fbpx

CTE é a primeira empresa de consultoria no mundo a ser reconhecida como EDGE Champion pela IFC

12 de dezembro de 2023

São Paulo, dezembro de 2023 — O CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) acaba de ser reconhecido como EDGE Champion pela IFC (International Finance Corporation), organização do Grupo Banco Mundial voltada ao setor privado em países emergentes, pelo seu compromisso em certificar EDGE mais de um milhão de metros quadrados de construções no Brasil.

O título é designado às empresas que se destacam por sua liderança na promoção da descarbonização do ambiente construído em suas regiões.

Esta é a primeira vez que a IFC concede tal reconhecimento a uma empresa de consultoria e a uma companhia brasileira. Até então, apenas desenvolvedores imobiliários comprometidos a certificar uma parcela significativa de seus portfólios foram reconhecidos como EDGE Champion.

Segundo a IFC, o CTE demonstrou um compromisso notável em tornar mais sustentável o mercado imobiliário brasileiro, incluindo as mais diversas tipologias de edificação (residencial, hoteleiro, corporativo, varejo, entre outros).

Até o momento, o CTE já apoiou a certificação EDGE de 30 empreendimentos em várias cidades brasileiras, o que representa uma área total de mais de 350 mil metros quadrados. Para se ter uma ideia, esses projetos certificados pelo EDGE alcançaram economias da ordem de 8,704 MWh em energia e de 206,511 metros cúbicos de água, além de proporcionar uma redução de emissões de CO₂ de 2m423 toneladas. As economias dos projetos mencionados equivalem à energia utilizada por 836 casas anualmente, à água contida em cerca de 83 piscinas olímpicas e a retirada de 539 carros do tráfico a cada ano.

Além dos projetos que já têm certificação EDGE, o CTE está atuando em outros 41 empreendimentos com serviços de consultoria e auditoria que somam mais de 730 mil metros quadrados. Com esses projetos, o CTE alcançará a marca de um milhão de metros quadros certificados até o final de 2024.

Presente em mais de 150 países, o EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) é um processo de certificação de edificações baseado no uso de uma ferramenta web gratuita. Intuitivo, o software do EDGE funciona como uma calculadora que mensura o impacto de cada ação de sustentabilidade incorporada ao projeto.

“Focado nos temas de energia, água e carbono, o EDGE será responsável por uma mudança substancial do padrão brasileiro de construção”, acredita Adriana Hansen, diretora técnica da Unidade Sustentabilidade do CTE.  “O EDGE veio para amplificar a construção sustentável no Brasil e no mundo, desmistificando a retórica de que prédios verdes são apenas para o alto padrão”, complementa Hansen.

Sobre o CTE

O CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) é uma empresa de consultoria e gerenciamento especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção. Desde 1990, desenvolve metodologias e tecnologias para a melhoria da gestão das empresas, dos empreendimentos e das obras, estimulando e promovendo a produtividade, a competitividade, a cultura diferenciada e o crescimento sustentável da cadeia produtiva.

O CTE tem sido um agente de transformação em direção a cidades e edifícios mais sustentáveis. Desde 2006, mais de 400 projetos receberam alguma certificação ambiental com o apoio da consultoria. Isso significa, ao todo, mais de 20 milhões de metros quadrados certificados, impactando positivamente mais de 600 mil pessoas.

 

Sobre o EDGE

Uma inovação desenvolvida pela IFC, o EDGE ajuda os desenvolvedores imobiliários a construir e promover práticas sustentáveis de maneira rápida, fácil e acessível. A certificação exige a redução de pelo menos 20% no consumo de energia e de água nos edifícios, bem como nas emissões de CO₂ atreladas aos materiais de construção.

A certificação EDGEé atualmente financiado pelo Governo do Reino Unido e recebeu generoso apoio dos seguintes doadores: Áustria, Canadá, Dinamarca, ESMAP, UE, Finlândia, GEF, Hungria, Japão e Suíça. O programa de construção verde no Brasil é apoiado pela Fundação Rockefeller. Para mais informações, visite www.edgebuildings.com.

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up