RioMar Shopping

Projeto
País
Cidade
Cliente
Tipologias
Soluções

Com mais de 100 mil m² de área de lojas em um total de 295 mil m² construídos, o Shopping RioMar é um marco na capital pernambucana não apenas por seu porte, mas também pela sustentabilidade. O empreendimento, pertencente ao grupo JCPM, adota uma série de práticas para reduzir o consumo de recursos naturais, ter uma relação saudável com a comunidade local e proteger os ambientes costeiros do entorno.

O empreendimento, inaugurado em 2012, foi o primeiro shopping da América Latina certificado com o selo AQUA-HQE. A chancela atestou a adoção de boas práticas na etapa de projeto, especialmente relacionadas à gestão de água e de resíduos.

Mais recentemente, o shopping também foi reconhecido com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que estabelece cinco níveis de eficiência energética (de A a E) e é aplicável a construções novas e existentes. A certificação faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica.

Com consultoria do CTE, o RioMar obteve a classificação nível A para a avaliação geral aplicável às áreas comuns da edificação, bem como para seu sistema de iluminação e de ar condicionado.

Segundo Gabriel Adão Borges, consultor da unidade Sustentabilidade do CTE, o fato de a construção ter sido projetada com foco em eficiência contribuiu para o processo ser bem-sucedido, culminando na soma de 5,8 pontos entre 6  possíveis. Entre elas, destacam-se as amplas aberturas para a entrada de luz natural, as coberturas com telhas metálicas preenchidas com isolante térmico, e a especificação de equipamentos como escadas rolantes e elevadores de alta performance.

Sérgio Assis, gerente operacional no Grupo JCPM, conta que todos os equipamentos presentes no shopping pernambucano foram escolhidos visando o equilíbrio entre preservação ambiental, redução de custos operacionais e conforto dos usuários, em alinhamento com o Compromisso de Sustentabilidade da companhia.

Tecnologia e eficiência

Diversas estratégias colaboraram para que a operação do shopping RioMar obtivesse um alto nível de eficiência energética, resultando em uma demanda 35% inferior em comparação a um centro comercial convencional.

Um dos destaques é a presença de domos de vidro e claraboias, que ajudam a reduzir a necessidade de iluminação artificial e reduzem em cerca de 70% a demanda energética entre 10h e 17h. A arquitetura concebida por André Sá e Francisco Mota Arquitetos também contribuiu com a especificação de vidros low-e na fachada, com baixa emissividade de calor.

Além do aproveitamento da luz natural, o sistema de iluminação obteve redução de pelo menos 10% no consumo de energia em função da utilização de equipamentos eficientes e de automação capaz de fazer o desligamento seccionado de cada ambiente, evitando desperdícios.

Sensor de CO2 e rodas entálpicas

Em instalações de grandes dimensões, sempre que se fala em eficiência energética, um ponto de atenção é a operação do ar condicionado. Em um shopping  implantado em uma cidade de clima tropical, isso se torna ainda mais crítico.

No RioMar, o alto desempenho é garantido por um chillers resfriados a água e fancoils nos andares com interligação com dutos e grelhas para resfriar os ambientes. “O sistema é baseado na temperatura de retorno, ou seja, ele reconhece a temperatura que está voltando para as casas de máquinas para definir a necessidade de gerar frio via água gelada”, explica Assis. Ele revela que também são utilizadas rodas entálpicas, que atuam como recuperadores de energia e fazem o pré-resfriamento do ar externo antes de ele ser tratado e lançado no shopping. “A ideia é que ao reduzir o ar externo de 30°C para 25°C pela passagem nas rodas entálpicas, haja uma demanda menor de energia para resfriar o ar que chega ao mall”, continua Sérgio Assis.

O sistema é auto regulável em função da necessidade de temperatura ambiente, da taxa de umidade e da concentração de CO2 no ar.  Ele também possui controle de temperatura por zona térmica e automação para equalizar seu funcionamento de acordo com a lotação do shopping.

Estratégias adotadas no RioMar Recife em prol do uso racional de água contribuíram para que o shopping conquistasse pontuação extra no processo de certificação PBE Edifica. Elas contemplaram o sistema de captação de água da chuva, a instalação de dispositivos economizadores e de bacias sanitárias a vácuo, assim como o reaproveitamento da água de condensação do sistema de climatização, entre outras ações.

Sobre o Rio Mar Shopping

Um dos maiores empreendimentos em área de loja do País, o Rio Mar Shopping tem um mix composto por mais de 380 lojas, sendo 17 âncoras e 15 megalojas. O empreendimento integra o portfólio do Grupo JCPM (João Carlos Paes Mendonça), que soma oito décadas de existência e detém onze shoppings na região Nordeste, além de outros empreendimentos imobiliários e negócios

RioMar Shopping Recife recebe etiqueta PBE Edifica