fbpx
Sustentabilidade

Leroy Merlin em Salvador conquista EDGE Advanced

Projeto

Há 25 anos no Brasil e com 45 lojas físicas de grandes dimensões, a Leroy Merlin é uma das mais relevantes redes de varejo com foco em soluções completas para o lar.  Parte do grupo ADEO, a empresa tem como pilar central a estratégia global We Make It Positive, que reúne 24 compromissos voltados à sustentabilidade, inovação, gestão da cadeia de valor e fomento ao desenvolvimento local.

Como reflexo desse posicionamento, a Leroy vem buscando comprovar a sustentabilidade de suas unidades, tanto na etapa de projeto e construção, quanto na fase de operação. Um resultado desse esforço é a conquista da certificação EDGE Advanced para a mega loja em Salvador, a primeira do grupo na Bahia. 

Com mais de 20 mil m² de área construída, a edificação se destaca pelos altos índices de eficiência. O projeto obteve 48% de redução na categoria energia, 30% de redução em água, e 49% de redução no carbono incorporado aos materiais. Tudo isso, em comparação a um projeto baseline. Esses valores, que superam as exigências básicas do EDGE, permitiram à Leroy Merlin obter o reconhecimento no nível Advanced, o mais alto possível. 

A certificação também possibilita à Leroy Merlin acessar benefícios financeiros como o IPTU Verde, iniciativa da prefeitura soteropolitana para incentivar o desenvolvimento de construções mais sustentáveis.

Maximizando a eficiência

O EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) é o sistema de certificação para green buildings que mais cresce no Brasil. Criado pela IFC, órgão do Banco Mundial, o selo se diferencia pela objetividade e por focar em três categorias — energia, água e carbono incorporado. 

“O EDGE possui um foco em redução de consumos que veio de encontro com o que estávamos buscando. Além disso, ele prevê uma auditoria, algo que valorizamos porque ajuda a manter o comprometimento e o engajamento de todas as equipes envolvidas”, afirma Andreia de Abreu, diretora técnica de Projetos e Obras na Leroy Merlin.

Ela conta que, até pouco tempo, as lojas da Leroy Merlin buscavam, prioritariamente, a certificação AQUA-HQE, que como a Leroy, também tem origem francesa.  Ao todo foram mais de vinte lojas certificadas com o referencial. O conhecimento adquirido por conta desse histórico permitiu à varejista desenvolver know-how no desenvolvimento de projetos com foco em sustentabilidade. “Muitas ações sustentáveis, como o uso de equipamentos eficientes e de madeira com origem certificada, já estão incorporadas em nosso DNA. Isso acabou facilitando a conquista da certificação EDGE”, comenta Abreu.

 

Estratégias de sustentabilidade

“Quando o projeto já nasce com base em premissas sustentáveis, o processo de certificação ocorre de forma natural”, afirma Gabriela Gomide, consultora de sustentabilidade no CTE. Ela explica que, no caso da loja em Salvador, foi possível obter a certificação EDGE sem a realização de investimentos adicionais significativos.

Na categoria energia, por exemplo, o projeto previa equipamentos de ar condicionado de alto desempenho, sistemas de iluminação eficientes e uma envoltória com poucas áreas envidraçadas, o que contribui para a redução de carga térmica. “Outro diferencial da loja é contar com um sistema de monitoramento de consumo de energia, bem como de um dispositivo para correção de fator de potência”, comenta Gomide.

Em relação ao consumo de água, o projeto da Leroy Merlin se destaca pelo uso de dispositivos eficientes e pelo  reuso de água condensada para a alimentação de bacias e mictórios. “Nesse quesito, porém, elevamos ainda mais a régua, trabalhando a especificação dos dispositivos sanitários para eles serem ainda mais eficientes, reduzindo o consumo de água nas áreas internas da loja”, comenta a consultora do CTE.

Outra conquista da Leroy Merlin na capital baiana foi o alto índice de redução de carbono incorporado aos materiais (49%). Contribuiu para esse desempenho, a adoção de lajes de concreto pré-fabricadas e de lajes com baixa taxa de armação.

keyboard_arrow_up