fbpx

E-books trazem informações para levar a construção civil a um novo patamar

24 de maio de 2021

Com foco em inovação, transformação digital, sustentabilidade e industrialização, a Unidade CTE Enredes, através da RCDI, Rede Construção Digital e Industrializada, acaba de lançar uma série de e-books com temas quentes e urgentes para os profissionais da indústria da construção.

Fartos de ideias, experiências e boas práticas, os guias abordam tecnologias aplicadas aos canteiros de obras e o BIM (Building Information Modeling). Eles também tratam de soluções capazes de dar mais eficiência à construção civil, como os sistemas industrializados e os pré-fabricados de concreto. Há, ainda, publicações com diretrizes para os programas de inovação corporativa e estratégias de marketing digital.

O conteúdo chama a atenção por sua atualidade, pertinência e consistência técnica. Ele se destaca, também pela abordagem inovadora, focada nos desafios enfrentados pelas empresas na implementação de novas soluções e em diretrizes objetivas para superar essas barreiras.

PRODUÇÃO COLETIVA

Cada um dos seis títulos é resultado de um trabalho árduo, que se estendeu por quase quatro meses, e que envolveu diferentes elos da cadeia produtiva. Eles são o resultado de Grupos de Trabalho (GTs) que se reuniram virtualmente ao longo de 2020 em uma série de atividades que incluiram debates, dinâmicas em grupo, palestras com especialistas externos e sessões de benchmarking

“Durante a jornada dos seis GTs, buscamos intensamente mapear os problemas na cadeia, com foco em  debater soluções e boas práticas para as empresas e para o Brasil”, disse Luiz Paulo Teixeira, facilitador dos Grupos de Trabalho e gestor do enredes Educação.

“Os autores das publicações são os 139 profissionais do setor que se engajaram nos GTs, representando as empresas que integram a Rede”, explicou Roberto de Souza, CEO do CTE. Segundo ele, uma marca interessante dos grupos foi reunir empresas de diversas regiões do Brasil e profissionais com múltiplos backgrounds. Isso garantiu representatividade capaz de gerar debates e insights significativos.

O conjunto de guias é um passo importante na jornada da RCDI criada em 2018 e composta, atualmente, por 70 empresas líderes do setor. “A Rede foi criada para exponenciar a digitalização e a industrialização da construção brasileira. Acreditamos nas conexões e no compartilhamento de conhecimento como alavancas para tornar o setor mais produtivo, sustentável e relevante para a sociedade”, disse Souza.

LEGADO PARA O SETOR E PARA A SOCIEDADE

O lançamento dos e-books, realizado no último dia 20 de maio, contou com a participação de algumas personalidades do setor, além de representantes das empresas que compõem a Rede.

Na ocasião, Teresa Cristina Souza Lima, diretora de planejamento da Habiarte, comentou que os GTs reuniram especialistas do mais alto nível, que conversaram com os participantes de modo muito franco. “A compilação de todas essas experiências nos e-books trará muito conhecimento para fortalecer o mercado como um todo”, analisou a arquiteta, representando os autores dos e-books.

“A indústria da construção tem o hábito de trabalhar em silos. A iniciativa da Rede de reunir diferentes elos da cadeia para debater e gerar conhecimento rompe com essa barreira e contribui para promover mudanças tão necessárias”, complementou Sara Gusmão. Pesquisadora e doutoranda na Purdue University, Gusmão foi uma das integrantes do GT Industrialização.

Eduardo Carmelo, CEO da Entheusiasmos, comentou sobre o desafio contemporâneo de filtrar informação de qualidade e segura em meio a uma abundância de dados. “Precisamos ter uma curadoria e é esse o presente que a Rede traz para todos nós. Estamos falando sobre conhecimento qualificado que foi estruturado por gente corajosa e inovadora”, destacou Carmelo, que participou como palestrante do GT Inovação.

Representando a academia, Vahan Agopyan, reitor da USP,  também prestigiou o lançamento dos e-books. “Como professor, é valioso ter materiais como esses e-books em mãos, elaborados por equipes heterogêneas, que se reuniram em busca de um consenso. Essa é a melhor forma de gerar conhecimento sólido e relevante”, afirmou Agopyan. “Que a Rede não pare de produzir novos títulos e atualize os e-books publicados de tempos em tempos”, concluiu o professor.

Saiba mais sobre cada e-book recém-lançado:

  • “BIM: Integrando as Empresas da Cadeia Produtiva da Construção” — Oferece diretrizes para a implementação da modelagem da informação em suas diferentes dimensões.
  • “Implementação do uso de pré-fabricados de concreto na construção imobiliária” — Aborda as necessidades das construtoras, gargalos no atendimento dessas demandas e diretrizes para a melhoria dos contratos e para o desenvolvimento de novos produtos.
  • “A Industrialização da Construção Envolvendo a Cadeia Produtiva” — Traça rotas para remover gargalos à industrialização e apresenta diretrizes gerais para a construção modular.
  • “Canteiros inteligentes: Tecnologias digitais aplicadas ao canteiro de obras” — Apresenta tecnologias focadas em planejamento, execução e controle de obras e detalha estratégias para implementá-las.
  • “Diretrizes para Programas de Inovação nas Empresas da Cadeia Produtiva da Construção” — Com ênfase nas particularidades das empresas do setor, aprofunda tópicos como modelos de inovação, formação de uma cultura organizacional inovadora, design de inovação e funding.
  • “Marketing digital para o mercado imobiliário” — Trata assuntos como jornada do consumidor e CX para a cadeia da construção, assim como as metodologias atuais para impulsionar os resultados das empresas.

Os seis e-books da Rede Construção Digital e Industrializada estão disponíveis para download gratuito. Clique aqui para acessá-los.

Quer receber as
melhores dicas? Assine nossa newsletter

Fique tranquilo, não enviaremos spam.

keyboard_arrow_up