fbpx

Desempenho acústico, térmico e lumínico sob a ótica da Norma de Desempenho – ABNT NBR 15.575

25 de março de 2024

A norma brasileira NBR 15.575, também conhecida como Norma de Desempenho, estabelece parâmetros e critérios que devem ser atendidos pelas edificações habitacionais. Entre esses critérios, destacam-se os requisitos de desempenho térmico, lumínico e acústico, que exercem papéis relevantes na performance dos edifícios.

É importante entender que os requisitos de desempenho térmico, lumínico e acústico não são independentes, mas inter-relacionados. O projeto deve considerar esses três aspectos de forma integrada, buscando soluções que otimizem o desempenho em todas as áreas.

As três disciplinas se relacionam principalmente no que diz respeito aos elementos de vedações externas, esquadrias e coberturas.

Por exemplo, a escolha adequada de materiais para isolamento térmico em fachadas pode também contribuir para o isolamento acústico. Além disso, estratégias de posicionamento de aberturas para iluminação natural podem influenciar positivamente no desempenho térmico, reduzindo a necessidade de aquecimento ou resfriamento artificial.

Algumas especificações, no entanto, podem prejudicar uma das áreas desse “tripé do conforto”, se não forem compatibilizadas entre as especialidades. 

 

Alguns exemplos práticos

Maiores vãos de janelas aumentam a penetração de luz natural, mas podem reduzir o isolamento acústico global da fachada. Sistemas de vedação externa que podem melhorar a questão térmica, como blocos cerâmicos, precisam ser também avaliados pelo especialista em acústica, a fim de verificar se atende ao requisito de isolamento no contexto sonoro em que o projeto está inserido.

No que diz respeito às esquadrias, é preciso selecionar materiais e sistemas que atendam às exigências da norma. Fatores como o tipo de vidro, perfis de alumínio ou PVC, e a vedação adequada para evitar infiltrações de ar devem ser levados em conta pelos consultores. A escolha adequada das esquadrias contribui significativamente para o desempenho térmico, lumínico e acústico do edifício.

O guarda-corpo em varandas também tem um papel importante, pois além de proporcionar segurança aos usuários, é necessário garantir que o projeto e os materiais escolhidos não comprometam demasiadamente a entrada de luz natural nos ambientes. A transparência e a permeabilidade luminosa do guarda-corpo devem ser criteriosamente avaliadas.

A cobertura sobre unidades residenciais, por sua vez, deve ser projetada levando em consideração a incidência solar e seu respectivo isolamento térmico e acústico. Todos os materiais especificados, desde a laje, impermeabilização e contrapiso, devem ser simulados e compatibilizados.

Em resumo, a especificação de sistemas de fachada, esquadrias, guarda-corpo e cobertura precisa ser realizada de maneira integrada, considerando as exigências da norma NBR 15.575 e compatibilizada entre os especialistas da equipe de projeto.

O CTE Sustentabilidade atua na avaliação e proposição de estratégias para melhoria do desempenho ambiental das edificações. Entre os serviços realizados, destacam-se simulações para atendimento da ABNT NBR 15.575, consultoria em conforto térmico e lumínico, bem como consultoria em acústica. Entre em contato para falarmos mais a respeito!

 

Leia também:

Conheça os requisitos de acústica nas principais certificações para green buildings

 

Andrea Destefani é consultora de acústica no CTE. Arquiteta e urbanista formada pela Unicamp, com mestrado em Tecnologia de Edificações pelo IPT e MBA em gestão de negócios pela USP, possui mais de dez anos de experiência profissional com foco em conforto ambiental para o ambiente construído.

Andrea Destefani

Andrea Destefani

Consultora de acústica no CTE

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up