fbpx
Sustentabilidade

Um dos maiores parques logísticos do país é certificado com o selo LEED

Projeto

Com alto padrão de qualidade e de eficiência, o GLP Guarulhos I é um condomínio logístico com localização estratégica, às margens da Rodovia Presidente Dutra, entre os dois principais centros consumidores do país: São Paulo e Rio de Janeiro. 

Com um total de 450 mil m² construídos, a instalação é composta por quinze galpões, além de um viaduto privado que permite acesso ao parque, nos dois sentidos da rodovia, reduzindo o percurso dos caminhões. Quatro galpões que compõem o complexo — G3A, G08, G09 e T400 — foram certificados, em 2021, com o LEED Core & Shell v4, nível Silver. 

A conquista, obtida com consultoria do CTE, se deu com base em práticas de sustentabilidade incorporadas desde a concepção dos projetos e que acompanharam toda a etapa de obras.

A GLP, proprietária do empreendimento, tem buscado certificar seus ativos visando quatro objetivos principais: reforço do alinhamento da empresa com os princípios de sustentabilidade; atração de clientes com prioridade semelhante; promoção de segurança e saúde aos trabalhadores; e redução de custos operacionais. 

Até o final de 2022, a companhia já havia certificado 33 de seus galpões, somando 1,2 milhão de metros quadrados de área bruta locável.

 

Estratégias para redução do consumo de energia visando a certificação LEED

O GLP Guarulhos I buscou incorporar as melhores práticas construtivas para galpões logísticos. Há, por exemplo, piso de concreto nivelado a laser com resistência de 8 t/m², cobertura com telhas zipadas com isolamento termoacústico, pé-direito livre de 12 metros e vãos entre pilares de aproximadamente 22,5 m x 22,5 m.  

Em comparação a um projeto-referência, os galpões certificados registraram 47% de redução de consumo de energia. Isso graças a ações de simples execução e baixo custo. Entre elas, a instalação de domus para aproveitamento da luz natural, iluminação artificial 100% LED e sistema de automação, que controla os circuitos de iluminação em função da disponibilidade de luz natural. Além disso, os galpões contam com venezianas fixas nas fachadas e lanternins na cobertura para reduzir a necessidade de ventilação mecanizada e de ar condicionado.

Ainda no campo da eficiência energética, a especificação de materiais de cores claras na pavimentação externa e com alto índice de refletância solar na cobertura favoreceram a redução do efeito de ilha de calor, minimizando o aumento da temperatura dentro do galpão por irradiação.

Adicionalmente, em um dos galpões de Guarulhos, há uma usina fotovoltaica gerando energia limpa para suprir parte da demanda operacional.

 

Eficiência hídrica e gestão de resíduos

Seguindo padrões já adotados pela GLP em seus empreendimentos logísticos, os galpões de Guarulhos utilizam metais sanitários economizadores, como torneiras com vazão máxima 1,8 l/min, além de bacias com duplo acionamento e mictórios de 0,8 litros por acionamento. Também foram instalados medidores que propiciam melhor gestão do consumo de água e uma estação de tratamento de esgoto (ETE). 

Para atender ao quesito “materiais e recursos” do LEED, foi adotado um Plano de Gestão de Resíduos da Construção. Com essa ação, foi possível desviar de aterros mais de 97% do volume de resíduos gerados e encaminhar o material para reutilização ou reciclagem.

 

Sobre a GLP

A GLP é uma líder global desenvolvedora e operadora de galpões logísticos, data centers, energia renovável e tecnologias relacionadas. Com operações em 17 países da Ásia, Europa e Américas, a companhia administra, por meio da GLP Capital Partners, mais de US$125 bilhões em ativos.

keyboard_arrow_up