fbpx
Sustentabilidade

CD da Renner recebe certificação LEED Gold

Projeto

SUSTENTABILIDADE

Novo centro de distribuição da Renner conquista certificação LEED Gold

Já em operação, o Centro de Distribuição da Renner em Cabreúva, na região metropolitana de São Paulo, foi desenvolvido para atender às mais rígidas exigências com relação à eficiência, padrão construtivo e tecnologia. 

Com localização estratégica, a vinte quilômetros da Rodovia dos Bandeirantes e a 68 km do centro da capital paulista, a instalação conta com sistemas de automação inovadores, permitindo integração total entre os canais de vendas e reabastecer as lojas em metade do tempo. Com quase 180 mil m² de área locável, o CD foi construído sob medida, com alto grau de customização e aporte superior a R$520 milhões pela Kinea Investimentos.

Atestar a sustentabilidade do empreendimento com o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) BD+C: CS (core & shell) foi um requisito definido pelo proprietário desde o início do projeto. 

A certificação vai de encontro com dois movimentos simultâneos. Um é o capital privilegiando ativos mais alinhados com as preocupações ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). Além disso, os inquilinos querem, cada vez mais, estar em espaços que cumpram determinadas exigências de eficiência e sustentabilidade”, explica Carlos Martins, sócio-executivo e gestor responsável pelos fundos imobiliários de equity na Kinea. “A certificação LEED tornou-se um dos critérios de seleção considerados pelas empresas na hora de decidir onde elas querem se instalar”, continua ele.

Instalações climatizadas com alta eficiência

Com consultoria do CTE, o CD da Renner conquistou o selo LEED na categoria Gold em função da adoção de uma série de estratégias de eficiência e redução de impactos ambientais. Dentre elas, houve a inserção de bicicletário com vestiário para os funcionários, já que a localização do galpão permite o acesso por ciclistas, e vagas de estacionamento com estrutura para carregamento de veículos elétricos. 

Outra ação impactante foi a instalação de uma estação de tratamento de efluentes, com capacidade para gerar água de reuso propícia para funcionamento de bacias sanitárias e mictórios, bem como para a irrigação de todas as áreas verdes. “Estas e outras estratégias possibilitaram obtenção das pontuações máximas nos créditos Redução do Consumo de Água para Uso Interno e Redução do Consumo de Água para Uso Externo”, revela Daniel Gripp de Resende Chagas, consultor da Unidade Sustentabilidade do CTE.

Ainda na área de instalações, outras soluções que colaboraram para a certificação foram:

  • Medição dos consumos de água segmentada por subsistemas (irrigação, água quente, reuso, sanitários). Isso proporcionou uma gestão mais precisa dos recursos hídricos.
  • Produção de energia fotovoltaica de aproximadamente 1 MWh por ano. Tal ação possibilitou a obtenção da pontuação máxima do crédito de Produção de Energia Renovável.
  • Complementação do sistema de aquecimento de água com coletores solares. O CD da Renner utiliza reservatórios de água quente com 4 mil litros e isolamento térmico robusto para evitar perdas.
  • Sistema de climatização com central de água gelada, composto por três chillers com alta eficiência. Para evitar desperdício de água e atender às exigências do LEED, foi especificado um sistema com desempenho muito alto quanto à taxa de evaporação de água. Diferentemente do que ocorre na maior parte dos galpões logísticos, o CD da Renner é 100% climatizado. 
  • Sistema de gestão predial (BMS) instalado na área administrativa do complexo. Essa tecnologia permite ao operador acompanhar como está a operação do ar condicionado, dar comandos para acionamento da iluminação e ver de perto a evolução dos consumos de energia e água. 
  • Controle da demanda de energia instantânea através de sistema de automação. A solução pode limitar a demanda em tempo real modulando a potência dos chillers da central de água gelada. Isso viabiliza uma gestão flexível do consumo de energia e negociação do contrato de fornecimento de energia com a concessionária sem risco de penalizações por ultrapassar a demanda contratada.

Consultoria de sustentabilidade

Na avaliação de Carlos Martins, da Kinea, o apoio de uma consultoria de sustentabilidade como o CTE foi decisivo para que os melhores resultados fossem obtidos no CD da Renner. “Temos percorrido uma jornada visando a certificação do nosso portfólio. Para tanto, precisamos de parceiros sérios e com conhecimentos técnicos para nos ajudar a tomar as melhores decisões”, diz o executivo.

 José Farias Junior, Property Manager na Kinea, concorda e reforça que, no caso do CTE, um ponto positivo é dispor de um banco de dados com informações que auxiliam o processo de certificação. “Com isso, é possível comparar diferentes empreendimentos e compreender como nos posicionamos em relação ao mercado e à região”, diz ele, destacando, ainda, que esse tipo de apoio ajuda a Kinea a entender melhor como seus ativos estão performando, se o sistema de automação predial está funcionando como o esperado e se é possível intervir para reduzir o custo condominial.

Sobre a Kinea Investimentos

Uma das maiores empresas de investimento da América Latina, a Kinea atua no mercado desde 2007. Com expertise em diferentes áreas de negócios, a gestora de fundos nasceu de uma sociedade entre o Banco Itaú e executivos vindos do Bank Boston. Atualmente a Kinea tem sob sua gestão R$ 78,3 bilhões.

keyboard_arrow_up