fbpx

Como trazer inovação e tecnologia à construção civil

6 de novembro de 2019

Há tempos que a tecnologia vem impactando a rotina de empresas e pessoas, proporcionando inúmeras vantagens.

É um caminho sem volta e, por isso, neste post, vamos abordar algumas maneiras de usar a inovação na construção e obter os melhores resultados. Boa leitura!

A tecnologia a serviço da construção

Quem atua no setor sabe como a tecnologia já transformou a rotina da construção, otimizando tempo e recursos.

Na elaboração do projeto, softwares sofisticados são usados para desenhar e mostrar a visualização em 3D – o nível de detalhes é tamanho que evita imprevistos na execução – e realizar cálculos estruturais, diminuindo muito o tempo necessário para concluir esta etapa.

A inovação na construção também pode ser sentida na execução da obra, na gestão e no controle de prazos. Em tempo real, e fora do canteiro de obras, o responsável pode controlar a presença dos trabalhadores, saber se tem material suficiente e se comunicar de modo muito mais eficaz – e bem mais rapidamente.

Em atividades como preparação do terreno e estudo do solo, é possível utilizar drones e scanners  para mapeamentos, gerando economia e tornando os processos mais ágeis. Já perfurações mais profundas podem ser feitas bem mais rapidamente com a adoção de hélices ou estacas ômegas.

Até mesmo o drywall, cada vez mais utilizado nas construções nacionais, chegou para mudar a forma como se faz divisórias internas, barateando os projetos e tornando-os mais ágeis.

Esses são apenas alguns exemplos que já transformaram o setor. Mas a tecnologia – ainda bem – continua a promover a inovação na construção.

Inovação na construção: o futuro já  chegou!

Alguns recursos modernos são tão surpreendentes que parecem irreais. Mas já estão em uso, como podemos ver a seguir.

Concreto Autorregenerante

Também chamado de bioconcreto, esse produto foi desenvolvido na Holanda e está em fase de testes. Ele é composto por uma bactéria (bacillus pseudofirmus) que ao ser incorporada à massa do concreto produz carbonato de cálcio, sendo capaz de selar fissuras.

Internet das Coisas (IoT)

Pode ser usada de muitas formas, incluindo na manutenção. Com sensores instalados em telhados, elevadores ou ar condicionado, por exemplo, permite monitorar o ciclo de vida desses equipamentos, evitando substituição fora do tempo necessário e gerando maior segurança aos usuários e obra – além de propiciar redução de custos e tornar a manutenção bem mais e efetiva.

Seguindo essa mesma utilização, sensores em reservatórios permite acompanhar o consumo de água, desvios irregulares e identificar vazamentos ou avisar quando o concreto atingiu um nível adequado de resistência – permitindo tirar as fôrmas com segurança, e para rastrear matéria-prima, evitando perda de materiais no canteiro de obras.

Realidade Virtual

Imagine poder entrar dentro da habitação, que ainda não foi construída, e verificar que é possível efetuar melhorias e gerar maior conforto e comodidade ao usuário.

Pois a inovação na construção chegou a esse nível e existem empresas que já utilizam, também, para mostrar opções de decoração, cores, tamanhos e funcionalidade de móveis, etc.

Impressão 3D

Mais uma tendência que parece ter saído das páginas de ficção científica. Existem empresas usando essa inovação na construção – criando protótipos do projeto, em escala reduzida, para auxiliar a equipe de execução do projeto ou maquetes para demonstrar o resultado final do projeto, por exemplo.

Já a Fast Bric, empresa voltada à automação industrial, inovou ao usar a tecnologia para produzir e assentar tijolos, reduzindo tempo de construção e eliminando desperdício.

Elevador multidirecional, sem cabos

Um elevador que se movimenta por levitação magnética? Sim, ele já existe e permite a movimentação multidirecional, reduzindo tempo de locomoção em edifícios em até 50%.

A ThyssenKrupp, empresa responsável pela novidade, afirma que ausência de cabos também traz outra vantagem: melhoria no aproveitamento de espaços, já que os vãos para os elevadores passam a ser menores.

Os benefícios da inovação na construção

Ao evitar erros, diminuir a possibilidade de acidentes e diminuir desperdício de materiais, a tecnologia propicia a redução de custos – vale a pena conferir as tendências para a construção civil em 2020.

Também agiliza a comunicação entre todos os envolvidos em cada etapa da construção, fornece dados em tempo real, oferece ganhos na produtividade e permite medir os resultados de modo seguro. E com agilidade necessária para promover mudanças, sempre que necessário.

inovação na construção chegou para ficar e beneficiar seus negócios. E o time da CTE está à disposição para apresentar as melhores soluções.

 

    Quer receber as
    melhores dicas? Assine nossa newsletter

    Fique tranquilo, não enviaremos spam.

    keyboard_arrow_up