde como perda auditiva, zumbidos, cefaleia e taquicardia. Fora do horário comercial, o ruído pode dificultar também atividades como leitura, assistir TV, dormir e se alimentar, afetando a rotina diária e praticamente todas as atividades exercidas dentro de casa.

A performance acústica adequada depende, majoritariamente, das soluções técnicas aplicadas durante o projeto da edificação e da qualidade de suas respectivas execuções no período de obras.

Por onde começar?

Existem dois tipos de transmissão sonora que devem ser abordados em residências multifamiliares: o som aéreo (como vozes e música) e o ruído estrutural (caminhar, arrastar de móveis). Todos os caminhos de transmissão sonora devem ser avaliados, tanto o caminho direto, quanto as transmissões laterais. 

No Brasil existem duas normas que tratam do conforto acústico em edificações: a ABNT NBR 15.575 e a ABNT NBR 10.152, explicadas brevemente a seguir:

A NBR 15.575 – Edificações habitacionais – Desempenho aborda, entre outros temas, os requisitos para isolamento acústico de vedações externas (fachadas), coberturas, vedações internas e sistemas de piso. A norma delimita níveis mínimos, intermediários e superiores de desempenho acústico voltados à construção de edificações habitacionais.

Os valores recomendados pela norma para atendimento ao nível mínimo não garantem o conforto acústico, mas servem para equalizar a qualidade dos empreendimentos conforme os mesmos parâmetros. 

Já a ABNT NBR 10.152 – Níveis de pressão sonora internos a edificações, revisada em 2020, apresenta valores de referência para ambientes internos de uma edificação conforme o uso. A norma também apresenta valores de referência como RLAeq (nível de pressão sonora equivalente), RLASmax (nível de pressão sonora máximo), e RLNC (curva NC – noise criteria) para 48 ambientes, distribuídos em dez categorias. Para ambientes residenciais, há requisitos para dormitórios, salas de cinema e estar, conforme a tabela abaixo.

 

Finalidade de uso RLAeq (dB) RLAMax (dB) RLNC
Dormitórios 35 40 30
Salas de estar 40 45 35
Salas de cinema/ Home Theater 40 45 35

 

Tabela 01: Níveis de pressão sonora recomendados conforme a finalidade de uso. Fonte: ABNT NBR 10.152.

 

Consultoria e laudos de acústica

Para garantir a performance e a segurança dos construtores, os laudos acústicos são de extrema importância.

A consultoria em acústica é capaz de prever, ainda em projeto, o desempenho dos sistemas a serem adotados na edificação. Apesar disso, ainda se faz necessária a execução de medições após a construção dos novos empreendimentos, para garantir que a performance dos sistemas atingiu o que foi previsto em projeto e que realmente atende aos requisitos da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575). 

O CTE Sustentabilidade atua na avaliação e proposição de estratégias para melhoria do conforto ambiental das edificações. Entre os serviços realizados, destacam-se simulações para atendimento da ABNT NBR 15.575, consultoria em conforto térmico e lumínico, bem como consultoria em acústica. Entre em contato para falarmos mais a respeito!

Leia também:

Conforto acústico em empreendimentos residenciais adquire mais ênfase pós-pandemia

 

Andrea Destefani é arquiteta e urbanista formada pela Unicamp, com mestrado em Tecnologia de Edificações pelo IPT e MBA em gestão de negócios pela USP. Possui mais de dez anos de experiência profissional com foco em conforto ambiental para o ambiente construído.

Andrea Destefani

Andrea Destefani

Consultora de acústica no CTE

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up