fbpx

Wood frame: sistema industrializado está associado à construção sustentável e racional

11 de agosto de 2020

Você já ouviu falar no wood frame? Essa solução construtiva ainda é vista como uma inovação no Brasil, embora seja amplamente utilizada há mais de um século no hemisfério norte.

Indicada para a construção de residências unifamiliares e edifícios com até cinco pavimentos, a tecnologia, como o próprio nome indica, se baseia no uso de frames de madeira extraída de florestas plantadas e submetida a tratamentos químicos e em autoclave para evitar ataques de organismos xilófagos.

O post de hoje vai mostrar como a essa solução pode agregar velocidade de execução, alto desempenho e precisão às obras.

Siga conosco e boa leitura!

Foto: Projetos em construção Wood Frame TECVERDE/Crédito

CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA

Ainda há quem associe a construção em madeira à destruição de florestas ou a métodos de execução artesanais e arcaicos. Mas quando se fala em wood framing, está-se falando, na verdade, de um sistema industrializado, produzido em pátios fabris submetidos a rigorosos controles de qualidade.

A estrutura é composta por perfis de pinus (e, em menor grau, eucalipto) combinados a placas de OSB (oriented strand board) para formar painéis capazes de suportar às cargas incidentes. Sobre a chapa de OSB são inseridas barreira impermeável, placa cimentícia e acabamento. Na face interna são colocadas chapa de gesso acartonado e revestimento. Os quadros são pré-montados e chegam ao canteiro com as instalações e janelas já embutidas.

Uma vez no canteiro, os painéis são içados e montados com um índice de produtividade em torno de 3 m²/homem.hora. Essa é uma velocidade até três vezes superior a registrada em obras com alvenaria convencional.

As atividades que efetivamente são realizadas em canteiro são, basicamente, de acabamento. A redução de etapas e do número de subempreiteiros, diminui as interferências e os riscos que comprometem a qualidade, o prazo e o orçamento da obra.

POR QUE CONSTRUIR COM WOOD FRAME?

Como você pode perceber, a velocidade de execução é um ponto forte desse sistema construtivo. Tal ritmo se deve, em grande parte, à otimização da gestão da produção, que permite a execução simultânea de diferentes atividades, e à pouca interferência das condições climáticas no decorrer da obra. Algumas construtoras conseguem finalizar um prédio de até 4 pavimentos em menos de um mês.

A sustentabilidade é outro motivo que explica o interesse pelo wood framing. Primeiro porque a madeira utilizada para a construção das paredes e piso tem origem em reflorestamento, ou seja, sequestram carbono e são renováveis. Além disso, por se tratar de uma solução que chega pré-montada ao canteiro, a taxa de desperdício de materiais é mínima. Como referência, na construção de um condomínio com 76 casas em Extrema (MG), a construtora HM obteve redução de até 85% na geração de resíduos e de quase 90% no consumo de água, em comparação com os sistemas convencionais, com concreto e alvenaria.

Foto: Projetos em construção Wood Frame TECVERDE/Crédito

NORMA DE DESEMPENHO

De modo geral, a construção com wood frame é bastante versátil, permitindo liberdade de concepção arquitetônica e de tipologias. É possível encontrar aplicação tanto em residências de alto padrão com pé-direito elevado, quanto em habitações populares.

Outro indicador de flexibilidade é o conforto termoacústico, que pode ser graduado com menores espessuras de paredes, em comparação à alvenaria. A depender da exigência do projeto, é possível incluir isolantes térmicos e acústicos, barreiras de radiação solar e de umidade em paredes externas e internas, forros e telhados.

Em função das características dos materiais utilizados, as edificações erguidas com wood frame contam com resistência, estanqueidade e índices de isolamento termo-acústico para o atendimento à Norma de Desempenho em Edificações, a ABNT NBR 15.575:2013. Ensaios laboratoriais já comprovaram que frames de madeira estrutural submetidos a processo de dupla secagem e tratamento com preservante químico têm durabilidade superior a 50 anos.

A Unidade CTE Inovação & Tecnologia acompanha de perto sistemas como o wood frame que têm potencial para impulsionar a industrialização da construção civil. A nossa equipe está à disposição para conversar sobre essa e outras tecnologias e apresentar as melhores soluções para beneficiar toda a cadeia.

Melhores Webinars de 2020!

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up