fbpx
Sustentabilidade

Sicredi obtém recertificação LEED Platinum

Projeto

Sicredi obtém recertificação LEED Platinum para centro administrativo

A combinação de estratégias que incluem uso de fontes de energia renovável, reaproveitamento de água, ampliação de áreas verdes e a construção de uma nova central de resíduos permitiu ao Sicredi obter a recertificação de sua sede administrativa com o LEED EB O&M Platinum.

A certificação é conferida pelo United States Green Building Council (USGBC) a edifícios existentes que se destacam pela gestão eficiente e sustentável da operação e manutenção.

Conduzido com consultoria do CTE, o processo de recertificação do Centro Administrativo Sicredi (CAS) alcançou a marca de 88 pontos. “Com tal marca, além de sermos a única empresa do Rio Grande do Sul certificada nessa categoria, somos a que obteve a pontuação mais elevada entre as 12 empresas do Brasil já certificadas com o LEED EB O&M Platinum”, comemora Letícia Strack Silveira, responsável pela Gestão de Facilities do CAS.

Energia renovável e central de tratamento de esgoto

O processo de recertificação da sede do Sicredi ocorreu em meio às incertezas geradas pela pandemia de Covid-19. Isso impôs a necessidade de superar desafios, como a variação da quantidade de ocupantes do edifício em função do isolamento social e do trabalho remoto.

Além disso, o próprio LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) passou por alterações desde 2016, quando a primeira certificação foi obtida pelo Sicredi. “Para atender a versão 4, foi preciso aumentar as áreas verdes. Isso foi feito após estudo para identificar os melhores locais para receber o plantio de novas espécies nativas”, conta Gabriele Rosa, consultora que esteve à frente da certificação.

Ações visando reduzir o consumo de energia e de água, bem como de gestão de resíduos, foram as mais impactantes para a certificação. Em energia, contaram pontos a favor o uso de elevadores com tecnologia de frenagem regenerativa e a captação de energia fotovoltaica complementada com energia renovável adquirida do mercado livre. Também foi realizado um trabalho de comissionamento, conduzido pela equipe de eficiência energética do CTE, que incluiu uma auditoria em busca de oportunidades para melhorar a eficiência energética da operação do edifício.

Além dos benefícios ambientais, as práticas adotadas no Sicredi se refletiram em ganhos financeiros. Apenas com o retrofit da iluminação de uma das torres, que envolveu a substituição de 2200 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, gerou uma economia anual superior a R$ 53 mil.

No quesito água, além de campanhas periódicas de conscientização dos colaboradores para o uso racional do insumo e da instalação de sistemas de irrigação automática com sensor de chuva, o CAS conta com central que trata 100% do esgoto gerado em sua operação. Após tratamento, a água é reaproveitada em usos não potáveis, como na rega do paisagismo e nas torres de resfriamento.

Gestão de resíduos

Outra estratégia de sustentabilidade bastante impactante foi a ampliação da central de gestão de resíduos sólidos. “Em um espaço bem sinalizado no subsolo, realizamos a triagem de todos os resíduos gerados visando aumentar o índice de reciclagem e reduzir a quantidade de material enviado para aterros”, conta Silveira.

Graças a essa central, o Centro Administrativo do Sicredi deixa de enviar para aterros cerca de 2,3 toneladas de resíduos administrativos por mês, destinando-os para reciclagem ou compostagem. Com relação aos resíduos gerados em reformas, a quantidade desviada de aterros passa de 22 toneladas de resíduos/mês. Em função do trabalho realizado na gestão de resíduos, o Sicredi recebeu, também, o Selo Diamante da certificação do Inmetro de Avaliação da Conformidade de Programas de Serviços de Gestão de Resíduos Sólidos.

Estratégias conectadas à cultura corporativa

A recertificação LEED nos escritórios do Sicredi, em Porto Alegre, se conecta com diferentes iniciativas da instituição financeira ligadas ao ESG (Environmental, Social and Governance). Entre elas, o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa produzido anualmente, entre outras ações de impacto social e de governança.

Gabriele Rosa conta que um aspecto positivo no processo de certificação do CAS foi o engajamento da equipe de facilities, que além de conhecimento técnico, mostrou muita disposição para o trabalho em colaboração. “Muitas vezes vemos edifícios com tecnologias sustentáveis que são desperdiçadas pela falta de treinamento das equipes de operação. No Sicredi isso não acontece”, revela a consultora, reforçando que a sustentabilidade é um valor intrínseco ao cooperativismo.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma cooperativa comprometida com um modelo de gestão que valoriza a participação dos seus mais de 6 milhões de associados. Com mais de 2,3 mil agências, a instituição está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Em 2022, o Sicredi esteve entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar, segundo a revista Você S/A, pelo 9º ano consecutivo.

keyboard_arrow_up