fbpx

Os impactos do metaverso no mercado imobiliário

27 de junho de 2022

O metaverso é um tema que saiu do campo da ficção científica e tornou-se pauta de debates no mundo dos negócios. O assunto viralizou especialmente depois que Mark Zuckeberg anunciou o plano de converter o Facebook em uma companhia do metaverso em um prazo de cinco anos. Mas, afinal, o que é essa tecnologia disruptiva e como ela pode impactar os negócios imobiliários?

Estamos falando sobre um espaço coletivo composto de realidade virtual, aumentada e inteligência artificial, conectado à Internet, que replica a realidade através de dispositivos digitais. O metaverso consiste em um novo mundo onde a economia criativa digital encontra organizações e usuários para realizar atividades das mais diversas. 

Possibilidades inéditas

Segundo estudo realizado pela Bloomberg Intelligence, o metaverso representa uma oportunidade de mercado de até 800 bilhões de dólares. “Ele cria oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de aprender, trabalhar, vender e socializar a partir da maior integração entre o mundo físico e o digital”, disse Fernando Godoy, fundador da Flex Interativa. “No metaverso, as marcas poderão interagir de forma turbinada se comparada ao que ocorre hoje nas mídias sociais. Será possível visualizar produtos 3D, conversar com assistentes virtuais para tirar dúvidas, jogar um game para ganhar desconto, etc.”, explicou Godoy, em palestra recente às empresas integrantes do CTE enredes. Na visão do especialista, a expectativa é a de que a Internet 5G e o lançamento de novos dispositivos vestíveis, com alta capacidade de processamento impulsionem ainda mais as aplicações no metaverso.

Entre as corporações, o principal uso do metaverso será no desenvolvimento de jornadas muito mais interativas para clientes e colaboradores. O metaverso poderá facilitar reuniões e a integração do trabalho remoto e híbrido, bem como ser utilizado como local de treinamento e capacitação. As construtoras, por exemplo, poderão oferecer às suas equipes imersões em situações de risco para mostrar a importância do uso de equipamentos de segurança e treinar como reagir em momentos críticos.

Aplicações no mercado imobiliário

Além disso, com o metaverso passa a ser possível reproduzir e criar espaços e experiências digitais que se assemelham ao mundo ‘offline’, com possibilidades para comercialização de bens e serviços on demand

Grandes marcas do segmento de moda e vestuário já começaram a agir dentro desse conceito. Para pegar um exemplo do setor da construção, a Roca Brasil Cerâmica recentemente adotou o metaverso para apresentar os lançamentos de 2022 através de ambientes virtuais. 

A criação de experiências interativas na área de construção para lançamento de imóveis, stand de vendas ou tours virtuais também pode trazer múltiplos benefícios para o setor. Já há empresas pensando, inclusive, em associar o lançamento de empreendimentos físicos com uma versão no metaverso permitindo aos interessados passear com seus avatares pelo apartamento decorado e interagir com a área de lazer.

Também já é possível comprar terrenos virtuais no metaverso, em plataformas como a Decentraland e a The Sandbox. A negociação como token não fungível (NFT) garante a esses terrenos a condição de exclusividade, assim como ocorre com a escritura de um imóvel. Os terrenos podem, inclusive, gerar renda a seus proprietários, visto que podem ser alugados ou vendidos, por exemplo, para abrigar publicidade e eventos. 

Ao eliminar fronteiras entre o mundo físico e digital, o metaverso promete levar as interações a novos patamares, revolucionando a maneira de fazer negócios. Empresas que não querem ficar para trás, já estão atentas a esse movimento, analisando as oportunidades criadas por mais essa inovação.

Com o olhar voltado para as demandas do setor da construção, o CTE acompanha o desenvolvimento do metaverso e de outras tecnologias relacionadas, como realidade virtual e blockchain. Prestamos consultoria para transformação digital e apoiamos os diversos agentes do setor na adoção de inovações, sejam aplicáveis a produtos ou a processos empresariais, através do desenvolvimento de projetos customizados. Entre em contato para falarmos mais a respeito!

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up